Antonio Gramsci

Description

O filósofo italiano http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/antonio-gramsci-307895.shtml 07/12/16
PM Mieco
Mind Map by PM Mieco, updated more than 1 year ago
PM Mieco
Created by PM Mieco over 7 years ago
34
0

Resource summary

Antonio Gramsci
  1. Co-fundador do Partido Comunista Italiano; foi uma das referências essenciais do pensamento de esquerda no século 20; trouxe à discussão pedagógica a conquista da cidadania como um objetivo da escola -> orientada para o que o pensador chamou de elevação cultural das massas, livrando-as de uma visão de mundo que predispõe à interiorização acrítica da ideologia das classes dominantes carregadas de preconceitos e tabus
    1. Hegemonia -> um dos pilares do pensamento gramsciano. Significa "relação de domínio de uma classe social sobre o conjunto da sociedade"; O domínio se caracteriza por dois elementos: força (exercida pelas instituições políticas e jurídicas e pelo controle do aparato policial-militar) e consenso (diz respeito sobretudo à cultura: trata-se de uma liderança ideológica conquistada entre a maioria da sociedade e formada por um conjunto de valores morais e regras de comportamento).
      1. Para obter hegemonia é necessário primeiro conquistar as mentes, depois o poder.a função do intelectual (e da escola) é mediar uma tomada de consciência (do aluno, por exemplo) que passa pelo autoconhecimento individual e implica reconhecer, nas palavras do pensador, “o próprio valor histórico”.
        1. Ao contrário do pensamento marxista tradicional, que tende a considerar as escolas como reprodutoras mecânicas da ideologia do Estado, Gramsci via nelas a possibilidade do início das transformações por intermédio do surgimento de uma nova mentalidade ligada às classes dominadas. Na escola prevista por Gramsci, as classes desfavorecidas poderiam se inteirar dos códigos dominantes, a começar pela alfabetização.
          1. Muitos pensadores clássicos da educação, entre eles Comênio (1592-1670) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), subordinavam o processo pedagógico à natureza. A própria evolução das crianças daria conta de grande parte do aprendizado. Gramsci tinha outra idéia. "A educação é uma luta contra os instintos ligados às funções biológicas elementares, uma luta contra a natureza, para dominá-la e criar o homem ‘atual’ à sua época"
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      O que é política
      Samuel Gebing
      GRANDES PENSADORES
      luciana.faluba
      O que é política
      Marcos Moreira
      GRANDES PENSADORES
      Paulo Marcelo Paulek
      GRANDES PENSADORES
      Diva Consuelo Gomes Cirqueira
      Exothermic & Endothermic Reactions (C2)
      victoriarose
      US Graduate Schools by Course
      SAT Prep Group
      A2 Level Biology: Transcription & Translation
      Ollie O'Keeffe
      Geography AQA Revison topics Migration, Population Change, Youthful Populations and more
      dburns8731
      Matematica para concursos
      Luiz Ricardo Oliveira
      Système circulatoire sanguin
      Martin Fortier