GEOLOGIA - UESC

Description

Assuntos de Geologia
Thais Nunez
Mind Map by Thais Nunez, updated more than 1 year ago
Thais Nunez
Created by Thais Nunez almost 7 years ago
19
0

Resource summary

GEOLOGIA - UESC
  1. ALFRED WEGENER
    1. A TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL
      1. SUPER CONTINENTE LAURÁSIA: AMERICA DO NORTE GONDWANA: AMERICA DO SUL
        1. LIVRO: AS ORIGENS DO CONTINENTE E OCEANOS
      2. pANGEA: "toda a Terra" Pangeia era "o" grande continente, a primeira costra terrestre que existiu.A separação dele ocorreu de forma lenta e gradual, e, enquanto se separava, formava novos supercontinentes, como a Laurásia e o Gondwana.
      3. REGISTRO LITOLÓGICO : Refere-se ao estudo especializado em rochas e suas camadas e que estuda os processos de litificação, ou às categorizações referentes a esses mesmos processos e aos tempos geológicos em que ocorreram.
        1. PRINCIPIO DA SUPERPOSIÇÃO: em uma sequência de camadas de rocha não deformadas cada camada é mais jovem do que aquelas que estão abaixo dela e mais antiga do que as que estão acima.
        2. IDADE RELATIVA:: não nos diz quantos milhões de anos a rocha tem. Ela nos informa que essa rocha é mais antiga ou mais jovem que outra ou então se ela se formou antes ou depois de um determinado evento geológico.
          1. DERIVA CONTINENTAL (movimentação dos continentes)
            1. EVIDENCIAS QUE COMPROVAM A DERIVA CONTINENTAL
              1. Morfológicos: o encaixe entre as encostas dos continentes;
                1. Paleontológicos: os fósseis de seres da mesma espécie encontrados em continentes distintos, atualmente separados por oceanos. Estudos relacionados às características desses fósseis indicam que seria impossível que as espécies encontradas tivessem atravessado oceanos ou percorrido grandes distâncias. Além disso, as espécies possuem um habitat determinado, o que comprova que os locais agora afastados já estiveram próximos, tendo o mesmo clima e, consequentemente, as mesmas espécies de animais.
                  1. Paleoclimáticos: sedimentos glaciares, que só se formam em zonas de grandes altitudes e baixas temperaturas como os pólos, foram encontrados em zonas como Índia e África do Sul. Isso indica que esses locais já foram, em algum tempo, próximos ao Pólo Sul, mas que mantiveram os registros rochosos.
                    1. Litológicos: algumas rochas semelhantes com a mesma idade foram encontradas na América do Sul e África. Formadas pelos mesmos minerais, para serem tão semelhantes, tiveram de ser expostas aos mesmos fenômenos de formação de rochas. Atualmente, as rochas formadas nesses locais possuem características diferentes. Além disso, existe continuidade entre as formações rochosas de duas costas.
                      1. TECTÕNICAS DE PLACAS E A EXPLICAÇÃO A DIÂMICA TERRESTRE: São blocos rochosos, que subdividem a crosta terestre, e sustentam os continentes e os oceanos: tsunami, tremores, terremotos
                        1. Placas convergentes : Essas são as placas que vão uma de encontro à outra. É o caso do choque entre uma placa oceânica e (mais densa) e outra, continental,ando origem a cadeias montanhosas. EX: Andes Himalaia
                          1. Placas convergentes são as únicas que se afastam. Pela falha aberta na crosta pode escapar magma, dando origem a ilhas vulcânicas.
                            1. Falhas Transformantes: são as criadas por duas placas que deslizam uma ao lado da outra. O atrito entre elas guarda muita tensão, que pode causar terremotos.
                              1. Placas convergentes: A cordilheira dos Andes (Monte Everest) surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectônicas.
                                1. INCIDÊNCIA DE TERREMOTOS: JAPÃO, ÍNDIA, IDONEZIA, CHILE, ESTADOS UNIDOS
                                  1. As ROCHAS são formadas por um conjunto de minerais.
                                    1. Os MINERAIS são compostos químicos inorgânicos que, quando agrupados, dão origem aos diferentes tipos de rochas.
                                      1. POQUE O VIDRO NÃO É CONSIDERADO MINERAL: O VIDRO: é sílica ou silício aquecido, derretido e novamente solidificado. Como é impuro não se chama de mineral, pois não é retirado direto da natureza, mas resultado da manipulação e transformação, onde se submete a altos graus de temperatura a partir da areia, que é mineral, porém o que passa por alguma reação para ser transformado não pode ser considerado como um elemento.
                                        1. Clivagem: é uma partição orientada, ou seja, ao sofrer impacto, o mineral irá se romper seguindo planos cristalográficos. EX: É a calcita, ao se rompe forma figuras geométricas perfeitas conhecidas como romboedros.
                                        2. Magma: é a rocha líquida contida no interior da terra.
                                          1. Lava: é o magma expulso durante uma erupção vulcânica.
                                            1. As rochas magmáticas são formadas pela solidificação do magma pastoso presente no interior do planeta Terra. Ocorrem as erupções vulcânicas, as lavas (magma derretido) são expelidas. Ao entrarem em contato com o ambiente, se resfriam e se solidificam, formando assim as rochas magmáticas.
                                              1. O magma BASALTICO, pobre em sílica, é originado a grande profundidade, por fusão parcial do material do manto. A maior parte dos magmas GRANITICOS são enriquecidos em sílica e originados por fusão parcial de rochas cristais durante as perturbações orogénicas.
                                                1. Se o magma consolida no interior da crosta, origina rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas, como por exemplo o granito. Se os magmas consolidam a superfície ou próximo dela, originam as rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas, como o basalto
                                2. IDADE ABSOLUTA:: é aquela que nos diz, com maior ou menor grau de certeza, há quantos milhões ou bilhões de anos a rocha se formou.pelo conteúdo fossilífero ou pela datação radiométrica, que utiliza a radioatividade natural das rochas. Se a rocha contém fósseis, sua idade será a idade desses fósseis.
                                Show full summary Hide full summary

                                Similar

                                INCOMPLETO - Biologia e Geologia - Geologia 11º ano, parte IV - Ensino Secundário Português
                                Heres Oliveira
                                As moléculas orgânicas e inorgânicas
                                Heres Oliveira
                                Evolução biológica
                                joana_pinto_202
                                Biosfera
                                joana_pinto_202
                                Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
                                Bruno Fernandes3682
                                Quiz Sobre Genética
                                Marerodrigues
                                Glossário de Biologia
                                GoConqr suporte .
                                Sistema Respiratório - Biologia
                                GoConqr suporte .
                                Sistemas do Corpo Humano
                                GoConqr suporte .
                                2a Lei de Mendel
                                Andrea Barreto M. Da Poça