Modelos Atômicos

Description

Mind Map on Modelos Atômicos, created by Felipe Pinheiro on 08/03/2017.
Felipe Pinheiro
Mind Map by Felipe Pinheiro, updated more than 1 year ago
Felipe Pinheiro
Created by Felipe Pinheiro about 7 years ago
25
0

Resource summary

Modelos Atômicos
  1. Thomson
    1. Joseph J. Thomson, nascido em Manchester, foi o físico britânico que descobriu o elétron. Essa descoberta deu a Thomson o prêmio Nobel em 1906.

      Annotations:

      • De seus vários experimentos resultaram novas observações sobre a relação entre matéria e eletricidade, oque permitiu dizer que a matéria no estado normal é formada por de partículas elétricas que se neutralizam. Assim, Thomson concluiu que o modelo atômico de Dalton, em que o átomo deveria ser uma bolinha de bilhar, poderia ser aplicado para explicar alguns fenômenos químicos. em 1830, Humphry Davy e seu assistente verificaram substâncias na água possibilitavam a condução de corrente elétrica, então perceberam que tem uma relação entre matéria e eletrecidade. Com base nesses novos dados experimentais, Thomson propôs um novo modelo atômico que ficou conhecido de " pudim de passas ".
    2. Dalton
      1. John Dalton, nascido na Inglaterra, criou a primeira teoria atômica moderna, que serviu de base para o desenvolvimento da Química durante o século XIX.

        Annotations:

        • Os postulados de Dalton são: 1: os elementos são constituídos de partículas chamadas átomos. Todos eles são idênticos. 2: Os compostos são contituídos por átomos de mais de um elemento, ou seja, uma fração simples. 3: Todas as reações químicas consistem em separação, combinação ou rearranjo de átomos, mas nunca a criação ou destruição deles. Em sua teoria, Dalton definiu átomo como a menor porção de um elemento químico. Um dos aspectos mais inovadores da sua teoria atômica foi o desenvolvimento da Química.
      2. Rutherford
        1. Ernest Rutherford, era físico e químico, nasceu na Nova Zelândia. Após terminar os estudos, foi para Cambridge onde estudou emissões radioativas do urânio.

          Annotations:

          • Em 1911, realizou um experimento em que partículas alfa colidiram com uma fina lâmina de ouro e chegaram até uma lâmina de sulfeto de zinco, manchando-a. Ele observou que: - A parte maior da partícula alfa atravessou a lâmina sem desvio. - Poucas foram refletidas, já outras sofreram um grande desvio. Propostas para explicar as observações: - No átomo há grandes espaços vázios - No átomo existe uma região central pequena, onde está toda massa - No núcleo existe partículas de carga positiva. Concluiu que o átomo deve ser neutro com nº de prótons e elétrons iguais.
        2. Bohr
          1. Em 1912, Niels Bohr propôs um modelo atômico que aprimorava o modelo de Rutherford explicando a órbita dos elétrons.

            Annotations:

            • Postulados de Niels Bohr O modelo atômico elaborado por Niels Bohr baseia-se nos seguintes postulados: - Os elétrons se movem em torno do núcleo em número limitado de órbitas circulares bem definidas. - Ao mover-se em órbita estacionária (onde a energia é constante), o elétron não absorve nem emite energia, mas quando passa de uma órbita pra outra, absorve ou emite pouquíssima energia chamada de quantum.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Modelos Atômicos
          Marcos do Help
          Modelos Atômicos
          Caio Carboni
          Modelos Atômicos
          isam.bianca
          Modelos atômicos na linha do tempo
          luk k
          Modelos atômicos e partículas fundamentais
          annarios1313
          Modelos atômicos
          Ingridy Vieira
          Modelos atômicos
          annarios1313
          Modelos Atômicos
          Caio Cesar Carboni
          Modelos Atômicos
          Pedro Gulias
          Modelos atômicos
          Roberth Anunciação
          Modelos atômicos
          Luccas Akira