CULTURA

Description

MAPA MENTAL DANIEL BERG
Eduardo Casado
Mind Map by Eduardo Casado, updated more than 1 year ago
Eduardo Casado
Created by Eduardo Casado over 7 years ago
12
0

Resource summary

CULTURA
  1. é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente, especialmente na antropologia, a definição genérica formulada por Edward B. Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade"
    1. MUDANÇA CULTURAL: A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.
      1. PRINCIPAIS CONCEITOS
        1. Ciências sociais - do ponto de vista das ciências sociais (isto é, da sociologia e da antropologia), sobretudo conforme a formulação de Tylor, a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade
          1. Filosofia - cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. No cotidiano das sociedades civilizadas (especialmente a sociedade ocidental) e no vulgo costuma ser associada à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores, ou seja, erudição
            1. Antropologia - esta ciência entende a cultura como o totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade"
            2. Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura, muitas vezes, se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite.[5] Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre "cultura erudita" e "cultura popular", melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              RENASCIMENTO CULTURAL
              Lucas Villar
              CEJA VIRTUAL - FASCÍCULO 1 - UNIDADE 1 - CULTURA E IDENTIDADE
              Hilário Jr
              Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
              Jean Silva
              A ação humana e os valores
              Paulo Gomes
              Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
              osmar oliveira
              Atividade sobre Corporeidades
              Cejarj Cecierj
              Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
              Cleime José da Silva
              COLEÇÃO DE JOIAS - TCC MACKENZIE - DESIGN
              Débora Rodrigues Brisighello
              Tema: Cultura
              Cezar Augusto
              Contextualização da disciplina Antropologia e cultura brasileira
              Sanielle Oliveira
              AULA 01- LIBRAS - GERAL
              Emannuelle Araújo