Tuberculose

Description

Causada pelo bacilo de koht
Kamilla Matilde
Mind Map by Kamilla Matilde, updated more than 1 year ago
Kamilla Matilde
Created by Kamilla Matilde over 7 years ago
14
0

Resource summary

Tuberculose
  1. Afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro)
    1. Causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch(bk)
      1. Tuberculose primária :Em 5porcento dos casos, entretanto a primo infecção não é contida, seja pela deficiência no desenvolvimento da imunidade celular, seja pela carga infectante ou pela virulência do bacilo.A tuberculose resultante da progressão do complexo primário e que se desenvolve nos primeiros cinco anos após a primo infecção denomina-se Tuberculose primária
        1. Tuberculose pós primária: Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose doença em qualquer fase da vida.Isto acontece quando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos "sob controle" e eles se multiplicam rapidamente (reativação endógena). Pode acontecer também, reativação exógena, na qual ocorre uma exposição a bacilos mais virulentos e que resistem à forte resposta imunologica desencadeada pelo hospedeiro (reativação exógena).
          1. Formas da doença: Tuberculose Pulmonar- Os sintomas clássicos da TB Pulmonar são: tosse persistente por 3 semanas ou mais , produtiva ou não (com muco e eventualmente sangue), febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. Tuberculose extrapulmonar- as formas extrapulmonares da Tuberculose têm seus sinais e sintomas dependentes dos órgãos e/ou sistemas acometidos. Sua ocorrência aumenta entre pacientes com imunocomprometimento grave , o naqueles com AIDS.
            1. Diagnóstico: Baciloscópia do escarro, coleta de escarros e cuidados, radiológico e prova tuberculinica(PT).
      2. Sintomas mais comuns: tosse seca no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, na maioria das vezes, tem tosse com pis ou sangue, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e prostração.
        1. Sintomas nos casos mais graves: dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmões, acúmulo de pus na pleura( membrana que reveste o pulmão),se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
          1. Para prevenir a Tuberculose é necessário imunizar as crianças na vacina BCG.
            1. O tratamento da Tuberculose é feito com quatro drogas na fase de ataque (2meses) do tratamento com isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol. Na fase de manutenção (quatro meses subsequentes) utilizam -se rifampicina e isoniazida. Este tratamento dura 6 meses e leva à cura da doença, desde que haja boa adesão ao tratamento com uso diário da medicação.
              1. No tratamento diretamente observado, um profissional da equipe da unidade de saúde observa a tomada da medicação do paciente desde o início do tratamento até a cura. Está estratégia, também oferece maior acolhimento ao doente , melhor adesão com aumento da cura e redução de abandono ao tratamento.
                1. A transmissão da Tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão.A pessoa com Tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contém o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.
                  1. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da Tuberculose.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Tuberculose
        Lilian Baseggio
        TUBERCULOSE
        Fernando Reetz
        Bactérias
        Gisleide Araújo
        U3 - Ações de Vigilância em Saúde no controle da Tuberculose
        Luis Gustavo Sodre
        Mycobacterium
        Nathalia Alichandre
        Infecções Respiratórias
        Guilherme Nisiyama
        Tuberculose
        Érica Figueiredo
        PNEUMOLOGIA TUberculose
        Jacy Soua
        Tuberculose TB
        TIAGO BARCELLOS
        Síndromes da tuberculose
        Beatriz Mota Ferreira Faria
        DISFUNÇÕES RESPIRATÓRIAS
        Melissa Rosiane