Metodologia científica

Description

Início
Bruna Daniele
Mind Map by Bruna Daniele, updated more than 1 year ago
Bruna Daniele
Created by Bruna Daniele over 6 years ago
23
0

Resource summary

Metodologia científica
  1. 1 - A ciência : Para Lakatos e Marconi (2009), a ciência se define por “um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza” (p. 77). As mesmas autoras ainda afirmam que “a ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade” e acrescentam que “ um mesmo objeto ou fenômeno pode ser observado de maneira diferente, por um cientista e um homem comum” (LAKATOS e MARCONI, 2009, p. 75-76 – trecho adaptado).
    1. Outros autores como Junior (1988) conceituam ciência como “um conjunto de proposições (teorias) coerentes, sem contradições internas, com encadeamento racional, despida de valorações e subjetividade” (p. 23).
    2. É, portanto, a disciplina que oferece os caminhos necessários para o autoaprendizado em que você é o sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento adquirido, estudando todos os métodos científicos sob os aspectos descritivos e da análise reflexiva. Ao tratar do processo científico, a metodologia da ciência descreve o que são os métodos científicos da indução, dedução e o hipotético-dedutivo, incluindo outros procedimentos que levam à formulação das hipóteses, bem como, a elaboração e explicação de leis e teorias científicas, fazendo também uma análise crítica delas. Temos também a
      1. OS TIPOS DE CONHECIMENTO O que é conhecer? Podemos dizer, a partir das concepções de Cyrino e Penha (1992), que conhecer é, sem dúvidas "elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos" (CYRINO e PENHA, 1992, p. 13). Posto isso, três elementos se fazem necessários para que o conhecimento seja construído e internalizado: a) O objeto – aquilo que o sujeito analisa, busca e investiga para conhecer; b) O sujeito – aquele que conhece; c) A imagem mental – ideia, opinião ou conceito que resulta da relação sujeito￾objeto e que habita a partir de então a subjetividade daquele que conhece.
        1. Pensar e conhecer O animal homem diferencia-se dos outros animais pela sua capacidade de pensar e, ao fazê-lo, problematizar o seu ambiente fisicamente e culturalmente. Fisicamente significa a sua identificação com a natureza e culturalmente, refere-se a produção humana em todos os aspectos.
          1. Os tipos de conhecimento humano Existem diversos tipos de conhecimento humano e todos eles com a mesma importância para a humanidade e seu desenvolvimento. É possível traçar estudos e análises tendo como base os diversos conhecimentos.
            1. Os Saberes e os diversos tipos de conhecimento : 1 - Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum) É o conhecimento obtido ao acaso, no dia-a-dia e após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações rotineiras e não planejadas. Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.
              1. Superficialidade – posto que, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente olhando ou estando junto das coisas. Sensitividade – refere-se a estados de espírito, de vivências, de ânimo e emoções da vida. Subjetividade – as experiências e conhecimentos são organizados pelo próprio sujeito. Assistematicidade– não há um método de aquisição do conhecimento, este se dá sem planejamento e sem a busca da comprovação dos fatos. Acriticidade– não há a pretensão de confirmação sobre a condição de serem, os conhecimentos, verdadeiros ou não.
                1. conhecimento mítico, modalidade de conhecimento baseada na intuição : o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações simples, porém não racionais, nem resultantes de experimentações científicas. É um conhecimento "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária" (CYRINO e PENHA, 1992, p. 14), onde o homem cria representações para atribuir um sentido às coisas, baseando-se na crença de que seres fantásticos e suas histórias sobrenaturais são responsáveis pela existência de todas as coisas.
                  1. Conhecimento Religioso ou Teológico É um tipo de conhecimento que parte do princípio da infalibilidade e indiscutibilidade das verdades por consistirem em revelações da divindade, do sobrenatural. Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre; acreditar em espírito ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; entre outros. Sendo assim, se o saber da vida se baseia nas experiências de vida, sendo, portanto, espontâneo, e se o conhecimento mítico é fundamentado na crença em seres fantásticos e é elaborado fora da lógica racional, o saber teológico fundamenta-se na fé, não podendo ser confirmado ou negado. O conhecimento teológico investiga e tenta explicar somente esse proceso.
                    1. Conhecimento Filosófico É o conhecimento que se faz especulando sobre fenômenos, gerando, assim, conceitos subjetivos. É fruto da reflexão e do raciocínio humano. Através dele, o homem busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. Exemplo: "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche).
                      1. Valorativo – As hipóteses filosóficas tem por base a experiência e não na experimentação, não podendo ser submetidas a observações; Não verificável – não se pode confirmar e nem refutar os enunciados de suas hipóteses; Racional – há lógica e correlação no conjunto de enunciados; Sistemático – busca a representação coerente da realidade para apreendê-la em sua totalidade; Infalível e exato – não é submetido ao decisivo teste da observação ou experimentação. O conhecimento filosófico almeja responder às grandes indagações do homem buscando até leis mais universais que englobam e harmonizam as conclusões da ciência.
                        1. Conhecimento Científico O conhecimento científico é racional e produzido a partir da investigação metódica da realidade, através de pesquisas, experimentos e da busca sobre a lógica dos fatos, fenômenos, seres e acontecimentos humanos e naturais.
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Artigo Pós-Graduação
      c.macanhan
      Desafios da formação
      Carol Barbon
      Simulado- Metodologia Científica
      Bárbara Bezerra
      Apresentação da Disciplina de Metodologia Científica Saúde
      Bárbara Bezerra
      Gestão - Contextualização da disciplina Metodologia Científica
      Ramon Pablo Barros
      Saúde - Contextualização da disciplina Metodologia Científica
      Ramon Pablo Barros
      METODOLOGIA CIENTÍFICA - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA -GERAL
      Ana Heloisa Paiva
      Metodologia Científica - Tipos de Conhecimento
      Natanael Lima
      Apresentação da Disciplina de Metodologia Científica - Exatas
      Amanda Ricelly
      Metodologia Científica - Técnicas de Estudo
      Natanael Lima
      Metodologia Científica - Pesquisa Quanto aos Objetivos
      Natanael Lima