ÉMILE DURCKEIM

Description

Trabalho de sociologia da Educação sobre Durckeim
Kauana Zbuinovicz
Mind Map by Kauana Zbuinovicz, updated more than 1 year ago
Kauana Zbuinovicz
Created by Kauana Zbuinovicz over 7 years ago
12
0

Resource summary

ÉMILE DURCKEIM
  1. O francês Emile Durkheim é nasceu em 15 de abril de 1858 e morreu em 15 de novembro de 1917 em Epinal. Seus estudos permitiram a classificação da sociologia como ciência. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
    1. Sua linha de Estudo tinha como objetivo definir a sociologia como ciência rompendo com as ideias de senso comum (achismos).
    2. Fato social(características): Consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.
      1. COERCITIVIDADE: Está relacionada ao poder ou à força que os padrões da cultura de uma determinada sociedade são impostos aos integrantes. Essa característica obriga os indivíduos a cumprir os padrões culturais. Os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.
        1. EXEMPLO: Por que quando trabalhamos em um escritório ou algum lugar formal os homens estão de terno e não de pijamas? Isso é a ação coercitiva do fato social, é o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma pressão em nossa consciência, dizendo o que se pode ou não fazer.
        2. EXTERIORIDADE: É a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce. É externo ao individuo
          1. EXEMPLO: Regras e leis sociais.
          2. GENERALIDADE: Ocorre quando os fatos sociais são coletivos e não individuais. Assim, atingem a toda a sociedade. É comum a todos os membros de um grupo ou sua maioria.
            1. EXEMPLO: Tendências dos grupos pela sociedade.
          3. A consciência coletiva é feita de representações que transcendem a esfera individual, por sua superioridade e atua com força sobre as consciências individuais. A consciência coletiva é fruto de pequenas contribuições individuais, que juntas, formam o todo, não sendo fruto de teorias metafísicas, mas de fatos sociais reais.
            1. EXEMPLO: Eu posso não gostar da cor amarela ou de música Funk; essa seria minha consciência particular. Acreditar que eu devo obedecer as regras da escola já é fruto de minha consciência coletiva.
            2. Morfologia Social: é a classificação das espécies sociais numa nítida referência às espécies estudadas em biologia. Essa referência, utilizada também em outros estudos teóricos, tem sido considerada errônea uma vez que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie.
              1. Solidariedade mecânica, era aquela que predominava nas sociedades pré−capitalistas, onde os indivíduos se identificavam através da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social.
                1. Solidariedade orgânica é aquela típica das sociedades capitalistas, onde, através da acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornavam interdependentes. Essa interdependência garante a união social, em lugar dos costumes, das tradições ou das relações sociais estreitas.
                  1. Educação/ escola: a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social.
                    1. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta".
                    2. Segundo Durkeim, à sociedade é comparada a um organismo vivo, é como um corpo humano, onde é composto por diferentes partes, cada qual com suas função específica mas dependendo umas das outras. Todas as partes trabalhariam unidas para a saúde do corpo, que deveria estar integrado, em harmonia, em ordem , para que pudesse haver o desenvolvimento, ou seja, o progresso.
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      EMILE DURKHEIM
                      Débora C. Nascimento
                      A sociologia de Durkheim 2
                      jadypugliessa2
                      Fundamentos do Pensamento Sociológico
                      Thalia Veiga
                      Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
                      e-pn-2007@hotmail.co
                      Fato Social
                      Débora C. Nascimento
                      Durkheim
                      llarese_96
                      Émile Durkheim
                      juninho_vga_mg
                      Comte e Durkheim
                      Débora C. Nascimento
                      1º ano, 3º bimestre - Comte e Durkheim
                      Débora C. Nascimento
                      Durkheim (Nascido no ano de 1858, foi um sociólogo, psicólogo e filósofo, publicou O Suicídio-1897)
                      Poliana Dominico de Jesus
                      Durkheim 1
                      Graziela Makelem