AGONISTA ADRENÉRGICO 1

micheli_terenzi
Mind Map by micheli_terenzi, updated more than 1 year ago
micheli_terenzi
Created by micheli_terenzi about 6 years ago
111
1

Description

farmacologia Mind Map on AGONISTA ADRENÉRGICO 1, created by micheli_terenzi on 03/29/2014.
Tags

Resource summary

AGONISTA ADRENÉRGICO 1
1 Agonistas Adrenéricos
1.1 Podem ser Seletivos: atuam em 1 tipo de receptor e Não seletivo: todos os receptores
1.2 Ordem por afinidade e inversa por resposta
1.2.1 ALFA = Epinefrina/ADR - NOR - Isoproterenol
1.2.1.1 Receptores alfa 1: estão presentes na membrana dos órgãos efetores pós- sinápticos e são mediadores de efeitos clássicos. Ex: constricção dos músculos lisos. Ativação =>ativação da proteína G da fosfolipase C, => geração de IP3, => ca
1.2.1.1.1 Receptores alfa2: localizados nos terminais dos nervos pré-sinápticos e em outras células como a célula beta do pâncreas. Com a norepinefrina na fenda sináptica haverá a estimulação do alfa l,com suas reações acima citada, assim como a estimulação do receptor alfa2 na membrana do próprio neurônio. Esta estimulação do alfa2 causa um "feedback" inibidor da própria liberação da norepinefrina. O alfa2 serve como mecanismo modulador local para a diminuição do neuromediador sináptico. Os alfa2 são mediados pela inibição da adenilciclase e o controle do nível de AMPc intracelular.
1.2.1.1.1.1 Os beta receptores exibem respostas diferentes da dadas pelos alfa receptores. Ativação dos Betas resulta na ativação da adenilciclase aumentando a concentração de AMPc dentro da célula.
1.2.2 BETA = Isoproterenol - ADR/ epinefrina - NOR Beta 2 tem maior afinidade por ADR
2 Relação estrutura atividade
2.1 Catecolaminas:grupo catecol posições 3 e 4 no anel benzênico
2.1.1 Não catecolaminas
2.1.1.1 Ausentes de grupos hidroxil-catecol, têm meia vida maior, desde que não sejam inativados pelo COMT, a Catecol O-Metiltransferase/ enzimas que degradam catecolaminas. Por serem pobres de OH para MAO ,. Apolares permitem maior acesso ao SNC. Estes compostos podem agir indiretamente causando a liberação das catecolaminas estocadas.
2.1.1.1.1 Fenilefrina, Clonidina, Cafeína, Terbutalina, Isoetarina, Fenoterol, Albuterenol
2.1.2 Derivadas da beta-feniletilamina, substituições no anel benzênico ou cadeias laterais diferencia entre receptores A e B, e penetração no SNC. Número e a localização das substituições de OH no anel benzênico e a natureza do substituto no nitrogênio-amina.
2.1.2.1 alta potência em ativar receptores alfa e beta, pela presença dos OH - inativação rápida: metabolizadas pelo COMT e MAO - Penetração pobre no SNC por serem polares - têm alguns efeitos clinicos (ansiedade, tremor e cefaléia) que são atribuíveis a ação no SNC.
2.1.2.1.1 Dopamina, Adrenalina, Noradrenalina, Isoproterenol e Dobutamina.
2.2 Substituiçao do Nitrogênio-Amina
2.2.1 O tamanho e a natureza são importantes na determinação da seletividade beta do agonista adrenérgico. Por exemplo, Epinefrina com -C H 3 substituto no nitrogênio-amina é mais potente nos receptores beta . Similarmente o Isoproterenol com um isopropil substituto -CH (CH3) 2 no nitrogênio-amina é um poderoso beta agonista com pequena atividade.
3 São assim chamados por terem a mesma capacidade de produzir efeitos semelhantes aos produzidos pelos SNA simpático
3.1 MECANISMO DE AÇÃO: depende do órgão estimulado ou inibido pelos adrenergicos.
3.1.1 Drogas classificadas em diretas e indiretas
3.1.1.1 Ação Mista = Direta e indireta, alguns agonistas como a Efedrina e o Metaramenol têm ambos a capacidade de estimular diretamente adrenoceptores e reduzir a Norepinefrina dos neurônios adrenérgicos
3.1.1.1.1 Ação direta: Aumenta secreção de Nor nas terminações nervosas
3.1.1.1.1.1 Ação indireta: estes agentes que incluem anfetamina e tiramina agem no neurônio pré-sináptico e causam a liberação de norepinefrina dos reservatórios citoplasmáticos ou vesículas do neurônio adrenérgico. Com a estimulação neuronal, a norepinefrina promove a sinapse e se liga aos receptores alfa ou beta.
4 Antagonistas
4.1 Bloqueiam os receptores, promovendo efeito inverso aos dos agonistas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Analgesicos
Adriana
Antibióticos
Drive Med
Antibióticos
Hannah Santis
Antibióticos
Flávia Mazzarro
Antibióticos
Universo JK
FUNGOS
Marcos Melo
Anti-hipertensivos
Drive Med
FÁRMACOS
Kathy Matiello
CONCEITOS GERAIS DE FARMACOLOGIA
Paula Ceccon
Medicamentos, qual classe? para que servem?
Bruna M
Medicamentos, qual classe? para que servem?
Kellen Leal De Marque