Trilhando nas Tecnologias

Description

Planejamento utilizando as tecnologias em sala de aula, através da busca pelos vídeos elaborados pelos alunos e compartilhamento de idéias.
Carla Fernanda
Mind Map by Carla Fernanda, updated more than 1 year ago
Carla Fernanda
Created by Carla Fernanda over 7 years ago
66
1

Resource summary

Trilhando nas Tecnologias

Annotations:

  •    UNIVERSIDADE FEEVALE ACADÊMICOS: Alexandre Machado, Carla de Lima, Daiane Oliveira, Gabriela Bonfante.   Tecnologia e Educação Tema: Brincando e descobrindo possibilidades de aprendizagens com as tecnologias em sala de aula. Objetivo: Proporcionar práticas tecnológicas que permitam explorar diferentes aplicativos, a fim de ampliar o uso da tecnologia em sala de aula possibilitando alunos e professores buscarem novos métodos de ensino e praticas. Disciplina: Língua Portuguesa  Professora: Vanessa dos Santos  Turma: 9º ano / 921  Alunos: 35  Tempo estimado: 2 períodos (50 min cada)  Justificativa: Seguindo na concepção epistemológica construtivista na qual aluno e professor constroem conhecimentos juntos com trocas de aprendizagens e ideias desenvolvidas por ambos. Uma pedagogia interativa que rompe com a velha pedagogia da transmissão, disponibilizando aos alunos a participação na construção do conhecimento e da própria comunicação entendida como colaboração da emissão e da recepção e assim sintonizada com o nosso tempo. E com o intuito de ajudar a expandir esse conhecimento e também ampliá-lo de forma lúdica e diversificada, elaboramos uma trilha tecnológica que possibilite o uso de tecnologia em sala de aula.
  1. METODOLOGIA

    Annotations:

    • No dia 25 de novembro de 2016, na Escola Estadual Coronel Genuíno Sampaio na cidade de Sapiranga, com o acompanhamento da professora Vanessa dos Santos e de dois integrantes do grupo, executaram nosso plano de aula que consistiu na aplicação das ferramentas QRcode e Padlet  em sala de aula. Através da elaboração de uma caça aos QRcodes, discussão em grupos e reflexão critica compartilhada no Padlet. 
    1. PROPOSTA

      Annotations:

      • Apresentação das educadoras que irão aplicar atividade, apresentação da disciplina tecnologia e educação e sua proposta.  Apresentação da proposta de aula: a professora titular realizou uma atividade de leitura do livro "o escudeiro da luz em o zumbis da pedra"  e solicitou a elaboração de videos em grupos, relatando temas abordados no livro e abrangendo outros problemas sociais.  Dentro desta proposta, com o intuito de compartilhar os videos e discuti-los; será realizado a caça aos qrcodes com os videos e o compartilhamentos de ideias no padlet.
      1. Caça aos Curtas

        Annotations:

        • Os alunos deverão se reunir nos mesmos grupos que montaram os vídeos e se direcionar ao ponto de encontro, no pátio da escola, onde encontrarão 6 flechas (cada uma correspondente ao QRcode de cada vídeo) indicando a direção de cada código. A partir daí começa a caça aos QRCodes, onde os alunos terão que assistir a todos os vídeos e após concluírem deverão retornar ao ponto de encontro.  
        1. Discussão

          Annotations:

          •  Após terem visto todos os vídeos o grupo deverá escolher um, que não seja o vídeo feito pelo próprio grupo e sim pelos demais,  para realizar uma breve reflexão sobre o assunto e relacionar ao livro “O Escudeiro da Luz em o zumbi de pedra”.  A conclusão dos grupos deverá ser postada, para isso será distribuído um novo QRCode que os direcionará ao PADLET (Cód.padlet).   
          1. Avaliação

            Annotations:

            • A aula foi muito satisfatória, alcançamos parte dos objetivos, pois dependiamos das incertezas da tecnologia. Dois grupos possuíam IPhone e o aplicativo não carregou, então disponibilizamos nossos aparelhos telefônicos para os mesmos. Para a conclusão da proposta o ideal seria a utilização dos aparelhos de multimídia, porém os mesmos encontravam-se reservados até o final do ano letivo, mas não interferiu na finalização do projeto. Os demais objetivos foram alcançados, possibilitando aos alunos uma nova vivência com o uso da tecnologia. Quanto a aplicação, a direção juntamente com a professora da disciplina e os discentes foram bem receptivos. Link Foto Coletiva: https://drive.google.com/open?id=0B-ce2L12qe2VTHAzazY1RERFYVE
            1. Elaboração do Vídeo

              Annotations:

              • Elaboração do vídeo conclusivo do nosso projeto e reflexão entre teoria e prática.
              1. Powtoon
                1. Grupo
              2. Padlet

                Annotations:

                • Link Padlet:                         https://padlet.com/carla_fernanda_delima/nnwox672mgh3
                1. Alunos
                2. QRCode

                  Annotations:

                  • Link qrcodes: https://drive.google.com/open?id=0B-ce2L12qe2VdTRvWnlVVFU0ZTA
                  1. Alunos
                  2. Livro

                    Annotations:

                    • Link Livro (capa):  https://drive.google.com/open?id=0B-ce2L12qe2Vc0ZzRHowb2lxeHM
                    1. Professor
                  3. Texto de Apoio

                    Annotations:

                    •                         http://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_01_95_.pdf
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Quiz sobre Tecnologia no Ensino
                    camilafragoso
                    Tecnologia e Administração
                    Erika Lots
                    Tecnologia na Educação
                    Alessandra S.
                    13 motivos para usar Tecnologia na Educação
                    Alessandra S.
                    10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
                    Cristinamba
                    Mapa Mental de Revisão de Algoritmos e Programação I
                    José Toniazzo
                    Comunicação e Colaboração
                    sresende
                    Inteligencia Artificial
                    Alceu Bernardino
                    Games e jogos educativos.
                    Míria Santanna
                    Interação, Interatividade, tecnologias interativas e redução de distâncias em cursos on-line
                    Ítalo Rangel