Direito Grego

Julia Emerichi
Mind Map by Julia Emerichi, updated more than 1 year ago
Julia Emerichi
Created by Julia Emerichi almost 4 years ago
28
0

Description

Direito Mind Map on Direito Grego, created by Julia Emerichi on 09/07/2016.
Tags

Resource summary

Direito Grego
1 Paidéia:: Formação pedagógica de instituição. Sentimento de pertencer ao coletivo
2 Mistoforia: possibilidade do cidadão entrar em um órgão publico por meio do sorteio.
3 Tribunal de Heliasta: +/- 6 mil cidadões (Heliastas). Era um órgão público ao qual aconteciam "julgamentos" onde quem decidia eram os cidadãos. Trabalhava somente questões civis, esse orgao necessariamente convocava um novo sorteio antes de cada Dikastasterias.
3.1 Dikasterias: era o nome de cada sessão, e todos que participavam do tribunal eram chamados de dikastas. ( Todo dikasta É um heliasta)
4
4.1 Para que haja arbitragem é necessário escolher o árbitro em consenso com o cidadão que está em conflito contigo.. tanto você quanto o outro tem que apreciar o arbitro, mas se eles não entrarem em acordo com o arbitro a Ekklêsia sorteia um árbitro público para resolver o caso particular.
5 ESTINÓGRAFO: (Func. publico) é um "escrivão". Ele escrevia em um estenógrafo, sabia todas as técnicas de discursos necessárias para conseguir ser aceito no "julgamento". E sabendo disso ele começa a vender os discursos que ele sabia que daria certo, passando a ser um logógrafo. Ele ouvia tudo o que era apresentando e ia moldando tudo o que possivel, E para que servia esse documento? Era uma lembrança de uma demanda ( altos dos processos).
6 LOGÓGRAFO: (como um advogado), Vendia discursos forenses, era mal visto porque vendia os seus discursos, ele era um estinógrafo que viu que poderia faturar $$ vendendo seus discursos já que ele conhecia o que os juizes aceitavam ou não.
7 SINÉGOROS: (representante que atuava em seu nome) Amigo muito intimo ou próximo que representava o acusado que tinha medo de falar em público. Ma para isso era preciso que o indicasse antes do julgamento, ele era bem visto pela população já que não cobrava nada .
8 Na Grécia eles valorizavam a arte da oratória, não poderia ler nada em julgamento.
9 JUÍZO DOS DEMOS: (juizo das tribos). Se eu estou com problemas com outro ateniense e se for até 10 dracmas era resolvido no Demos, se ultrapassasse esse valor era necessário ir para a Heliada.. Em cada demo formava um juizo , e o juiz agia sempre singularmente ( juiz monocrático)
10 PRINCIPIO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO: ELEUTHEROSTOMOU: principio da liberdade de expressão que evoluiu para isologia que ra o poder de falar em público de forma igual para todos; igualdade em falar, mas fazer isso apenas na ágora (isotemia)
10.1 ISEGORIA: pressupõe que já que você está disposto a fazer isso, então fazer em tom de aconselhamento.
10.1.1 PARRESIA: coragem de se expor ao coletivo tendo coragem de dizer rigorosamente a verdade, sem bajulações, apenas a verdade. "curto e grosso"
11 JUÍZO ARBITRAl: foi criado pois o juízo de demos estava muito sobrecarregado. PRIVADO: o ques ignifica arbitragem? pressupoem se conferir a um particular a resolução de um conflito em um assunto que ele saiba. ex: o contador irá resolver um problema com calculo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Penal
ERICA FREIRE
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Civil
GoConqr suporte .
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
Direito Previdenciário
Taty Tesch