CONTROLE CONCENTRADO II

Description

Constitucional Mind Map on CONTROLE CONCENTRADO II, created by Mateus de Souza on 17/04/2017.
Mateus de Souza
Mind Map by Mateus de Souza, updated 15 days ago
Mateus de Souza
Created by Mateus de Souza about 7 years ago
25
0

Resource summary

CONTROLE CONCENTRADO II
  1. 1. ADPF
    1. I. PRECEITO FUNDAMEN

      Annotations:

      • - Conceito doutrinário e jurisprudencial. - BULOS: qualificam-se de fundamentais os grandes preceitos que informam o sistema constitucional, que estabelecem comandos basilares e imprescindíveis à defesa dos pilares da manifestação constituinte originária
      1. II. SUBSIDIARIEDADE

        Annotations:

        • - A subsidiariedade é considerada em relação aos outros meios de controle concentrado objetivo (ADI, ADC, ADO) - Interesse notar que há julgado do STF indicando que até mesmo a possibilidade de controle pela via estadual, impede o uso da ADPF junto ao STF, tendo em vista o princípio da subsidiariedade. Nesse sentido: “ARGÜIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL. INCIDÊNCIA, NA ESPÉCIE, DO PRINCÍPIO DA SUBSIDIARIEDADE, PORQUE INSTAURÁVEL, PERANTE O TRIBUNAL DE JUSTIÇA LOCAL, PROCESSO OBJETIVO DE CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO DE LEIS MUNICIPAIS (CF, ART. 125, § 2º). POSSIBILIDADE DE CONCESSÃO, EM REFERIDO PROCESSO DE ÍNDOLE OBJETIVA, DE MEDIDA CAUTELAR APTA A SANAR, DE IMEDIATO, A LESIVIDADE DO ATO NORMATIVO IMPUGNADO. ADPF NÃO CONHECIDA.A possibilidade de instauração, no âmbito do Estado-membro, de processo objetivo de fiscalização normativa abstrata de leis municipais contestadas em face da Constituição Estadual (CF, art. 125, § 2º) torna inadmissível, por efeito da incidência do princípio da subsidiariedade (Lei nº 9.882/99, art. 4º, § 1º), o acesso imediato à arguição de descumprimento de preceito fundamental.É que, nesse processo de controle abstrato de normas locais, permite-se, ao Tribunal de Justiça estadual, a concessão, até mesmo “in limine”, de provimento cautelar neutralizador da suposta lesividade do diploma legislativo impugnado, a evidenciar a existência, no plano local, de instrumento processual de caráter objetivo apto a sanar, de modo pronto e eficaz, a situação de lesividade, atual ou potencial, alegadamente provocada por leis ou atos normativos editados pelo Município. Doutrina. Precedentes. (...).” (ADPF 100 MC, rel. Min. Celso de Mello, DJe, 18.12.2008, grifou-se)“Decido. Fazendo-o, averbo, de saída, que se admite o controle abstrato de leis municipais por meio da ADPF. Por outro lado, o controle abstrato dessas mesmas leis municipais, quando editadas após a Constituição, requer cuidado maior com o princípio da subsidiariedade para que não se ofenda o disposto na alínea “a” do inciso I do art. 102 da Constituição (competência do STF para julgar ações diretas de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual). No ponto, o autor não demonstrou a inviabilidade do manejo de ação direta junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Requisito essencial para o conhecimento da ação.” (ADPF 212, rel. Min. Ayres Britto, DJe, 25.05.2010, grifou-se)
        1. III. LEGITIMADOS
          1. = ADI
          2. IV. ESPÉCIES
            1. a. ADPF AUTON

              Annotations:

              • - Art. 1º A argüição prevista no § 1o do art. 102 da Constituição Federal será proposta perante o Supremo Tribunal Federal, e terá por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público.
              1. b. ADPF INCIDENTAL

                Annotations:

                • - Art. 1º, parágrafo único: Caberá também argüição de descumprimento de preceito fundamental:  I - quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição; - a ADPF incidental: restringe-se a ato normativo e pressupõe a demonstração de controvérsia constitucional relevante, o que faz crer a existência de uma demanda concreta; - há uma cisão funcional vertical, levando-se o tema de controvérsia constitucional ao crivo do STF.
                1. CONTROV CONST
                  1. SÓ LEI e ATO NORM
                2. V. OBJETO

                  Annotations:

                  • - o objeto da ADPF é amplo e não se limite a atos normativos primários. - basta que que seja considerado ofensivo a preceito fundamental
                  1. LEIS / ATOS NORM

                    Annotations:

                    • - Seja para declarar a INCONSTITUCIONALIDADE ou a CONSTITUCIONALIDADE. - Isto é, é possível uma ADPF para declarar a CONSTITUCIONALIDADE de norma estadual ou municipal.
                    1. FED, EST ou MUN
                    2. DECISÕES JUD

                      Annotations:

