CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE MATEMÁTICA 6º ANO

Description

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE MATEMÁTICA 6º ANO DE ACORNO COM O NOVO BNCC
Ricardo Ribas
Mind Map by Ricardo Ribas, updated more than 1 year ago
Ricardo Ribas
Created by Ricardo Ribas almost 7 years ago
583
0

Resource summary

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE MATEMÁTICA 6º ANO
  1. 1º TRIMESTRE
    1. Números
      1. Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal
        1. (EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica. (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
        2. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais
          1. (EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
          2. Múltiplos e divisores de um número natural Números primos e compostos
            1. (EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. (EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
            2. Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações
              1. (EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes. (EF06MA07) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica. (EF06MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora. (EF06MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
              2. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números racionais
                1. (EF06MA10) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
                2. Aproximação de números para múltiplos de potências de 10
                  1. (EF06MA11) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima
                  2. Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da “regra de três”
                    1. (EF06MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
                3. 2º TRIMESTRE
                  1. Álgebra
                    1. Propriedades da igualdade
                      1. (EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
                      2. Problemas que tratam da partição de um todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes e o todo
                        1. (EF06MA14) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
                      3. Geometria
                        1. Plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a pares ordenados
                          1. (EF06MA15) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
                          2. Prismas e pirâmides: planificações e relações entre seus elementos (vértices, faces e arestas)
                            1. (EF06MA16) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
                            2. Polígonos: classificações quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados
                              1. (EF06MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros. (EF06MA18) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos. (EF06MA19) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
                              2. Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas
                                1. (EF06MA20) Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
                                2. Perímetro de um quadrado como grandeza proporcional à medida do lado
                                  1. (EF06MA21) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
                              3. 3º TRIMESTRE
                                1. Grandezas.e.medidas
                                  1. Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume
                                    1. (EF06MA22) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
                                    2. Ângulos: noção, usos e medida
                                      1. (EF06MA23) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas. (EF06MA24) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão. (EF06MA25) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
                                      2. Perímetro de um quadrado como grandeza proporcional à medida do lado
                                        1. (EF06MA27) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.
                                        2. Plantas baixas de residências
                                          1. (EF06MA26) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
                                        3. Probabilidade.e.estatística
                                          1. Cálculo de probabilidade como a razão entre o número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral equiprovável Cálculo de probabilidade por meio de muitas repetições de um experimento (frequências de ocorrências e probabilidade frequentista)
                                            1. (EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
                                            2. Leitura e interpretação de tabelas e gráficos (de colunas ou barras simples ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e variáveis numéricas
                                              1. (EF06MA29) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico. (EF06MA30) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
                                              2. Coleta de dados, organização, registro construção de diferentes tipos de gráficos para representá-los e interpretação das informações
                                                1. (EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
                                            Show full summary Hide full summary

                                            Similar

                                            Henry VII Rebellions, political power and control
                                            hawkhigh
                                            Plant and animal cells
                                            charlotteireland
                                            AQA Biology A2 Unit 4 Respiration
                                            Gemma Lucinda
                                            GCSE Computing - 4 - Representation of data in computer systems
                                            lilymate
                                            The Brain and the Nervous System
                                            feelingthepayne
                                            AQA AS Biology Unit 2 The Variety of Life
                                            elliedee
                                            GCSE Computing : OCR Computing Course Revision
                                            RoryOMoore
                                            NSI Test First day
                                            Adedipe Odunayom
                                            What is Marketing?
                                            Stephanie Natasha
                                            DEV I Part I
                                            d owen
                                            SFDC App Builder 1 (126-150)
                                            Connie Woolard