Sertão

Description

Trabalho de geografia
matheus moraes
Mind Map by matheus moraes, updated more than 1 year ago
matheus moraes
Created by matheus moraes over 7 years ago
13
0

Resource summary

Sertão
  1. O Sertão Nordestino é uma região que compreende a parte mais interior de praticamente todos os estados da região nordeste brasileira. Usualmente, a denominação de “sertão nordestino” é dada às regiões interioranas, independentemente do nível de desenvolvimento social ou econômico. Porém, a expressão também pode ser usada para designar, mais especificamente, as regiões do interior da Bahia, Pernambuco e Piauí, onde se concentram algumas das cidades com maiores índices de desigualdade social do país, além de baixíssimos indicadores de desenvolvimento sócio-econômico.
    1. O solo da região é antigo e em geral pouco profundo. A maior parte da região do sertão nordestino tem solo de embasamento cristalino com baixa capacidade de infiltração mas, em outros locais, nas bacias sedimentares, os solos são mais profundos permitindo uma maior infiltração e um melhor suprimento de água.
      1. O clima na região é predominantemente semi-árido com uma estação seca mais prolongada onde a taxa de precipitação pode cair a níveis baixíssimos (500mm a 800mm por ano em algumas regiões, mas podendo chegar a 400mm em outras), o que impede o desenvolvimento da agricultura e pecuária. Mesmo assim, nas regiões próximas ao rio São Francisco, mais precisamente na Bahia e Pernambuco, têm se desenvolvido atividades de fruticultura através de sistemas de irrigação que desviam a água necessária do São Francisco.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Geografia - Mapa do Brasil
    GoConqr suporte .
    Projeto Med 2015: História e Geografia
    elisacoltro
    O Clima - Geografia
    GoConqr suporte .
    Simulado Geografia
    Marina Faria
    Geografia do Brasil
    JOISSE DE OLIVEIRA
    Blocos econômicos
    Ighor Ferreira
    CLIMA GEOGRAFIA
    Alice Sousa
    Revolução Industrial século XVIIl e XIX
    izabelamendeslop
    Geografia- ENERGIA
    jpedrohenriques
    Geografia - Cartografia
    Jessica Caroline de Macedo
    Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
    Catarina Troiano