Quí 3- Análise Imediata

maria livia mariani
Mind Map by maria livia mariani, updated more than 1 year ago
maria livia mariani
Created by maria livia mariani over 3 years ago
11
0

Description

Vestibular Química Mind Map on Quí 3- Análise Imediata, created by maria livia mariani on 02/09/2017.

Resource summary

Quí 3- Análise Imediata
1 Análise imediata = separação de misturas
2 Fracionamento?

Annotations:

  • É a separação de uma mistura de substâncias nos seus componentes através de determinado processo (p.ex., a destilação de um líquido).
  • Mudanças de estado físico.
3 Sucção?

Annotations:

  • Sugar.
4 Adsorção?

Annotations:

  • Está relacionado à adesão, ou seja, fixação de moléculas de um fluido em uma superfície sólida. Como exemplo de adsorção, podemos citar o uso do carvão para eliminar o odor das geladeiras, gerado pela produção de substâncias gasosas voláteis provenientes da decomposição dos alimentos. Essas substâncias adsorvem nos poros da superfície do carvão, eliminando o odor.
4.1 Carvão ativado

Annotations:

  • O Carvão Ativado é um material poroso de origem natural e um poderoso adsorvente e usado para filtração e purificação de vários materiais como água e outros líquidos. Devido às suas qualidades de adsorção das moléculas poluentes estas se concentram sobre a superfície do carvão ativado e são removidas. São utilizados em processos de filtração em que se deseja purificar, descolorir, recuperar e remover odores.
5 Fluidos = líquidos e gases
6 Anidro = sem água
7 Destilação Simples

Annotations:

  • A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
8 HET- Sólido + Sólido
8.1 Catação
8.2 Ventilação
8.3 Levigação
8.4 Flotação
8.5 Dissolução fracionada ou Extração por solvente
8.6 Fusão fracionada
8.7 Cristalização fracionada ou Evaporação

Annotations:

  • Se você deixar água salgada exposta ao ar, pequenos cristais de sal vão se formar enquanto a água evapora. Muitos compostos formam cristais quando deixam de ser soluções, e a maioria dos compostos fundidos forma cristais quando solidifica.  Algumas substâncias, como o iodo, também formam cristais. O processo de formação de cristais é chamado cristalização. Ocorre quando, átomos, íons ou moléculas se ligam em um padrão regular formando o retículo cristalino. O cristal cresce enquanto mais átomos, íons ou moléculas unem-se ao retículo. A forma do retículo cristalino define a forma do cristal. 
8.7.1 Recristalização

Annotations:

  • A recristalização consiste em dissolver a quente todos os solutos, e no resfriamento, o menos solúvel sofrerá a precipitação. 
8.8 Peneiração ou Tamização
8.9 Separação magnética
8.9.1 Imantação

Annotations:

  • É a propriedade que certos corpos apresentam de se transformar em ímãs, permanentemente.
8.10 Sublimação
9 HET- outros
9.1 Filtração

Annotations:

  • A fase sólida insolúvel ou em excesso é separada com o auxílio de papéis de filtro ou tanques de filtração formados por camadas de areia e cascalho.
9.2 Decantação
9.3 Floculação
9.4 Centrifugação
10 HOM- Gás + Gás
10.1 Liquefação fracionada (com posterior destilação fracionada)
11 HOM- Gás + Sólido
11.1 Destilação seca

Annotations:

  • A destilação de um sólido, feita sem solvente é chamada de destilação seca.
11.1.1
12 HOM- Sólido + Líquido
12.1 Destilação simples
13 HOM- Líquido + Líquido
13.1 Destilação fracionada
13.1.1 Refino de Petróleo

Annotations:

  • Refino de petróleo: quanto menos intensas são as interações coesivas entre as partículas que formam os componentes de uma fração, menor será a faixa de temperatura na qual essa fração será separada das demais.
14 Diferença entre dissolver e diluir

Annotations:

  • DISSOLVER: Desfazer uma substância sólida em meio líquido. ... DILUIR: Misturar uma substância líquida em outra substância líquida, mas inerte, para reduzir a sua concentração.
  • Se você colocar uma colher de açúcar na água, estará dissolvendo. Se depois disso você colocar mais água no copo, estará diluindo. 
  • Exemplo de dissolução: Adição de 20 mL de água a uma solução aquosa saturada em cloreto de sódio, contendo um grande excesso de sal sedimentado , tal que ainda permaneça precipitado após a adição de mais solvente. Outro exemplo: Adição de 20 mL de água a nitrato de potássio cristalino.
  • Exemplo de diluição: Adição de 20 mL de água a uma solução aquosa não saturada em cloreto de sódio.
15 Solubilizar?