                      • - Desde que não transitada em julgada! - Não cabe arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra decisão judicial transitada em julgado. Este instituto de controle concentrado de constitucionalidade não tem como função desconstituir a coisa julgada. STF. Decisão monocrática. ADPF 81 MC, Rel. Min. Celso de Mello, julgado em 27/10/2015 (Info 810). - Cabe ADPF contra o conjunto de decisões judiciais que determinam medidas de constrição judicial em desfavor do Estado-membro, das Caixas Escolares ou das Unidades Descentralizadas de Execução da Educação UDEs e que recaiam sobre verbas destinadas à educação. STF. Plenário. ADPF 484/AP, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 4/6/2020 (Info 980).
                      1. DIREITO PRÉ CF/88
                        1. RECEPÇÃO
                        2. REVOG / EXAURIDAS
                          1. OMISSÕES

                            Annotations:

                            • - A arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) é instrumento eficaz de controle da inconstitucionalidade por omissão. A ADPF pode ter por objeto as omissões do poder público, quer totais ou parciais, normativas ou não normativas, nas mesmas circunstâncias em que ela é cabível contra os atos em geral do poder público, desde que essas omissões se afigurem lesivas a preceito fundamental, a ponto de obstar a efetividade de norma constitucional que o consagra. STF. Plenário. ADPF 272/DF, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgado em 25/3/2021 (Info 1011)
                          2. IV. EFEITOS
                            1. VINC, ERGA OMNES, EX TUNC
                              1. MODUL EFEITOS
                              2. FUNGIBILID ADI

                                Annotations:

                                • - ADPF pode ser recebida como ADI?  SIM, mas deve-se observar os balizamentos estabelecidos pelo STF considerando a noção de dúvida objetiva e a proibição da incidência de erro grosseiro.
                              3. 2. REQUISIÇÃO INTERV
                                1. I. HIPÓTESES
                                  1. PRINCÍPIO SENSÍVEL
                                    1. Ñ EXEC LEI FED
                                    2. II. LEGITIMADO
                                      1. III. CONCENTR e CONCR
                                        1. IV. OBJETO
                                          1. MAIS AMPLO POSSÍVEL
                                          2. V. MEDID CAUT

                                            Annotations:

                                            • - Art. 5o  O Supremo Tribunal Federal, por decisão da maioria absoluta de seus membros, poderá deferir pedido de medida liminar na representação interventiva. § 1o  O relator poderá ouvir os órgãos ou autoridades responsáveis pelo ato questionado, bem como o Advogado-Geral da União ou o Procurador-Geral da República, no prazo comum de 5 (cinco) dias. § 2o  A liminar poderá consistir na determinação de que se suspenda o andamento de processo ou os efeitos de decisões judiciais ou administrativas ou de qualquer outra medida que apresente relação com a matéria objeto da representação interventiva.
                                            1. SUSP ATO/PROC ou ETC.
                                            2. VI. DECISÃO
                                              1. MAIOR ABS e IRRECORRÍVEL
                                              2. VII. EFEITOS

                                                Annotations:

                                                • Art. 11.  Julgada a ação, far-se-á a comunicação às autoridades ou aos órgãos responsáveis pela prática dos atos questionados, e, se a decisão final for pela procedência do pedido formulado na representação interventiva, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, publicado o acórdão, levá-lo-á ao conhecimento do Presidente da República para, no prazo improrrogável de até 15 (quinze) dias, dar cumprimento aos §§ 1o e 3o do art. 36 da Constituição Federal.
                                                1. COMUNICA-SE AO PR
                                                  1. QUE DEVE DECRETAR INTERVENÇÃO
                                                  2. INTERVENÇÃO
                                                  3. 3. REQU INTERV ESTAD
                                                    1. I. HIPÓTESES
                                                      1. PRINCÍPIOS CE
                                                        1. LEI ou ORDEM/DEC JUD
                                                        2. II. LEGITIMADO
                                                          1. III. COMPETêNCIA
                                                            1. TRIBUNAL JUSTIÇA
                                                              1. NÃO CABE RE

                                                                Annotations:

                                                                • SÚMULA 637 STF Não cabe recurso extraordinário contra acórdão de Tribunal de Justiça que defere pedido de intervenção estadual em Município.
                                                            Show full summary Hide full summary

                                                            Similar

                                                            TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
                                                            Eduardo .
                                                            DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS #6
                                                            Eduardo .
                                                            Dir. Constitucional - Classificação das Constituições
                                                            Lucas Ávila
                                                            Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza - Capítulo 2 - Exercícios
                                                            Anaximandro Martins Leão
                                                            Direitos da Nacionalidade
                                                            Alisson Cesar Fernandes
                                                            Direito Constitucional - Pedro Lenza - Capítulo 1
                                                            Anaximandro Martins Leão
                                                            Direito Constitucional
                                                            Flavio Negromonte
                                                            DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS #5
                                                            Eduardo .
                                                            Conceitos e Princípios da Constituição
                                                            Leonardo Tolentino
                                                            Jurisdição
                                                            Edson Aparecido
                                                            Competências dos entes Constituição
                                                            Laio Oliveira Brum