TABAGISMO

Description

ATENÇÃO BÁSICA Mind Map on TABAGISMO, created by ANANDA LOUISE on 06/06/2017.
ANANDA LOUISE
Mind Map by ANANDA LOUISE, updated more than 1 year ago
ANANDA LOUISE
Created by ANANDA LOUISE almost 7 years ago
254
1

Resource summary

TABAGISMO
  1. FATORES SUSCETÍVEIS
    1. Homens, negros e pardos, pessoas com menor escolaridade e as populações mais desfavorecidas das cidades são mais suscetíveis ao consumo do cigarro e menos amparados para tomar as decisões e ações necessárias para proteger sua saúde, e consomem mais cigarros.
      1. O risco para os fumantes de cigarro é dose-dependente: aumenta com a duração, a quantidade e o tempo de exposição.
    2. TABAGISMO PASSIVO
      1. Define-se como a inalação de derivados do tabaco produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados. O tabagismo passivo é estimado como a terceira maior causa de morte evitável, subsequente apenas ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool.
      2. Quanto mais precoce for o início do consumo, maior será a gravidade da dependência, mais intensos serão os sintomas de abstinência ao tentar parar e maior a chance de ocorrência de recaídas.
        1. Estudos evidenciam que o início do tabagismo entre adolescentes está mais associado a fatores socioambientais, enquanto em adultos a influência da genética tem maior peso para o desenvolvimento da dependência.
        2. DEPENDÊNCIA E ABSTINÊNCIA
          1. A nicotina é atualmente considerada uma droga psicotrópica ou psicoativa, e o uso frequente de cigarro e outras formas de tabaco mascado ou inalado (mesmo o uso de narguilé) que contém nicotina leva ao desenvolvimento de tolerância e dependência. Mesmo fumantes que não tragam também absorvem a nicotina e podem desenvolver dependência.
            1. As características e os sintomas dessa dependência podem ser resumidos em uso diário de nicotina por semanas, forte desejo ou compulsão para o consumo, sintomas de abstinência na descontinuação do uso (irritabilidade, agitação, transtornos do sono, dificuldades de concentração, ansiedade, distúrbios gastrintestinais, fome, aumento de peso e, mais notavelmente, fissura - desejo intenso de fumar), desenvolvimento de tolerância e dificuldade em controlar o consumo, bem como persistência no uso da substância apesar do conhecimento das consequências nocivas..
              1. Mede-se a dependência a partir do TESTE DE FAGERSTRÖN
                1. DEPENDÊNCIA FÍSICA OU FARMACOLÓGICA: a geradora de tal dependência é a nicotina.
                  1. DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA: refere-se ao valor afetivo atribuído ao cigarro e ao ato de fumar. Também são crenças e pensamentos automáticos.
                    1. DEPENDÊNCIA COMPORTAMENTAL: é a associação de situações habituais com o comportamento de fumar.
              2. ABORDAGEM CLÍNICA
                1. Aspectos importantes a serem abordados para estabelecer seu plano terapêutico são história do tabagismo, tentativas anteriores (fatores de sucesso na cessação ou situações que levam à recaída), apoio social, dependência, grau de motivação e prontidão, doenças médicas e doenças psiquiátricas.
                  1. Quando um indivíduo se depara com algum processo de modificação de comportamento em sua vida, ele passa por estágios de mudança: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação, manutenção e recaída. Ao identificar em qual estágio o paciente se encontra, é possível utilizar a intervenção mais adequada.
                    1. 1) VOCÊ ESTÁ PENSANDO EM PARAR DE FUMAR?; 2) VOCÊ PENSA EM PARAR DE FUMAR?; 3) VOCÊ JÁ PENSA EM ALGUMA DATA PARA PARAR DE FUMAR?; 4) VOCÊ PENSA EM PARAR DE FUMAR DENTRO DE 30 DIAS?
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
                Natália Abitbol
                Anatomia: sistema esquelético I
                Natália Abitbol
                Processo de Cicatrização
                Letícia Silva
                Anatomia Artérias
                Filipe Brito
                Regras NBRs
                Maria Clara Oliveira
                Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
                vitorstoco
                SIMULADO - Casos Clínicos
                Rodrigo Gouvea
                AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
                Residencia CM HBDF
                DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
                Vanessa Palauro
                Escala de Coma de Glasgow
                Vanessa Palauro
                Termos téc. Enfermagem
                Letícia Silva