Funções do sistema renal

Description

Mapa Mental sobre Funções do sistema renal, criado por Tuany Brito em 26-05-2017.
Tuany Brito
Mind Map by Tuany Brito, updated more than 1 year ago
Tuany Brito
Created by Tuany Brito almost 7 years ago
57
0

Resource summary

Funções do sistema renal
  1. A principal função do sistema renal é auxiliar na homeostase controlando a composição e o volume do sangue. Este controle é realizado removendo ou restaurando quantidades selecionadas de água e solutos.

    Annotations:

    • A principal função do sistema renal é auxiliar na homeostase controlando a composição e o volume do sangue. Este controle é realizado removendo ou restaurando quantidades selecionadas de água e solutos.
    1. NEFRON
      1. é a unidade funcional do rim. Cada rim contem aproximadamente 1 milhão de nefrons. Dividido em proções: glomérulo, cápsula de Bowman, túbulo contornado proximal, alça de Helen descedente e ascedente, túbulo distal inicial e final e túbulo coletor.
        1. Controlam a concentração e o volume do sangue removendo quantidades selecionadas de H2O e soluto. Remove impurezas tóxicas. O material eliminado pelo rim é chamado urina. O sangue é filtrado pelos rns aproximadamente 60 vezes ao dia. A formação da urina envolve 3 processos: filtração glomerular, reabsorção tubular, secreção tubular.
      2. FILTRAÇÃO
        1. o liquido resultante da passagem do sangue dos capilares glomerulares para cápsula de Bowman é chamado de ultrafiltrado. A pressão da artéria renal pode variar de 80-200 mmHg. O fluxo sangüínea renal FRS é 1.25 l/min ou 1800 l/dia. A taxa de filtração no adulto normal é de 1.25 ml/min ou 180 l/dia.
          1. · Se a TFG alta: substancias passam pelos nefrons tão rápido que são incapazes de serem reabsorvidos e saem pela urina. · Se a TGF baixa: quase todo filtrado é reabsorvido e os rins não eliminam residuis. Glomerulonefrite: o capilar aumenta a permeabilidade as proteínas que saem do sangue para o filtrado, a água é retirada do sangue para o filtrado por osmose e a TGF aumenta. Calculo renal: é o acumulo de cristais de cálcio onde forma cálculos que causam a obstrução dos ureteres impedindo a passagem da urina.
        2. REABSORÇÃO
          1. cerca de 99% do filtrado é reabsorvido, voltando assim para o sangue através dos transportes de membrana e atingindo os capilares peritubulares. Aproximadamente 1% do filtrado sae do corpo. A taxa de reabsorção corresponde a 1,24 ml/min ou 178.2 l/dia.
            1. A glicose é 100% reabsorvida no túbulo contornado proximal. Quando se encontrar glicose na urina chama-se de glicosúria, isso ocorre no diabete mellitus.
          2. SECREÇÃO
            1. adiciona materiais ao filtrado proveniente do sangue através do transporte de membrana de volta ao nefron. Ex: K+, H+ na urina acida, amônia, uréia etc. Lembre-se Urina= Excreção= F + S -R
          3. Regulação do volume da composição do sangue na formação da urina, excreta quantidade selecionadas de impurezas, incluindo excesso de hidrogênio que ajuda a controlar o pH sangüíneo.
            1. Regulação da pressão arterial secreta a enzima renina que converte angiotensinogenios em angiotensina I que sobre ação da ECA é convertida em angiotensina II que leva a um aumento da pressão arterial.
              1. Contribuição no metabolismo realizando gliconeogênese, secretando eritropoietina para produção das hemácias, participa da síntese de vitamina D.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Health and Social Care
            NicoleCMB
            Nazi Germany Dates
            Georgina.Smith
            Principles of basic electrical circuits
            Vito Martino
            Of Mice and Men - Themes
            Hafsa A
            Peace and Conflict Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 8
            nicolalennon12
            PSYA1 - attachment, AQA psychology
            T W
            The Circulatory System
            Shane Buckley
            Bay of Pigs Invasion : April 1961
            Alina A
            Using GoConqr to teach French
            Sarah Egan
            3.1 Keywords - Marketing
            Mr_Lambert_Hungerhil
            Theory of Knowledge Essay Preparation
            Derek Cumberbatch