Tecido conjuntivo propriamente dito:

Description

Ok
Lucas Mendes
Mind Map by Lucas Mendes, updated more than 1 year ago
Lucas Mendes
Created by Lucas Mendes over 7 years ago
308
0

Resource summary

Tecido conjuntivo propriamente dito:
  1. Células transientes em quantidades diferentes são habitantes usuais deste tecido. Sua matriz extracelular é constituida principalmente por colágeno e suas funções mais importantes são: suporte de epitélios de revestimento e glandulares. suporte de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.
    1. Frouxo
      1. O tecido conjuntivo frouxo preenche espaços não-ocupados por outros tecidos, apóia e nutre células epiteliais, envolve nervos, músculos e vasos sanguíneos linfáticos. Além disso, faz parte da estrutura de muitos órgãos e desempenha importante papel em processos de cicatrização.
      2. Denso
        1. é constituído de muitas células com pouca matriz extracelular, o tecido conjuntivo denso possui muita matriz extracelular. Esta matriz é composta principalmemente de fibras colágenas de diferentes espessuras.
          1. Não modelado
            1. formado por fibras colágenas entrelaçadas, dispostas em feixes que não apresentam orientação fixa, o que confere resistência e elasticidade. Esse tecido forma as cápsulas envoltórias de diversos órgãos internos, e forma também um a derme, tecido conjuntivo da pele;
            2. Modelado
              1. formado por fibras colágenas dispostas em feixes com orientação fixa, dando ao tecido características de maior resistência à tensão do que a dos tecidos não-modelados e frouxo; ocorre nos tendões, que ligam os músculos aos ossos, e nos ligamentos, que ligam os ossos entre si.
          2. Adiposo
            1. Nesse tecido a substância intracelular é reduzida, e as células, ricas em lipídios, são denominadas células adiposas. Ocorre principalmente sob a pele, exercendo funções de reserva de energia, proteção contra choques mecânicos e isolamento térmico. Ocorre também ao redor de alguns órgãos como os rins e o coração.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Sistema Circulátorio
          Daniela Barreto3004
          Sistema Digestório
          Daniela Barreto3004
          Reino Protista
          Rafaela Mottolo
          Tecidos Nervosos
          Daniela Barreto3004
          Sistema Circulátorio
          Larissa Guimarães
          Geografia - Mapa do Brasil
          GoConqr suporte .
          Histologia Animal
          Daniela Barreto3004
          Jean Piaget
          Fabrinne Nery
          Desenvolvimento Embrionário
          Daniela Barreto3004
          Islamismo
          celine.stefany
          Revolução Francesa - Mapa Conceitual
          Joana Reis