Geo 35- Revolução Verde, Transgênicos e Agronegócio

Description

Geografia Mind Map on Geo 35- Revolução Verde, Transgênicos e Agronegócio, created by maria livia mariani on 25/07/2017.
maria livia mariani
Mind Map by maria livia mariani, updated more than 1 year ago
maria livia mariani
Created by maria livia mariani over 6 years ago
52
1

Resource summary

Geo 35- Revolução Verde, Transgênicos e Agronegócio
  1. Revolução Verde

    Annotations:

    • Com o processo de descolonização em andamento, após a Segunda Grande Guerra, os países desenvolvidos criaram uma estratégia de elevação da produção agrícola mundial denominada Revolução Verde – uma das maiores transformações ocorridas na agricultura a partir dos anos 1950. Concebida nos Estados Unidos, buscava combater a miséria e a fome nos países subdesenvolvidos. Porém, por trás desse “objetivo nobre”, existia um objetivo maior, que era aumentar o consumo e a utilização de produtos e técnicas criados pelos países desenvolvidos. Dessa forma, divulgaram-se várias medidas que objetivavam aumentar a produção e a produtividade da agricultura nos países do Terceiro Mundo.
    • Dessa forma, embora a Revolução Verde tenha contribuído para o aumento da produção de alimentos no mundo, os problemas tangentes à concentração de renda se intensificaram em vários países.
    1. Transgênicos

      Annotations:

      • • Aumento da resistência aos pesticidas, gerando maior consumo desse tipo de produto. • Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas, como abelhas, minhocas, outros animais e espécies de plantas. 
      1. Agricultura orgânica

        Annotations:

        • Tem como objetivo preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Práticas naturais de manejo. Exclui a adoção de substâncias químicas, ou de outros materiais sintéticos. Esses produtos são cultivados visando aos cuidados com o meio ambiente e com a saúde. Os produtos classificados como “naturais” diferem dos “orgânicos” porque precisam apenas não ter aditivos.
        • Controle de doenças, pragas e ervas pela rotação de culturas, diversidade genética e adubação orgânica. 
        1. Subsídio agrícola e protecionismo

          Annotations:

          • Nos países desenvolvidos: subsídio do governo sobre o valor real do que foi produzido. Nos países subdesenvolvidos: não existe subsídios, acabam prejudicados no mercado.
          1. Rodada do Uruguai -1994

            Annotations:

            • Maior liberalização dos mercados com a redução do protecionismo e dos subsídios aos produtos agrícolas, portanto, representaram, em grande parte, uma vitória das reivindicações neoliberais norte-americanas. 
            • O Japão, pelo acordo do GATT de 1994, concluiu a longa Rodada do Uruguai e se comprometeu a abolir, aos poucos, o sistema de cotas para alguns produtos em troca da manutenção de tarifas elevadas para importação de gêneros agrícolas. 
            • Porém, não é suficiente para eliminar a vantagem comparativa que os países desenvolvidos mantêm sobre o comércio agrícola internacional.
            1. Política agrícola japonesa

              Annotations:

              • Tradicionalmente, a política econômica japonesa defendeu o seu mercado doméstico dos produtos importados, estabelecendo, até pouco tempo atrás, um sistema de cotas para importação de produtos agrícolas e uma série de barreiras administrativas para dificultar a entrada de mercadorias produzidas fora do seu território.
              1. União Europeia e Política Agrícola Comum (PAC)

                Annotations:

                • Em 1961, foi criada a Política Agrícola Comum (PAC) europeia que tem como principais objetivos assegurar o abastecimento regular de gêneros alimentícios, manter um equilíbrio entre a cidade e o campo, valorizar os recursos naturais, preservar o ambiente e garantir aos agricultores um rendimento em conformidade com os seus desempenhos. 
                • A PAC tem como princípios básicos: • a criação de um grande mercado único, dentro do qual os produtos agrícolas possam circular livremente; • a preferência pelos produtos agrícolas produzidos na União Europeia; • o financiamento comunitário da Política Agrícola Comum; • o mecanismo de proteção agrícola por meio de tarifação aos produtos importados e de subvenção à produção comunitária; • subsídios à exportação para garantir a venda dos excedentes. 
                1. Produção agrícola na Europa

                  Annotations:

                  • A Europa apresenta uma importante e diversificada produção agrícola, com grande aproveitamento de seus solos, que são, de modo geral, férteis. O uso do solo está sujeito a técnicas modernas, com elevada produtividade. 
                  1. Política agrícola dos EUA

                    Annotations:

                    • Produção organizada em torno dos chamados cinturões -belts.
                    • O grande avanço do setor primário norte-americano deve-se, entre outros fatores, ao fato de o país apresentar um dos mais elevados índices de produtividade do mundo, graças à intensa inovação em maquinaria, agroquímicos e genética vegetal e animal.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Períodos geológicos
                    Alessandra S.
                    Projeto Med 2015: História e Geografia
                    elisacoltro
                    O Clima - Geografia
                    GoConqr suporte .
                    Simulado Geografia
                    Marina Faria
                    Geografia do Brasil
                    JOISSE DE OLIVEIRA
                    Geografia - Mapa do Brasil
                    GoConqr suporte .
                    Blocos econômicos
                    Ighor Ferreira
                    CLIMA GEOGRAFIA
                    Alice Sousa
                    Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                    izabelamendeslop
                    Geografia- ENERGIA
                    jpedrohenriques
                    Geografia - Cartografia
                    Jessica Caroline de Macedo