Annotations:

  • Misturar algo em um solvente tornando uma solução. 
16 Uma bomba de vácuo faria a pressão de dentro de determinado sistema DIMINUIR.
17 Destilação

Annotations:

  • A destilação é um processo aplicado quando se deseja separar misturas homogêneas. Se a mistura for de um sólido dissolvido em um líquido, a separação é feita pela destilação simples. Mas, se a mistura for de dois líquidos miscíveis, usa-se a destilação fracionada.
18 Tratamento de esgoto?

Annotations:

  • Filtração, decantação e flotação.
18.1 Tratamento de água
18.1.1 1. Captação

Annotations:

  • A água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. Parte das partículas está em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução, e por ter dimensões muito reduzidas (como a argila, por exemplo), não se depositam, dificultando a remoção.
18.1.2 2. Coagulação

Annotations:

  • Visa aglomerar essas partículas, aumentando o seu volume e peso, permitindo que a gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de cal hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, sendo agitada rapidamente. Esses materiais fazem as partículas de sujeira se juntarem.
18.1.3 3. Floculação

Annotations:

  • A água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os flocos. Em solução alcalina, o sulfato de alumínio reage com íons hidroxila, resultando em polieletrólitos de alumínio e hidroxila (policátions) com até 13 átomos de alumínio. Esses polieletrólitos de alumínio atuam pela interação eletrostática com partículas de argila carregadas negativamente e pelas ligações de hidrogênio devido ao número de grupos OH, formando uma rede com microestrutura porosa (flóculos).
18.1.4 4. Decantação

Annotations:

  • A água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração. O ideal é que ele seja transformado em adubo, em um biodigestor. A água mais limpa vai para o filtro de areia.
18.1.5 5. Filtração

Annotations:

  • A água já decantada passa por um filtro de cascalho/areia/antracito (carvão mineral), onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados na fase anterior e de alguns microrganismos.
18.1.6 6. Cloração

Annotations:

  • A água filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças. Por isso, ela recebe um produto que contém cloro, que mata os microrganismos. Na água, o cloro age de duas formas principais: a) como desinfetante, destruindo ou inativando os micro-organismos patogênicos, algas e bactérias de vida livre; e b) como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes.
18.1.7 7. Fluoretação

Annotations:

  • Nas grandes cidades brasileiras a água tratada ainda recebe o flúor, que ajuda a prevenir a cárie dentária.
18.1.8 8,9. Reservação

Annotations:

  • A água tratada é armazenada em grandes reservatórios, antes da distribuição. Esses reservatórios sempre são instalados nos locais mais altos das cidades.
18.1.9 10. Distribuição

Annotations:

  • A água tratada é distribuída para as residências, comércio e indústria a partir dos reservatórios de água potável.
  • * A correção de PH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água (PH). Este procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada.
19 Pressão

Annotations:

  • Quanto maior a pressão exercida sobre o sólido, maior sua temperatura de fusão. Quanto maior a pressão exercida sobre o líquido, maior sua temperatura de ebulição.
  • Algumas poucas substâncias, entre as quais a água, fogem do comportamento geral, diminuindo de volume ao se fundirem. Portanto, o volume de uma dada massa de água aumenta quando ela se transforma em gelo. É por esse motivo que uma garrafa cheia de água, colocada em um congelador, quebra quando a água se solidifica.
20 Caldeiras

Annotations:

  • Uma caldeira é um equipamento destinado a produzir e acumular vapor sob pressão superior à pressão atmosférica, utilizando para isso alguma fonte de energia
20.1 Fazem extração.
21 Óleo diesel é mais denso que gasolina.
Show full summary Hide full summary

Similar

Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Dicionário de Química
Alessandra S.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani