Revolução Industrial

Description

PS: não sei o motivo, mas assim que abre o recurso ele maximiza o tamanho!
Jennifer Cristine
Mind Map by Jennifer Cristine, updated more than 1 year ago
Jennifer Cristine
Created by Jennifer Cristine almost 7 years ago
8
0

Resource summary

Revolução Industrial
  1. Fatores
    1. Econômicos: Acumulação primitiva de capitais; Sociais: Ascensão da burguesia inglesa; Políticos: Revoluções Inglesas do século XVII (Puritana e Gloriosa) e Psicológicos: Influência do puritanismo.
    2. Períodos revolucionários
      1. 1° fase (1760 a 1860): Favorecimento da expansão das indústrias, do progresso técnico e científico e da introdução das máquinas; Expansão das indústrias têxteis, metalúrgica, siderúrgica e dos transportes; Pioneirismo inglês: minas de carvão mineral (fonte de energia) e minério de ferro (matéria-prima); Capitalismo industrial teve grande impulso; Invenção e uso de novos sistemas de transporte como: ferroviário (locomotivas a vapor) e navios a vapor; Produção artesanal => industrial; Invenção de diversas máquinas movidas a vapor; Precariedade nas condições de trabalho; Uso de mão de obra infantil e feminina com salários abaixo dos homens; Neocolonialismo (busca de matérias- primas e mercados consumidores na África e Ásia);
        1. 2° fase (1860 a 1900): Países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram; Criação e uso de novas tecnologias como, por exemplo, veículos automotores e aviões (carros, ônibus, etc); Aperfeiçoamento nas tecnologias usadas nas máquinas industriais que se tornaram mais eficientes; Sistemas de produção mais eficientes (fordismo / taylorismo); Uso do petróleo e energia elétrica como fontes de energia principais, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor, o desenvolvimento de produtos químicos, o emprego do aço e os avanços na área de telecomunicações como o telefone e o rádio.
          1. 3° fase: Teve início com o final da Segunda Guerra Mundial (vivemos atualmente); Uso de novas fontes de energia (a nuclear); Desenvolvimento e início do uso da informática; Melhorias nas condições de trabalho e ampliação dos direitos trabalhistas; Fortalecimento do sistema capitalista; Crescimento econômico do Japão e da Alemanha; Desenvolvimento da Genética e da Biotecnologia; Desenvolvimento da Globalização; Desenvolvimento da Internet;
      2. Mudanças européias ocorridas entre o séc. XVIII e XIX!
        1. Trabalho artesanal => Trabalho assalariado, com uso de máquinas!
          1. Inglaterra foi a percursora!
            1. • Fatores: Rica burguesia; Possuía a mais importante zona de livre comércio e reservas de minério de ferro; Êxodo rural; Localização privilegiada junto ao mar e grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo.
          2. Os quebradores de máquinas eram trabalhadores que revoltaram-se com as péssimas condições de trabalho oferecidas e começaram sabotar as máquinas.
            1. Principais invenções:
              1. Locomotiva de Stephenson; Lançadeira volante de John Kay; Máquina a vapor de Thomas Newcomen / JamesWatt; Máquina de Hargreaves de Hargreaves; Tear mecânico de Cartwright; Tear Hidráulico de Arkwright e Barco a vapor de Robert Fulton;
            2. Consequências:
              1. Exploração do trabalho; Sindicalismo; Movimentos operários ; Revolução dos Transportes; Aumento da produção e da urbanização ; Empresários e proletários e Industrialização e Mundo Colonial.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Revolução Industrial século XVIIl e XIX
            izabelamendeslop
            A Revolução Industrial
            Tania Lacerda
            Terceira Revolução industrial
            lepereir1
            Revolução industrial
            Danilo Silva
            Projeto Med 2015: História e Geografia
            elisacoltro
            Iluminismo
            Priscila Reinaldo
            História do Brasil - Período Colonial
            alessandra
            Períodos da História do Brasil
            GoConqr suporte .
            A CIVILIZAÇÃO ROMANA
            Lucas Villar
            Hebreus, Fenícios e Persas
            Júlia Flores
            Mercantilismo
            Professor Junior