Funcionalismo

Description

Correntes funcionalistas
Valdenia Soares
Mind Map by Valdenia Soares, updated more than 1 year ago
Valdenia Soares
Created by Valdenia Soares almost 7 years ago
87
0

Resource summary

Funcionalismo
  1. Corrente linguística que estuda a língua no contexto social ao qual ela ocorre, não se interessa apenas com a estrutura gramatical da língua, mas também os diferentes contextos comunicativos entre os usuários da fala.
    1. A língua é um conjunto complexo de atividades comunicativas sociais e cognitiva, reflete processos gerais de pensamentos adaptado-os conforme suas necessidades de interação com outros indivíduos. Atrelados à época , a cultura, e até mesmo a individualidade de cada um
      1. apontam para o fato de que a língua é dinâmica e autônoma analisar seu uso depende principalmente da trilogia,falante,ouvinte e contexto social,é inevitável a linguagem fora de suas relações com a sociedade.
        1. As funções externas, o uso dos interlocutores é que define as categorias gramaticais , não precisa de categorias autônomas como a sintaxe, seria baseada apenas nos princípios comunicativos.
          1. Seguindo esse raciocínio, destaca-se os trabalhos de Du Bois(1985) estrutura dos argumentos preferida em uma dada língua. Hopper e Thompson (1980) A transitividade sendo derivada do discurso, Dik e Halliday o propósito da semântica, da pragmática e análise sintática, ambos tem uma postura moderada, reconhece a inadequação do formalismo.
      2. Funcionalismo europeu
        1. Movimento a parte dentro do estruturalismo, destacando a fonologia e o papel dos fonemas (seguimentais e supra seguimentais) na distinção e demarcação das palavras; na sintaxe a estrutura da sentença no contexto. Eram contrários a alguns pontos de vista Saussurianos, agregam o termo função/funcional para estabelecer fundamentos teóricos básicos, análises de parâmetros pragmáticos e dicursivos.
          1. Foi no círculo linguístico de praga, depois com nome de escola que se inicia a linha funcionalista. Fundada em 1926, pelo linguísta Vilém Matheusius. Estudos fonológicos obtiveram maior projeção nesta escola .
            1. século xx outras escolas surgiram como Genebra e seus representantes principais são: Charles Bally, Albert Sechehaye e Henri Frei,depois a escola de Londres com Michael K. Halliday em 1970 e a tese de conceito amplo de função.Malinowski, John Firth,-Sapir-Whof,Brasilav. O linguísta holandês Simon Dik e seguidores chamado grupo holandês.
            2. Principais representantes: os russos Nikolaj Trubetzkoy, com desenvolvimento da teoria estruturalista do fonema, contraste funcional na distinção entre fonética e fonologia. Jean Firbas, teoria da estrutura informacional da sentença, Jakobson e André Martinet considerados os mais importantes da escola de praga análises fonéticas e fonológicas dos sons, fonemas em traços distintos e noções correlatas de binário e marcado.
          2. Funcionalismo Norte Americano
            1. Dulight Boliger é o precusor dessa teoria destacava em seus estudos os fatores pragmáticos em alguns fenômenos linguísticos estudados pelos estruturalistas e gerativistas. contribuiram também Leonard Bloomfield, e os trabalhos do etnoliguísta, Franz Boas, Edward Sapir e Benjamin Lee Whof.
              1. principais epresentantes e suas obras: Talmy Givón em 1979, sob influência das descobertas de Sankoff e Brown, publica From Discurse to syntax, texto antigerativista, Thompson, Paul Hopper em coautoria publica Transitiviry in grammar ande discouse (1980) A aproximação entre a linguistica funcional e a cognitiva representada por Ronald Langacker,(1991) Geoege Lokoff(1987)Michael Tomasello psicolinguísta (1999)e John Taylon(1995)
                1. No Brasil destaca-se grupos de pesquisadores que costuman relacionar diferentes perspectivas em suas pesquisas. O pioneiro foi Rodolfo Ilari (1987) com a obra Perspectiva funcional da frase portuguesa, Na linha da escola de praga,Grupos brasileiros que tiveram destaque: pesquisadores do projeto Norma urbana culta,em várias capitais, projeto estudo do uso da língua da federal RJ, (Peul-UFRJ), Grupo de estudos discurso e gramática,em várias universidades, E ainda Anthony Julius Naro coautoria com Sebastião Votre publicou muitos artigos orientados por Givón, que mantinha um grupo de estudos Discurso e Gramática com pesquisas em processo de gramaticalização.
              2. Em 1975 começa a expandir as análises linguísticas funcionalistas norte Americanas, contrariando as ideias impróprias nas análises formais. As regras gramaticais são maleáveis,modificadas,moldadas pelo uso as línguas variam e mudam,por isso é necessário observá-las como é falada. O texto que originou o desenvolvimento das teorias dessa escola é The Origens of Syntax in discurse, de Gillian Sankoff e Penelope Brown em 197. Estudos sobre a língua Tok pisin de origenm pidgin de Papua-Nova Guiné, ilha da Austrália.
                1. As categorias centrais da corrente funcionalistas Norte americanas são : informatividade, iconicidade,marcação, trasitividade e plano de discurso,e gramaticalização.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Política Social e método-Capítulo 1
              lorenacampos44
              Estruturalismo
              Fernanda Dolci
              Teoria da Comunicação
              Manoela Setta
              Teorias Clássicas das Relações Internacionais
              Danilo Reis
              Teoria da comunicação
              Mario Junior
              ANTROPOLOGIA
              Silvio C. Junior
              Sistemas Psicológicos
              Vivian Asevedo
              Funcionalismo
              Mellyne Saboia
              O funcionalismo no ensino da tradução
              Rebecca Neto
              Política Social e método-Capítulo 1
              Gilvanice Lins