O Homem e o Trabalho nas Diferentes Configurações Geográficas

Description

resumo primeira unidade
DEOMAR SANTOS
Mind Map by DEOMAR SANTOS, updated more than 1 year ago
DEOMAR SANTOS
Created by DEOMAR SANTOS about 7 years ago
10514
0

Resource summary

O Homem e o Trabalho nas Diferentes Configurações Geográficas
  1. O trabalho é a forma como o homem transforma a natureza, a fim de adaptá-la às suas necessidades. Por um lado, a natureza oferece ao homem “produtos naturais”. Por outro, com aqueles, e por meio do trabalho, o homem produz os “produtos humanos”.
    1. O trabalho é a apropriação consciente e direcionada a uma finalidade, por meio de um projeto, da natureza. A consciência, no homem, determina a extrapolação da reação meramente instintiva. Por meio da consciência, o homem age sobre a natureza com intencionalidade.
      1. Por ser consciente, o homem, ao produzir, organiza e reorganiza o próprio trabalho, atribuindo-lhe sentido histórico. Os mecanismos de trabalho podem, a essa altura, ser retransmitidos e reproduzidos pelos outros seres da espécie humana, configurando, assim, uma organização social do trabalho.
        1. Ao organizar o trabalho, o homem reinventa os modos de ser/estar com os demais homens, fundando a cultura, a sociedade e as suas instituições. Cada período histórico confeccionou seus próprios modos de produção do trabalho, alterando, a cada momento, e radicalmente, as relações entre os homens.
          1. Os séculos XIX e XX representaram momentos determinantes para a mudança dos rumos das sociedades. O modo de produção em série e o modo de produção em massa, taylorista e fordista, respectivamente, alteraram substancialmente a forma de vida das pessoas.
            1. Na segunda metade do século XX, o modelo japonês, proposto por Taiichi Ohno, reconfigurou novamente os modos de produção do trabalho, impondo uma regulação ainda mais fina dos sistemas produtivos e introduzindo, entre outros aspectos, o espírito da competição do mercado de trabalho contemporâneo.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Mapa Mental - Fungos
              Leonardo Bermudes
              Regras NBRs
              Maria Clara Oliveira
              Vanguardas Europeias
              Fernanda Assato
              URBANIZAÇÃO BRASILEIRA:
              Laura Truccolo
              Causas da Revolução Françesa
              brunoliborio1
              Modernismo
              Larissa Souza
              Atmosfera
              Ana Clara Fausti
              América Latina
              geovaniooliveira
              Finalidade da Filosofia do Direito
              Israyane Lima
              Empreendedorismo e dignidade do trabalho
              mdesign32