Normas de AuditoriaGovernamental (NAG) - Série 3000

Description

Auditoria Governamental Mind Map on Normas de AuditoriaGovernamental (NAG) - Série 3000, created by Alynne Saraiva on 15/03/2014.
Alynne Saraiva
Mind Map by Alynne Saraiva, updated more than 1 year ago
Alynne Saraiva
Created by Alynne Saraiva about 10 years ago
55
2

Resource summary

Normas de AuditoriaGovernamental (NAG) - Série 3000
  1. RELATIVAS AOS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL (Série 3000)
    1. Competência Técnico-Profissional
      1. competência o conjunto das experiências, dos conhecimentos técnicos, das habilidades e das atitudes necessários para que o profissional de auditoria governamental possa cumprir com suas responsabilidades com eficiência e eficácia.
        1. Todo profissional de auditoria governamental deve possuir competências para cumprir suas funções. São requisitos mínimos as seguintes capacidades: Conhecer e aplicar normas de auditoria governamental; avaliar os recursos necessários para a execução; avaliar os riscos identificados na pré-analise das transações e operações a serem auditadas; conhecer os princípios e funcionamentos da Adm. Pública; recomendar soluções viáveis baseados nos princípios do direito, orçamento, etc.; utilizar ferramentas que tornem os exames mais seguros; efetuar análise imparcial; relacionar-se, participando de equipes inter-disciplinares; elaborar relatórios de forma analítica, descritiva e fidedigna ao objeto auditado.
          1. O profissional de auditoria governamental poderá, motivadamente, recusar os serviços sempre que reconhecer não estar adequadamente capacitado para desenvolvê-los
            1. Para assumir funções diretivas ou gerenciais no âmbito da auditoria governamental, recomenda-se, preferencialmente, que o profissional possua no mínimo cinco anos de exercício efetivo na atividade de auditoria, sendo pelo menos três anos no exercício da auditoria governamental, além de comprovadamente possuir os conhecimentos, habilidades e atitudes pertinentes ao exercício da função gerencial.
            2. Zelo
              1. Zelo é a precaução e o nível de cuidado que uma pessoa prudente emprega na execução de seu trabalho e o seu comprometimento com as qualificações e obrigações necessárias para a execução desse trabalho.
                1. Quando o profissional de auditoria governamental detectar indício de irregularidades, fora do escopo da auditoria, deve informar ao superior hierárquico para que tome as providências cabíveis
                  1. O zelo profissional não implica na eliminação da margem de erro própria dos trabalhos realizados por amostragem ou outros sistemas de testes equivalentes.
                    1. A avaliação de riscos deve ser levada em conta na análise do profissional de auditoria governamental.
                    2. Responsabilidade
                      1. O profissional de auditoria governamental terá sempre presente que os atos da Administração Pública devem pautar-se pelos princípios da legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e respeito ao meio ambiente, compatíveis com a lisura das transações e operações e a proteção da coisa pública.
                        1. O profissional de auditoria deve ser imparcial; deve obedecer as condutas previstas no Código de Ética Profissional; deve manter sua credibilidade como pessoa e profissional
                          1. A atribuição de responsabilidade ao profissional de auditoria governamental pode variar de acordo com o campo profissional que ele exerce, com o nível de qualificação técnica e experiência para executar os trabalhos de auditoria, conforme os objetivos da auditoria, a complexidade das operações a serem examinadas e o volume e relevância dos recursos envolvidos.
                            1. O profissional de auditoria governamental pode ser responsabilizado administrativa, penal e civilmente pela não-descoberta de fraude em consequência de negligência, imperícia e imprudência na execução dos trabalhos de auditoria governamental.
                            2. Independência Profissional
                              1. A independência profissional se caracteriza por uma atitude autônoma, sem preconceitos e interesses de qualquer natureza, isenta e imparcial, a ser mantida pelos profissionais de auditoria governamental, durante a realização do seu trabalho e durante toda a permanência nos quadros do TC. Isso é necessário, em função dele desempenhar uma profissão, que atua na defesa do interesse público.
                                1. Os profissionais de auditoria governamental são independentes quando podem exercer suas funções livre e objetivamente. A independência situa-se não apenas no livre e irrestrito acesso a informações, documentos e dependências dos entes, mas, principalmente, na liberdade de programar seus trabalhos, executá-los e comunicar os resultados consoante sua livre iniciativa, sem quaisquer tipos de interferências.
                                  1. Independência, tanto em relação ao Poder Legislativo, como ao Executivo, ao Judiciário e ao Ministério Público, é essencial para a execução da auditoria e para a credibilidade dos seus resultados.
                                    1. O profissional de auditoria governamental não pode aceitar presentes, brindes ou outros benefícios.
                                      1. Deve ser adotada a prática de rodízio periódico dos profissionais de auditoria em relação aos órgãos, áreas, fluxos operacionais, sistemas, programas, projetos, ações, atividades e metas a serem examinados, de modo a assegurar a sua independência.
                                      2. Ética Profissional
                                        1. O prifissional de auditoria não pode recebber qualquer tipo de remuneração que não sejam provenientes de seus vencimentos e vantagens legais do TC
                                          1. O exercício da auditoria governamental não deve ser utilizado para promoção pessoal ou comercial
                                            1. Não se inclui no impedimento destas NAG a prestação de serviços em caráter eventual de capacitação e aperfeiçoamento, bem como a participação em comissões de concurso, no âmbito da Administração Pública.
                                              1. Atos de descrédito profissional: Omitir fato importante; deixar de relatar irregularidades; desprezar ou negligenciar coleta de informações; induzir interpretações errôneas; utilizar-se de informações para proveito pessoal.
                                              2. Sigilo Profissional
                                                1. O profissional de auditoria governamental deve manter, respeitar e assegurar o sigilo relativo às informações obtidas em razão do seu trabalho, não divulgando para terceiros, salvo quando houver obrigação legal ou judicial de fazê-lo.
                                                  1. O sigilo deve ser mantido ainda que terminados os trabalhos, devendo ser mantidos nas relações: profissional x ente auditado; entre os profissionais de auditoria; entre os TC's; proficionais x cidadãos em geral.
                                                    1. O profissional deverá divulgar algo a terceiros somente com autorização do TC.
                                                    2. Relações Humanas e Comunicação
                                                      1. É necessário que o profissional tenha bons princípios de educação; respeite o auditado como pessoa, funcionário, etc; deve executar seu trabalho com transparência com o auditado; deve se comunicar de forma clara e objetiva.
                                                      2. Educação continuada
                                                        1. Os profissionais de auditoria governamental têm responsabilidade primária de continuar seu desenvolvimento técnico, a fim de se manterem devidamente atualizados e capacitados.
                                                          1. O mesmo deve cumprir no mínimo 80h anuais de capacitação.
                                                        Show full summary Hide full summary

                                                        Similar

                                                        Normas de AuditoriaGovernamental (NAG) - Série 1000 e 2000
                                                        Alynne Saraiva
                                                        Auditoria
                                                        Alynne Saraiva
                                                        Normas de Auditoria Governamental (NAG) - Série 4000 (Parte I)
                                                        Alynne Saraiva
                                                        Testes de Auditoria
                                                        Clovis Bertholini
                                                        Auditoria segundo a INTOSAI
                                                        Alynne Saraiva
                                                        Normas de Auditoria Governamental (NAG) - Série 4000 (Parte II)
                                                        Alynne Saraiva
                                                        Amostragem Estátistica para auditoria
                                                        Alynne Saraiva
                                                        Risco de Auditoria
                                                        Clovis Bertholini
                                                        Manual de Auditoria (Parte 1)
                                                        Alynne Saraiva
                                                        Técnicas de Auditoria
                                                        Clovis Bertholini
                                                        Audit. Gov. - Princípios Gerais
                                                        Guilherme Palmieri