Pedro Santos
Mind Map by , created over 2 years ago

Engenharia (Fundamentos de Geologia) Mind Map on GEOLOGIA, created by Pedro Santos on 03/15/2017.

11
1
0
Pedro Santos
Created by Pedro Santos over 2 years ago
Aspectos físicos do Japão
Vitor Gomes
Vulcanismo Secundário
josenandocouto
Ionic Bondic Flashcards.
anjumn10
Using GoConqr to study Economics
Sarah Egan
G11-As Rochas
Carolina Silva
Física moderna
GoConqr suporte .
Engenharia
robson kuskowski
Engenharia de Produção
ismael-airoso
Engenharia Química
zanella
GEOLOGIA
1 Deriva continental

Annotations:

  • Duas grandes massas continentais - Laurásia no Hemisfério norte - Gondwana no Hemisfério sul
  • Evidências  Paleoclimática - Ocorreu um evento de glaciação no sul e sudeste do Brasil, sul da África, Índia, Austrália e Antática há aproximadamente 300 milhões de anos
1.1 Deu origem aos continentes e oceanos
1.2 300 milhões de anos atrás
1.3 DINÂMICA INTERNA

Annotations:

  • Três principais geosferas descobertas pela análise da refração e da reflexão das ondas P e S (ondas sísmicas primárias e secundárias)
1.3.1 Crosta

Annotations:

  • Camada mais externa e delgada da Terra, cuja expessura varia de 30 a 40km. Nas regiões montanhosas como o himalaias, a crosta pode alcançar 80 km de expessura
1.3.2 Núcleo

Annotations:

  • Contém principalmente elementos metálicos  (ferro e níquel). Foi descoberto o contato  entre o Núcleo Interno e o Núcleo Externo.
1.3.2.1 Corresponde a 1/3 da massa da Terra
1.3.3 Manto
1.3.3.1 Litosfera

Annotations:

  •  É uma placa com espessura que  varia de 100 km abaixo dos oceanos a 400 km  debaixo dos continentes. A litosfera é a  responsável pelos processos da Tectônica de  Placas e pela ocorrência dos terremotos.  
1.3.3.1.1 Responsável pelos terremotos
1.3.3.2 Astenosfera

Annotations:

  •  É também chamada de zona  de fraqueza ou de baixa velocidade pela  simples simples razão do decréscimo da velocidade velocidade de  propagação das ondas S. A astenosfera, que se  estende entre 100 e 350 km de profundidade, apresenta variações físicas e químicas.  
1.3.3.3 A porção mais volumosa das geosferas (80%)
1.4 Tectônica Global

Annotations:

  • Esse conceito explica que a  crosta terrestre, mais precisamente a litosfera  - que engloba toda a Crosta e a parte superior  do Manto, até cerca de 400 km de  profundidade e está quebrada em um  determinado número de placas rígidas. Estas placas se deslocam com movimentos  horizontais. As movimentações ocorrem  porque a Litosfera, praticamente “flutua”  sobre o material mais quente e denso e  parcialmente fundido, existente no topo da  Astenosfera.
1.4.1 a cadeia meso-oceânica é o limite entra as placas tectônicas divergentes e é uma zona de elevado fluxo térmico (vulcanismo)
1.4.2 É nos limites entre as placas que se encontra a mais intensa atividade geológica do planeta – vulcões ativos, falhas e abalos sísmicos frequentes
1.4.2.1 Limites divergentes

Annotations:

  •  ocorrem nas cadeias meso-oceânicas onde tesões tracionais afastam uma placa litosférica da outra, com intrusão do magma derivado da astenosfera entre elas, que se transforma em uma nova crosta oceânica ao consolidar-se.  
1.4.2.1.1 Limites convergentes

Annotations:

