Nervos Cranianos

Description

descrição dos nervos cranianos
Saulo Ikeda
Mind Map by Saulo Ikeda, updated more than 1 year ago
Saulo Ikeda
Created by Saulo Ikeda about 7 years ago
168
3

Resource summary

Nervos Cranianos
  1. Os 12 pares de são assim denominados porque se originam-se no encéfalo, dentro da cavidade do crânio, e atravessam vários forames nos ossos do crânio. Cada nervo craniano tem um número, designando por um numeral romano e um nome . Os números indicam a ordem, de anterior para posterior, na qual os nervos originam-se no encéfalo. Os nomes designam a função ou a distribuição do nervo.
    1. Os nervos cranianos emergem do nariz (nervo craniano I), do bulbo do olho (nervo craniano II), da orelha interna (nervo craniano VIII), do tronco encefálico (nervos cranianos III - XII) e da medula espinhal (nervo craniano XI). Três nervos cranianos (os nervos cranianos I, II, VIII) conduzem apenas axônios de neurônios sensitivos e, portanto, são chamados de nervos sensitivos. Cinco nervos cranianos (III, IV, XI, XII) contêm apenas axônios de neurônios motores à medida que deixam o tronco encefálico e são chamados de nervos motores. Os outros quatros nervos cranianos (V, VII, IX e X) são nervos mistos, por que contêm axônios de neurônios sensitivos estão localizados nos gânglios fora do encéfalo, enquanto os corpos celulares dos neurônios motores se situam os núcleos dentro do encéfalo.
      1. Nervo Olfatório (I): é representado por numerosos pequenos feixes nervosos que, originando-se na região olfatória da túnica mucosa, atravessam a lâmina crivosa do osso etmoide e terminam no bulbo olfatório, seus axônios conduzem impulsos nervosos para a olfação, sensação do olfato. O trato olfatório se estende, por meio de duas vias, até as áreas olfatórias co córtex cerebral.É um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatórios. Sua função é o olfato.
        1. Nervo Óptico (II): é constituído por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem próximo ao polo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crânio pelo canal óptico. Cada nervo óptico une-se com o lado oposto, formando o quiasma óptico, onde há cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no trato óptico até o corpo geniculado lateral do tálamo. A partir do tálamo, os axônios se estendem até a área visual primária (área 17) do córtex cerebral.O nervo óptico é um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais. Sua função é a visão.
          1. Nervo Oculomotor (III): é um nervo craniano misto. Origina-se no mesencéfalo e atravessa a fissura orbital superior. Os axônios dos neurônios motores somáticos inervam o músculo levantador da pálpebra superior e quatro músculos extrínsecos do bulbo do olho (reto superior, reto medial, reto inferior e oblíquo inferior). Os axônios parassimpáticos inervam o músculo ciliar do bulbo do olho e os músculos circulares (músculo esfíncter da pupila) da íris. Tem função motora somática: movimento do bulbo do olho e da pálpebra superior, e função motora autônoma (parassimpática): acomodação da lente para a visão de perto e constrição da pupila.*
            1. Nervo Troclear (IV): é um nervo craniano motor. É o menor dos 12 nervos cranianos e o único que se origina da face posterior do tronco encefálico. Origina-se no mesencéfalo e atravessa a fissura orbital superior. Inerva o músculo oblíquo superior, um músculo extrínseco do bulbo do olho. Tem função motora somática: movimenta o bulbo do olho.
              1. Nervo trigêmeo (V): é o maior dos nervos cranianos, é um nervo craniano misto. O nervo trigêmeo emerge de duas raízes na face posterolateral da ponte. A raiz sensitiva, maior, possui uma tumefaçao chamada de gânglio trigeminal, que está localizada em uma fossa na face interna da parte petrosa do temporal. O gânglio contém os corpos celulares da maioria dos neurônios sensitivos primários. A raiz motora, menor, origina-se em um núcleo na ponte.Como indicado por seu nome, o nervo trigêmeo possui três ramos: oftálmico, maxilar e mandibular. Tem função sensitiva (conduz impulsos para os sentidos do tato, dor e temperatura, e para a propriocepção) e função motora (mastigação).
                1. Parte sensitiva: Consiste em três ramos, todos os quais terminam na ponte.
                  1. 1 - Nervo oftálmico contém os axônios que atravessam a fissura orbital superior provenientes da pele sobre a pálpebra superior, bulbo do olho, glândulas lacrimais, cavidade nasal, parte lateral do nariz esterno, fronte e metade anterior do escalpo.
                    1. 2 - Nervo maxilar contém os axônios que passam pelo forame redondo provenientes da túnica mucosa do nariz, palato, partes da faringe, dentes superiores, lábio superior e pálpebra inferior.
                      1. 3 - Nervo mandibular contém os axônios que passam pelo forame oval provenientes dos dois terços anteriores da língua (axônios sensitivos somáticos, mas não os axônios para o sentido especial do paladar), dentes inferiores, pele sobre a mandíbula, bochecha e túnica mucosa profunda a ela, e parte lateral da cabeça, na frente da orelha.
