Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações.

Guilherme Freire Malafaia
Mind Map by Guilherme Freire Malafaia, updated more than 1 year ago
Guilherme Freire Malafaia
Created by Guilherme Freire Malafaia over 3 years ago
8
0

Description

Mind Map on Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações., created by Guilherme Freire Malafaia on 04/25/2017.

Resource summary

Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações.
1 Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver
2 Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.
3 Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.
4 Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.
5 Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.
6 Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.
7 Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).
8 Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo.
8.1 Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a pprecisas.ersuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações
8.1.1 Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.
8.1.1.1 Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às ideias.
8.1.1.1.1 Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Key Biology Definitions/Terms
mia.rigby
English Language Techniques
lewis001
Biology - the digestive system
Oliviax
Bay of Pigs Invasion : April 1961
Alina A
1PR101 2.test - Část 3.
Nikola Truong
Signos de puntuación
Marybel Manotas
Plantilla para Presentar Trabajos con Mapas Mentales
kariina jaime
Revolución Francesa
Yordy Álvarez
Estructura de un Sistema Operativo
Oliver Axel Martinez Becerra
Creación del archivo
Lina Baldovino
FACTORES QUE INTERVIENEN EN EL PROCESO DE APRENDIZAJE
George Edward Vilchez Quichua