ÁSIA

Thiago Lazaris
Mind Map by Thiago Lazaris, updated more than 1 year ago
Thiago Lazaris
Created by Thiago Lazaris about 4 years ago
6
0

Description

Trabalho de Geografia
Tags

Resource summary

ÁSIA
1 O Japão e os Tigres Asiáticos.
1.1 Japão país marítimo e potência mundial.
1.1.1 Formado pro quatro ilhas, com 372.824km².
1.1.2 Era Meiji: período de grandes mudanças na história do japão.
1.1.3 70% do território é ocupado por montanhas.
1.1.3.1 Terras agricultaveis ocupam apenas 14,3% da superfície do continente.
1.1.4 Espaço industrial e recursos limitados.
1.2 Os tigres Asiáticos: Cingapura, Taiwan, Hong-Kong, e Coréia do Sul.
1.2.1 Cingapura: 618km², 4,8 milhões de habitantes,unido ao continente asiático por uma ponte rodoferro-viária.
1.2.2 Hong-Kong: 78km², pertencia a China até 1842, novos territórios foram arrendados ao longo de 99 anos, em 1949 implantou-se o socialismo.
1.2.3 Taiwan: 36km², 23 milhões de habitantes, separou-se da China em 1949,Mao Tsé-Tung implantou o socialismo, entrou para o clube dos novos países industrializados.
1.2.4 Coréia do Sul: Se separou da Coréia do Norte em 1953,entre 1970-1980 apresentou um crescimento elevado ingressando também no clube dos novos países industriais.
2 CHINA: O dragão Asiático.
2.1 Localização e divisão administrativa: 9.536.499km², ocupa 25% do continente, formada por 22 províncias.
2.2 Pop. chinesa: país mais populoso do mundo, 1,3 bilhões de habitantes, para conter o crescimento populsacional adotou a política do "filho único".
2.3 A política do filho único: Diante do crescimento demográfico da China, em 1979 o governo adotou, nas zonas urbanas, a lei de "um casal, um filho". Quanto às zonas rurais, foram permitidos dois filhos por casal.
2.4 A população apesar de numerosa e mal distribuida
2.5 O modelo soviético: Entre 1949-1953 os revolucionários chineses adotaram o modelo soviético de desenvolvimento.
2.6 A política de portas abertas: permitiu a abertura e a modernização da economia por meio de uma política estatal deliberada
2.7 Ausência de democracia: O estado chines é o partido comunista já que não existem outros partidos na china, dessa maneira constitui-se uma politica autoritária e ditatorial
3 Índia: o país das diversidades.
3.1 De colônia britânica a país independente: Com 3.287.590 km², foi colônia britânica até 1947, em 1920 iniciou-se um movimento pela libertação da Índia, liderado por Mahatma Gandhi.
3.2 A população Indiana: Concentra cerca de 17% da população mundial, as menores densidades demográficas são encontradas nas florestas e zonas áridas, as mais elevadas concentram-se nas planícies dos rios Indo e Ganges.
3.3 Desigualdades sociais e econômicas: Grande parte da população padece com a fome e a desnutrição, o país apresenta alta taxa de mortalidade infantil de 17% baixa esperança de vida(63,7 anos) e elevada taxa de analfabetismo.
3.4 Caxemira, uma região explosiva: é o palco principal entre confronto entre hinduístas e muçulmanos, dois terços do território da Caxemira são controlados pela Índia, que se nega a abdicar da região.
3.5 A economia indiana: se baseia na agropecuária devida a crenças religiosas que consideram bois e vacas animais sagrados, portanto, não comem carne bovina; por isso a Índia contém o maior rebanho do mundo
3.6 A indústria: Como também ocorreu em outras colônias europeias, o sistema produtivo indiano original foi desmantelado e substituído por uma economia comandada por necessidades externas.
4 Oriente Médio e o petróleo
4.1 Golfo Pérsico: o "golfo do petróleo" : é formado por um mar epicontinental, ou seja, um mar costeiro alojado sobre a plataforma continental dos países banhados por suas águas, comunica-se com o Golfo de Omã poe meio de Estreito de Ormuz.
4.2 Oriente Médio: as maiores reservas de petróleo: Nessa região a milhões de anos, ocorreu um processo de deposição de micro-organismos marinhos animais e vegetais.
4.3 A busca por alianças: Por causa de seus recursos petrolíferos, o Oriente Médio tem importância estratégica, geopolítica e econômica no cenário mundial,Os países da Europa ocidental, os Estados Unidos, a China, e o Japão maires consumidores de petróleo, dependem do fornecimento da região e procuram manter alianças com os países produtores.
5 Israel e Palestina
5.1 Antecedentes históricos: Durante e 1ª Guerra Mundial, os britânicos ocuparam a região para combater os otomanos, aliados da Alemanha. Nessa tarefa, foram ajudados pelos Árabes locais. Terminada a Guerra e a dominação otomana, a Liga das Nações,em 1922, delegou um mandato a Grã-Bretanha sobre a região.
5.2 A criação do Estado de Israel: A causa da criação do Estado judeu ganhou mais simpatizantes pelo mundo. Assim, diante da frequência dos ataques armados a Grã-Bretanha levou a questão da criação do Estado de Israel à ONU. No Dia 26 De Novembro De 1947, A ONU aprovou um plano de divisão da região pelo qual se criava o Estado de Israel com 14 mil Km², e o Estado Palestino com 11,5 mil Km².
5.3 O radicalismo obstrui a Paz:Do lado palestino, os radicais islâmicos, opõem-se ao reconhecimento do Estado de Israel; do lado israelense, grupos também radicais rejeitam a formação do Estado Palestino, defendendo até mesmo a expulsão dos palestinos da região. Essas posturam têm prejudicado a evolução das negociações e o estabelecimento da paz.
6 Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais
6.1 Abundância de petróleo e escassez de terras férteis e água:Calcula-se que cerca de 60% das reservas mundiais de petróleo localizam-se no Oriente Médio. Entretanto, a região convive com a escassez de água, e poucas áreas são favoráveis para agricultura.
6.2 População, religião e línguas:316 milhões de habitantes,os povos do Oriente Médio professam, predominantemente, a religião muçulmana, composta principalmente por ceitas, xiitas e sunitas.
6.3 Aspectos Físicos: Clima desértico e semiárido
6.4 Localização geográfica: é a ponte de ligação entre a Ásia, a Europa, e a áfrica,compreende 16 estados.
Show full summary Hide full summary

Similar

História da China
Vitor Gomes
Economia da China
Vitor Gomes
Economia da China
ENZO SANTO DE BENEDICTIS ARNO
Ásia
Ricardo l.
Aspectos físicos do Japão
Vitor Gomes
Economia do Japão
Vitor Gomes
Aspectos humanos da China
Vitor Gomes
Crises econômicas no Japão
Vitor Gomes
Continente Americano
mileny velho