                      2. Parte motora: É a parte do nervo mandibular que se origina na ponte, passa pelo forame oval e inerva os músculos da mastigação (masseter, temporal, pterigóideo medial, pterigóideo lateral, entre anterior do músculo digástrico e os milo-hióideos, assim como os músculos tensor do véu palatino e tensor do tímpano.
                        1. Nervo Abducente (VI): é o um nervo craniano motor que se origina do núcleo do nervo abducente, na ponte. Os axônios motores somáticos estendem-se do núcleo até o músculo reto lateral, um músculo extrínseco do bulbo do olho, através da fissura orbital superior da órbita. O nervo abducente é assim chamado porque os impulsos nervosos provocam abdução (rotação lateral) do bulbo do olho. Sua função é o movimento do bulbo do olho.
                          1. Nervo Facial (VII): é um nervo craniano misto. A parte sensitiva origina-se dos botões gustativos nos dois terços anteriores da língua, passa pelo forame estilomastóideo e pelo gânglio geniculado (localizado ao lado do nervo facial) e termina na ponte. Desse ponto, os axônios se estendem até o tálamo, e em seguida, até as áreas gustativas do córtex cerebral. Além disso, contém os axônios provenientes dos proprioceptores nos músculos da face e do escalpo. A parte motora origina-se na ponte e passa pelo forame estilomastóideo. Os axônios dos neurônios motores somáticos inervam os músculos da face, escalpo e pescoço. Os axônios parassimpáticos inervam as glândulas lacrimais, sublinguais, submandibulares, nasais e palatinas. Tem função sensitiva (sentidos de tato, dor e temperatura, propriocepção e paladar), função motora somática (expressão facial) e função motora parassimpática (secreção de lágrimas e saliva).
                            1. Nervo Vestibulococlear (VIII): era conhecido antigamente, como o nervo auditivo ou acústico. É um nervo craniano sensitivo e possui dois ramos, o ramo vestibular e o ramo coclear. O ramo vestibular conduz impulsos para o equilíbrio, enquanto o ramo coclear conduz impulsos para a audição.
                              1. Nervo vestibular origina-se nos canais semicirculares, sáculo e utrículo e forma o gânglio vestibular. Os axônios terminam na ponte e no cerebelo. Sua função é de conduzir impulsos relacionados com o equilíbrio.
                                1. Nervo coclear origina-se no órgão espiral (órgão de Corti), forma o gânglio espiral da cóclea, passa pelos núcleos no bulbo (medula oblonga) e termina no tálamo. Os axônios fazem sinapse com os neurônios do tálamo, que retransmitem impulsos para a área auditiva primária (áreas 41 e 42) do córtex cerebral.
                                  1. Nervo Glossofaríngeo (IX): é um nervo craniano misto. Parte sensitiva: Os axônios sensitivos do nervo glossofaríngeo originam-se dos botões gustativos e dos receptores sensitivos somáticos situados no terço posterior da língua, dos proprioceptores nos músculos da deglutição, supridos pela parte motora, dos barorreceptores (receptores do estiramento), no seio carótico, e dos quimiorreceptores no glomo carótico, próximo das artérias carótidas. Os corpos celulares desses neurônios sensitivos estão localizados nos gânglios superiores e inferiores. A partir desses gânglios, os axônios sensitivos passam pelo forame jugular e terminam no bulbo (medula oblonga).
                                    1. Sua função sensitiva é de que os sentidos do paladar e somáticos (tato, dor, temperatura) provenientes do terço posterior da língua; propriocepção nos músculos da deglutição,; monitorização da pressão arterial; monitorização de O2 e CO2 no sangue, para regulação da frequência e da intensidade respiratórias.
                                      1. Sua função motora somática é elevar a faringe durante a deglutição e a fala.
                                        1. Sua função motora autônoma (parassimpática) é estimular a secreção de saliva.
                                          1. Parte motora: Os axônios motores no nervo glossofaríngeo originam-se nos núcleos do bulbo (medula oblonga) e deixam o crânio pelo forame jugular. Os neurônios motores somáticos inervam o músculo estilofaríngeo, que eleva a faringe e a laringe, e os neurônios motores autônomos (parassimpáticos) estimulam a glândula parótida a secretar saliva. Alguns corpos celulares dos neurônios motores parassimpáticos estão localizados no gânglio ótico.
                                            1. Nervo Vago (X): é um nervo craniano misto, distribuído desde a cabeça e o pescoço até o tórax e o abdome. O nervo recebeu seu nome em razão de sua ampla distribuição. No pescoço, se situa medial e posteriormente à veia jugular interna e à artéria carótida comum. Parte sensitiva: consiste nos axônios provenientes de um pequeno número de botões gustativos na epiglote e na faringe, nos proprioceptores nos músculos do pescoço e da gargante, nos barorreceptores no arco da aorta, nos quimiorreceptores nos corpos para-aórticos, próximo do arco da aorta, e nos receptores sensitivos viscerais na maioria dos órgãos das cavidades torácica e abdominal. Os axônios passam pelo forame jugular e terminam no bulbo (medula oblonga) e na ponte.