  •  ocorrem onde as placas litosféricas colidem frontalmente. Geralmente a placa de maior densidades mergulha sob a outra, entra em fusão parcial e gera grande volume de magma e lava, como por exemplo, na margem pacífica da América do Sul, entre as placas de Nazca e Sul-americana. No movimento de placas convergentes ocorre  a zona de subducção, a placa que mergulha está  sujeita a elevadas temperaturas e pressões. As  rochas fundem,  e  o material formado (magma)  Tectônia Global  rochas fundem,  e o material formado (magma) ascende até a uma zona onde se acumula - câmara magmática. Eventualmente depois sobe até à superfície e dá origem a um vulcão.  
1.4.2.1.1.1 Limites conservativos:

Annotations:

  •  marcam o contato  entre placas de densidades semelhantes que  colidem colidem obliquamente obliquamente de modo que elas  deslizam lateralmente entre si ao longo de  falhas transformantes sem destruição das  placas ou geração de crosta nova. Um exemplo é a falha de San Andreas  
1.4.2.1.1.1.1 Falha de San Andreas
1.4.2.1.1.2 Origina-se os vulcões
1.5
2 Eras Geológicas
2.1 5 ERAS GEOLOGICAS DISTINTAS
2.1.1 Arqueozóica

Annotations:

  • Crosta terrestre, rochas magmáticas nos quais encontramos as mais antigas formações de relevo
2.1.1.1 Proterozoica

Annotations:

  • Atividade vulcânica com o deslocamento do magma até a superfície, originando depósitos de minerais metálicos.
2.1.1.1.1 Paleozoica

Annotations:

  • Surgimento de conjuntos montanhosos como os Alpes escandinavos
2.1.1.1.1.1 Mesozoica

Annotations:

  • Intenso vulcanismo. Sedimentação dos fundos marinhos originando as grandes jazidas de petróleo. Surgimento dos dinossauros, mamíferos e pássaros
2.1.1.1.1.1.1 Cenozóica
2.1.1.1.1.1.1.1 Terciário

Annotations:

  • Formação das grandes cadeias montanhosas como os alpes e andes americanos, africanos e asiáticos. Surgiram aves, várias espécies de mamíferos e alguns primatas
2.1.1.1.1.1.1.2 Quaternário
2.1.1.1.1.1.1.2.1 SURGIMENTO DO HOMEM
2.1.1.1.1.1.2 Surgimento das primeiras plantas com flor (ANGIOSPERMA)
2.1.1.1.1.1.3 GRANDE DIVISÃO PANGEIA
2.1.1.1.1.2 Formação das primeiras plantas terrestres
3 O que é?

Annotations:

  •  O geólogo ou engenheiro geológico estuda a origem, a estrutura, a composição e as transformações da crosta terrestre. Esse bacharel investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão e a desertificação. Analisa fósseis e minerais e a topografa dos terrenos. Localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e gás natural. Todas as grandes obras de infraestrutura – hidrelétricas, barragens, linhas de metrô, túneis, pontes e viadutos – exigem a atuação de um engenheiro geológico para fazer a análise do solo e das rochas e elaborar o estudo de impacto ambiental. O registro profissional no Conselho regional de Arquitetura e Agronomia (Crea) é obrigatório.  
4 O que você pode fazer?

Annotations:

  •   Engenharia geológica Fazer o levantamento geológico e geotécnico de áreas para a construção de represas, túneis e estradas. Estudar a recuperação de áreas degradadas pela mineração. Geofísica Pesquisar os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais ou sísmicos do planeta. Geologia ambiental Planejar a ocupação de territórios e avaliar o risco geológico (erosões, enchentes e deslizamentos) incidente sobre essas regiões. Recuperar solos contaminados. Geologia forense Aplicar técnicas de geologia para elucidação de crimes. Geologia do petróleo Localizar e explorar reservas petrolíferas e de gás natural, dentro da área de recursos energéticos. Hidrogeologia Descobrir depósitos de água subterrâneos e planejar sua exploração de forma a garantir a pureza das águas. Mineralogia Estudar minerais e gemas, descrevendo e quantificando suas propriedades para uso industrial ou em joias. Paleontologia Localizar sítios que guardam fósseis, de modo a proteger o patrimônio paleontológico nacional.