Francis Bacon

PAULO LEITE
Mind Map by PAULO LEITE, updated more than 1 year ago
PAULO LEITE
Created by PAULO LEITE about 3 years ago
114
10

Description

Mind Map on Francis Bacon, created by PAULO LEITE on 12/02/2016.
Tags

Resource summary

Francis Bacon
1 Empirista
2 Chico porquinho que vai pro foro
2.1 TEORIA DOS ÍDOLOS
2.1.1 ÍDOLOS DA TRIBO
2.1.1.1 “se alicerçam na própria natureza humana e na própria família humana ou tribo”. Os ídolos da tribo tem sua origem no próprio intelecto humano que mistura a natureza das coisas. Desta forma há uma confusão mental que segundo Bacon ocorre quando o intelecto sofre influência da nossa vontade e dos afetos, de forma a confundir a natureza das coisas com aquilo que projetamos delas.
2.1.2 ÍDOLOS DA CAVERNA
2.1.2.1 São advindos de cada indivíduo quando preso a uma espécie de caverna pessoal. Isso se deve pois, os homens procuram as ciências em seus pequenos mundos, não no mundo maior, que é idêntico para todos os homens. Portanto, os ídolos da caverna perturbam o conhecimento, uma vez que mantém o homem preso em preconceitos e singularidades.
2.1.3 ÍDOLOS DO FORO
2.1.3.1 São ídolos, que através das palavras, penetram no intelecto. Provenientes do intercâmbio entre os homens, os ídolos do mercado, existem devido o mau uso da fala. Como essa troca entre os homens se dá por meio da linguagem, os ídolos do mercado existem devido a uma inadequada atribuição aos nomes.
2.1.4 ÍDOLOS DO TEATRO
2.1.4.1 Ocorrem pela adesão a diversas doutrinas filosóficas e por causa das péssimas regras de demonstração delas. Bacon chama de ídolos do teatro porque considera que sistemas filosóficos foram preparados para serem representados em um palco. No entanto, esses sistemas estão a quem de conseguir atingir a verdade, e se manter preso a eles é distanciar-se da verdade. Para isso é necessário um novo método, deixando de permanecer nesse teatro que nos mantém longe da verdade universal.
2.1.4.2 crítica a os grandes filósofos como Platão e Aristóteles , BACON dizia que não pode se perder no mundo das ideias, pois o que vale para ele é o resultado
2.1.5 Os ídolos segundo Francis Bacon são noções falsas que invadem o intelecto e dificultam o acesso à verdade. Além disso, os ídolos tem o alcance de incomodar no processo de instauração das ciências, uma vez que os homens não se disponham a combater esses ídolos. Por isso, a função primordial da teoria dos ídolos é conscientizar os homens das falsas noções que barram o caminho rumo a verdade.
3 método indutivo
3.1 Método indutivo é um processo mental que, para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade, parte de fatos particulares, comprovados, e tira uma conclusão genérica.
3.1.1 Acadêmico: Paulo Leite
3.2 EXPERIENCIAS COMRATINHO
4 "o conhecimento deve ser testado para garantir o controle da natureza humana."
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Divisões da Filosofia
André Matias