1_Contratos - parte 2

Description

Parte 2
Juliana Rodrigues
Mind Map by Juliana Rodrigues, updated more than 1 year ago More Less
Juliana Rodrigues
Created by Juliana Rodrigues over 7 years ago
Juliana Rodrigues
Copied by Juliana Rodrigues over 7 years ago
0
0

Resource summary

1_Contratos - parte 2
  1. I) CONTRATOS CONSIDERADOS EM SI MESMOS:
    1. 1) Quanto à natureza da obrigação:
      1. a) bilaterais, plurilaterais ou sinalagmáticos: são aqueles que prevêem direitos e obrigações para ambas as partes, ou seja, obrigações recíprocas de direitos e deveres criando uma dependência recíproca entre as prestações (por isso denominados como contratos sinalagmáticos ou de prestações correlatas);
        1. - Apenas nos contratos bilaterais pode-se adotar a exceção do contrato não cumprido (exception non adimpleti contractus) – art. 476 CC.
          1. Apenas nos contratos bilaterais se aplica a teoria da condição resolutiva tácita: prevê a justa causa para a resolução do contrato quando uma das partes deixa, culposamente, de cumprir a sua prestação na avença, por força da interdependência das obrigações.
            1. Apenas nos contratos bilaterais comutativos é aplicável a teoria dos vícios redibitórios - vícios ou defeitos ocultos da coisa passíveis de torná-la imprópria para o uso que se destina ou que lhe diminua o valor (art.441 CC).
            2. b) unilaterais: são aqueles que mantém as posições de credor e devedor estáticas, ou seja, prevê que uma das partes terá direitos e a outra terá deveres. Aqui, apenas uma das partes se obriga e apenas a outra parte aufere vantagens.
              1. c) Contrato bilateral imperfeito – contrato de depósito – em um primeiro momento se apresenta unilateral, contudo, no curso da execução se mostra bilateral, visto que, em virtude de circunstância superveniente, o depositante poderá ser obrigado a pagar ao depositário as despesas feitas com a coisa (arts. 643 CC).
                1. d) onerosos: considera-se oneroso o contrato onde ambas as partes terão benefícios e sacrifícios correspondentes, ou seja benefício de uma das partes deverá corresponder ao sacrifício patrimonial da outra.
                  1. I) Comutativos: quando houver efetiva equivalência entre a prestação e a contraprestação, sendo esta de conhecimento prévio dos contratantes;
                    1. II)Aleatórios (arts. 458/461 CC): são aqueles que expõem os contratantes à situação de ganho ou perda, não há certeza sobre a equivalência das prestações.
                      1. OBS: 1 )CONTRATO DE COMPRA E VENDA ALEATÓRIA: Contrato de compra e venda de coisa futura, com assunção de risco pela existência (art. 458 CC) – (emptio spei) o contratante assume o risco de não vir a ganhar coisa alguma. 2) Contrato de compra de coisa futura sem assunção de risco pela existência (art. 459 CC): neste caso não haverá assunção total de riscos pelo contratante, visto que o alienante se compromete a entregar alguma coisa, devendo restituir o pagamento caso não tenha como entregar ao contratante alguma coisa. Ex: se a safra for inferior a de costume a obrigação estará cumprida, se não houver safra resolve-se o contrato. 3) Compra de coisa presente mas exposta ao risco assumido pelo contratante (art. 460). Ex: compra de mercadoria embarcada sem notícia do seu estado atual, tendo o adquirente assumido o risco delas chegarem ou não ao seu destino, pagando o preço mesmo em caso de perecimento da mercadoria.
                    2. e) gratuitos ou benéficos: são aqueles contratos onde apenas uma das partes irá auferir benefício e a outra apenas arcará com sacrifício patrimonial.
                      1. OBS: No campo da responsabilidade civil por descumprimento da obrigação, o contratante beneficiado responderá por simples culpa enquanto a parte onerada apenas responderá se tiver agido com dolo. Já nos contratos onerosos ambas as partes responderão por culpa, salvo quando a responsabilidade for objetiva, ou seja, independente de culpa (art. 392 CC).
                      2. g) por adesão: é aquele que se encontra predeterminado por um dos contratantes (proponente), caracterizando-se pela impossibilidade de negociação por parte do oblato.
                      3. f) paritários: são aqueles em que as partes se encontram em paridade de negociação, ou seja, as partes encontram-se em igualdade de condições na negociação das cláusulas contratuais (fase de puntuação).
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      Mapa Conceitual com GoConq
                      Alessandra S.
                      Membrana plasmática
                      Maria Eduarda Saladine
                      Mapa Conceitual
                      Eduardo Morais
                      Mapa Conceitual
                      ana.gazzola
                      PLANO DE NEGÓCIOS
                      Einstein Menezes
                      BIOLOGIA - SEMANA 1
                      Camila Tais
                      Tecnologia e Administração
                      Erika Lots
                      Mapa Conceitual
                      fernanndabritto
                      Design Instrucional
                      leodias.rj