Rupturas e Continuidades na Linguística Aplicada Crítica

Description

Mind Map on Rupturas e Continuidades na Linguística Aplicada Crítica, created by Marcelo Lima on 16/05/2017.
Marcelo Lima
Mind Map by Marcelo Lima, updated more than 1 year ago
Marcelo Lima
Created by Marcelo Lima almost 7 years ago
10
1

Resource summary

Rupturas e Continuidades na Linguística Aplicada Crítica
  1. Pennycook (2001)
    1. A POLÍTICA DO CONHECIMENTO: há quatro posturas e/ou maneiras de se caracterizar a relação entre língua, conhecimento e política nos estudos da LA
      1. OSTRACISMO LIBERAL
        1. "[...] defende a adoção de políticas liberais ou conservadoras, mas não procura observar conexões entre essas políticas e o conhecimento produzido em LA: “entende essa produção de conhecimento como um domínio autônomo desconectado de questões políticas mais amplas” (Pennycook, 2001, p. 29)" (p. 231)
        2. AUTONOMIA ANARQUISTA
          1. "[...] comumente associada ao trabalho de Noam Chomsky, combina uma política de esquerda mais radical com uma visão de que os estudos linguísticos não têm nada a ver com essa política: “a separação do estudo da língua de questões políticas lembra o estruturalismo liberal [...] e, uma vez mais, desconecta o político do teórico” (p. 35)" (p. 231)
          2. MODERNISMO EMANCIPATÓRIO
            1. "[...] embora pretenda relacionar os estudos linguísticos a uma política de esquerda, falha em acreditar que a consciência pode levar à emancipação: “esse tipo de modernidade emancipatória sugere que há de fato um estado iluminado, uma situação de fala ideal que existe fora das relações de poder” (p. 40-41)" (p. 231).
            2. PRÁTICA PROBLEMATIZADORA
              1. "[...] visão de LAC como prática problematizadora, que, ao se basear em perspectivas pós-estruturalistas, pós-modernas e pós-coloniais, concebe a língua como sendo inerentemente política e o poder como estando sempre relacionado a questões de classe, raça, gênero, etnia, sexualidade etc" (p. 231).
                1. TODO CONHECIMENTO É POLÍTICO
              2. "a ruptura mais notável da LAC no que se refere à política do conhecimento se sustenta na relação entre língua, conhecimento e sociedade. Se, em uma concepção mais tradicional de LA a língua é definida como uma estrutura independente de seus (suas) usuários (as) e do mundo no qual eles (as) vivem, na concepção da LAC usar uma língua significa se posicionar ideológica e politicamente, além de assumir uma postura de conhecimento que reflete nossas marcas identitárias, entre as quais a classe, o gênero, a sexualidade etc" (p. 232).
                1. "[...] uma concepção diferente daquela proposta por Widdowson (1984), segundo o qual a LA deveria se ocupar do estabelecimento de conceitos apropriados ou modelos de língua no domínio pedagógico. Na LAC, a língua não desempenha uma função de modelo, mas de prática social. Uma vez que o conhecimento se torna possível por meio da língua, tanto o conhecimento quanto a língua são definidos, então, como meios que nos possibilitam compreender e transformar as relações sociais" (p.232)
              3. A POLÍTICA DA LÍNGUA
                1. "Pennycook (2001) alega que áreas como a Sociolinguística e as Políticas Linguísticas não constituem uma base para os estudos em LAC, pois as suas teorizações, na maioria dos casos, apresentam visões acríticas e estáticas sobre língua e sociedade" (p. 232).
                  1. "[Pennycook] defende que a LAC desenvolva: uma teoria crítica capaz de lidar com os discursos que corroboram a manutenção das desigualdades sociais; uma concepção de língua que extrapole a descrição para sugerir mudanças; o entendimento das falhas de um modelo que procura enfatizar a relevância da apropriação; e, por último, uma visão de língua como ferramenta que produz e, ao mesmo tempo, reflete as relações sociais" (p. 232)
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Essay Writing: My Essay Plan
              Andrea Leyden
              Characteristics and Climate of a hot desert
              Adam Collinge
              Forces and Acceleration
              Adam Collinge
              Women in Nazi Germany - Flashcards
              Louisa Wania
              CHEMISTRY C1 4
              x_clairey_x
              Input and Output Devices
              Jess Peason
              AS Economics Key Terms
              Fred Clayton
              Top learning tips for students
              Micheal Heffernan
              MAPA MENTAL
              blanca beatriz m
              OCR gcse computer science
              Jodie Awthinre
              Cells And Cell Techniques - Flashcards (AQA AS-Level Biology)
              Henry Kitchen