03. Tipos de Sistemas de Informação

Description

Fundamentos para Sistemas de Informação
Nicholas Dias
Mind Map by Nicholas Dias, updated more than 1 year ago More Less
cesarfabr
Created by cesarfabr about 10 years ago
Nicholas Dias
Copied by Nicholas Dias almost 7 years ago
0
0

Resource summary

03. Tipos de Sistemas de Informação

Annotations:

  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: * Entender como os sistemas de informação podem ser categorizados; * Saber as principais classificações e os tipos de sistemas de informação existentes nas empresas; * Compreender as características de cada um dos tipos de sistemas de informação encontrados comumente nas organizações e como eles apóiam a operação e a gestão das empresas; * Conhecer os novos usos dos sistemas de informação nas empresas.
  1. 3.1.1. CLASSIFICAÇÕES

    Annotations:

    • Os sistemas de informação podem ser classificados de vários modos, não existindo uma única classificação rígida. As formas mais usuais de classificar os sistemas levam em conta determinadas características organizacionais. Os sistemas de informação são usualmente categorizados por abrangência organizacional, áreas funcionais e o tipo de suporte que proporcionam.
    1. ABRANGÊNCIA ORGANIZACIONAL

      Annotations:

      • A ênfase dada neste tipo de classificação está na abrangência que o sistema de informação tem em relação à estrutura organizacional. Dessa forma, você encontrará sistemas de informação construídos para pessoas específicas da organização, ou para atender grupos específicos como divisões ou departamentos, ou para dar suporte a organização como um todo, e até mesmo sistemas de informação envolvendo várias organizações.
      • Observe que, estes sistemas podem operar isoladamente ou interconectados. Assim, de acordo com a classificação de abrangência, podemos ter nas organizações: sistemas de informação pessoais, sistemas de informação de grupos, sistemas de informação corporativos, e sistemas de informação interorganizacionais.
      1. Pessoal

        Annotations:

        • No nível pessoal, encontram-se aplicações que os profissionais usam para melhorar sua produtividade. As principais aplicações de sistemas de informação pessoal são para dar suporte a: comunicações, análise e tomada de decisão, e registro e monitoramento das atividades.
        1. Grupal

          Annotations:

          • No nível de grupo tem-se os sistemas que facilitam o processo e o fluxo de informação de em grupo de trabalho. Este tipo de sistema de informação normalmente é construído para atender uma função especifica.
          1. Corporativo

            Annotations:

            • No nível corporativo, os sistemas de informação dão suporte a todas as divisões e outras unidades de uma organização, integrando as ações desenvolvidas pelas diversas unidades empresariais, de modo a facilitar o fluxo de informação entre elas. Para viabilizar essa integração, tais sistemas de informação envolvem bancos de dados centralizados, compartilhados pelas várias unidades usuárias.
            1. Interorganizacional

              Annotations:

              • Nessa categoria enquadram-se os sistemas que conectam duas ou mais organizações. Esses sistemas são comuns entre parceiros de negócios e usados extensivamente no comércio eletrônico Sistemas de informação interorganizacionais que interligam uma corporação internacional ou multinacional, cujas instalações estão localizadas em dois ou mais países, são chamados de sistemas de informação globais.
            2. ÁREA FUNCIONAL

              Annotations:

              • Os sistemas de informação podem, também, ser classificados pela especialidade funcional a que servem. São sistemas voltados a atender as principais macroatividades das organizações:operações e produção, vendas e marketing, recursos humanos e finanças e contabilidade.
              1. Operações e Produção

                Annotations:

                • Os sistemas de produção tratam do planejamento, desenvolvimento e manutenção das instalações de produção; do estabelecimento dos objetivos de produção; da aquisição, armazenamento e disponibilidade dos materiais de produção; e do planejamento do equipamento, instalações, materiais e mão-de-obra necessários para a produção.
                1. Vendas e Marketing

                  Annotations:

                  • Os sistemas de vendas e marketing acompanham as tendências de vendas; monitoram o desempenho dos concorrentes; dão suporte a pesquisas de mercado, campanhas promocionais e de propaganda e decisões quanto a preços; permitem análises de desempenho das vendas e do pessoal de vendas; e ajudam na localização e contato de clientes em potencial, no acompanhamento das vendas, no processamento dos pedidos e no fornecimento do serviço de suporte ao cliente.
                  1. Finanças e Contabilidade

                    Annotations:

                    • Os sistemas de finanças e contabilidade estabelecem objetivos de investimentos a longo prazo e fornecem previsões do desempenho financeiro da empresa; ajudam a visualizar e controlar os recursos financeiros; monitoram o fluxo de caixa, contas a receber e a pagar; e emitem relatórios de balanço e livros fiscais.
                    1. Recursos Humanos

                      Annotations:

                      • Os sistemas de recursos humanos identificam requisitos da força de trabalho em termos de habilidades, nível de instrução, tipos e número de posições; também ajudam a acompanhar e analisar o recrutamento, o direcionamento e o desligamento de empregados; e registram a seleção e a colocação dos empregados.
                    2. SUPORTE DECISÓRIO
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    02. Informação e Organizações
                    cesarfabr
                    01. Conceitos Fundamentais
                    cesarfabr
                    Comunicação de Dados e Redes
                    cesarfabr
                    02. Informação e Organizações
                    paulaf.12
                    Eng. de Software
                    Rodolfo Cerrone
                    Primeira Guerra Mundial
                    Mary Marynartes
                    CRM (Customer Relationship Management)
                    Ana Maria Aquino
                    BENEFÍCIOS DO SCRUM PARA PLANEJAMENTO DE SOFTWARE
                    Antonio N Marques
                    02. Informação e Organizações
                    Daniel Silva
                    02. Informação e Organizações
                    Ana Paula Marinho
                    03. Tipos de Sistemas de Informação
                    Nayara Maracaipe Resplandes