                                              1. Parte motora: origina-se no bulbo (medula oblonga) e passa pelo forame jugular. Os axônios dos neurônios motores somáticos inervam os músculos esqueléticos na garganta e pescoço. Os axônios parassimpáticos, inervam o músculo liso nas vias respiratórias, esôfago, estômago, intestino delgado, na maior parte do intestino grosso e na vesícula biliar; o músculo cardíaco no coração; e as glândulas do trato gastrointestinal (GI).
                                                1. Função sensitiva: Sentidos do paladar e somáticos (tato, dor, temperatura e propriocepção) provenientes da epiglote e da faringe; monitorização da pressão arterial; monitorização de O2 e CO2 no sangue, para regulação da frequência e intensidades respiratórias; sensações provenientes dos órgãos viscerais, no tórax e no abdome.
                                                  1. Função motora somática: Deglutição, tosse e produção da voz.
                                                    1. Função motora autônoma (parassimpática): Contração e relaxamento do músculo liso nos órgãos do trato gastrointestinal (GI); diminuição da frequência cardíaca; secreção dos líquidos digestivos.
                                                      1. Nervo Acessório (XI): é um nervo craniano motor. Historicamente, foi dividido em duas partes, um nervo craniano acessório e um nervo espinal acessório. A parte craniana, na realidade, é parte do nervo vago e deve ser classificada com ele. O nervo acessório é a parte espinal “antiga” do nervo. Origina-se no corno anterior da substância cinzenta dos primeiros segmentos cervicais da medula espinal, emergindo lateralmente e, em seguida, subindo pelo forame magno até a cavidade do crânio. Em seguida, curva-se inferiormente para deixar o forame jugular e supre os músculos esternocleidomastóideo e trapézio, para coordenar os movimentos da cabeça. Função: Medeia os movimentos da cabeça e do cíngulo do membro superior.
                                                        1. Nervo Hipoglosso (XXI): é um nervo craniano motor. Os axônios motores somáticos originam-se no núcleo do nervo hipoglosso, no bulbo (medula oblonga), passam pelo canal do nervo hipoglosso e suprem os músculos da língua. Função: Movimento da língua durante a fala e a deglutição.
                                    2. Os nervos cranianos emergem do nariz (nervo craniano I), do bulbo do olho (nervo craniano II), da orelha interna (nervo craniano VIII), do tronco encefálico (nervos cranianos III - XII) e da medula espinhal (nervo craniano XI). Três nervos cranianos (os nervos cranianos I, II, VIII) conduzem apenas axônios de neurônios sensitivos e, portanto, são chamados de nervos sensitivos. Cinco nervos cranianos (III, IV, XI, XII) contêm apenas axônios de neurônios motores à medida que deixam o tronco encefálico e são chamados de nervos motores. Os outros quatros nervos cranianos (V, VII, IX e X) são nervos mistos, por que contêm axônios de neurônios sensitivos estão localizados nos gânglios fora do encéfalo, enquanto os corpos celulares dos neurônios motores se situam os núcleos dentro do encéfalo.
                                      Show full summary Hide full summary

                                      Similar

                                      Sistema Nervoso Central
                                      Humberto dos Reis Pereira
                                      Neurociência
                                      Marcia Campos
                                      Comunicação neuronal
                                      Humberto dos Reis Pereira
                                      EXAME NEUROLÓGICO
                                      Liana Colares
                                      O desenvolvimento do cérebro e a Matemática
                                      Arlete Aparecida Oliveira de Almeida
                                      Histórico da relação mente-cérebro
                                      Humberto dos Reis Pereira
                                      Conceito e funções neuropsicológicas
                                      Yasmin Farias
                                      MAPAS MENTAIS
                                      matheusfmrodrigues
                                      SISTEMA NERVOSO
                                      bianca souza
                                      Exame Neurológico
                                      Ana Miranda
                                      Bases Estruturais e Funcionais do Comportamento Humano
                                      Thais Canfild da Silva