HIV no corpo Humano

Description

Mapa mental sobre HIV
Felipe Soares
Mind Map by Felipe Soares, updated more than 1 year ago More Less
Teo R,
Created by Teo R, over 7 years ago
Felipe Soares
Copied by Felipe Soares over 7 years ago
8
0

Resource summary

HIV no corpo Humano
  1. O HIV é um vírus que prejudica o sistema imunológico, causando graves complicações por ser o sistema que protege o corpo de doenças, outros vírus e bactérias, etc.
    1. HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae, e é transmitido de várias formas, pelo sangue, seja por siringas ou, como acontecia muito antigamente quando a doença teve uma alta, por transfusão de sangue, da mãe para o filho durante a gravidez, e o mais conhecido por relações sexuais sem uso de preservativo.
      1. A prevenção mais fácil e mais eficaz é o uso de preservativos, não compartilhar siringas ou qualquer outro modo que possa haver contato do seu sangue com alguém contaminado com o vírus, sempre mantendo o exame que detecta a presença da doença em dia.

        Annotations:

        • Não é certo afirmar que se você apresentar o vírus tem Aids também, esse vírus ajuda a doença a se desenvolver no organismo pois é ele que transmite a doença, existem casos que a doença não se manifesta rapidamente e se tratado com eficiência o contaminado pode chegar a não ter Aids.
        1. Quando o vírus atinge o sistema imunológico ele se abriga nos T CD4+, que é responsável na reprodução das células de defesa.
          1. Depois disso ele muda seu próprio material genético a partir de uma enzima, passando de RNA para DNA, conseguindo interagir com o código genético dos T CD4+, se integrando os mesmos.
            1. Depois disso a célula que foi modificada passa a duplicas suas próprias moléculas que atuam em pró da célula que está se multiplicando dentro do T CD4+ modificado.
              1. O novo vírus se separa da T CD4+ e rouba uma parte de sua membrana, pronto para se juntar a outra T CD4+ e reiniciar o processo, passando a fazer várias cópias de si mesmo, danificando cada vez mais o sistema imunológico, sendo o T CD4+ não mais eficiente contra o vírus.
                1. Assim as células T CD4+ diminuem drasticamente cada vez mais, deixando o organismo despreparado e exposto para outos tipos de doenças e infecções oportunistas, o paciente sente as ações do vírus como perda de peso e problemas neurológicos, sendo chamada de síndrome da imunodeficiência, ou Aids.
                  1. O tratamento tem como objetivo retardar o desenvolvimento da doença ou do vírus, são tomados medicamentos que, por exemplo, param a produção da enzima que muda o material genético do vírus, parando a integração do vírus nas células T CD4+, além de medicamentos que ajudam no sistema imunológico ou antirretrovirais quando já se classifica como Aids.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
        Bruno Fernandes3682
        Quiz Sobre Genética
        Marerodrigues
        Glossário de Biologia
        GoConqr suporte .
        Sistema Respiratório - Biologia
        GoConqr suporte .
        Sistemas do Corpo Humano
        GoConqr suporte .
        2a Lei de Mendel
        Andrea Barreto M. Da Poça
        A Célula
        Nathalia - GoConqr
        Exercícios- Tipos de Reprodução
        Andrea Barreto M. Da Poça
        Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
        renpv
        Ecologia I
        kyungsos