Proporcionalidade

Description

Conceitos de Proporção e Razão
Sabrina Kelly Mota
Note by Sabrina Kelly Mota, updated more than 1 year ago
Sabrina Kelly Mota
Created by Sabrina Kelly Mota over 8 years ago
16
0

Resource summary

Page 1

PROPORCIOALIDADE

RAZÃO. Dados dois números reais a e b, com b diferente de zero, chamamos de razão entre a e b ao quociente ab=kObserve que k é um número real. O numerador a chamamos de antecedente, e o denominador b chamamos de consequente dessa razão (lê-se “a está para b”). A razão k indica o valor do número a quando comparado ao número b, tomando-o como unidade.Exemplo: Uma escola tem 1200 m² de área construída e 3000 m² de área livre. A razão da área construída para a área livre é:A) 6/5B) 3/5 C) 4/5D) 1/10 E) 2/5Solução: razão = área construída /área livre =1200/3000 = 25 (letra E)OU SEJA, RAZÃO É UMA GRANDEZA DIVIDIDA POR OUTRA, SÃO AS FRAÇÕES!!

PROPORÇÃO. Chamamos de proporção a igualdade de duas razões.a1/b1=a2/b2.Propriedade fundamental da proporçãoO produto dos meios é igual ao produto dos extremos. O que denotamos por:a/b=c/d => b*c=a*dISSO SE CHAMA REGRA DE TRÊS, PERCEBA QUE SÓ MULTIPLICAMOS CRUZADO.COMO NO EXEMPLO ABAIXO:

Com a proporção, fazemos exercícios de regra de três, que são os mais importantes. Abaixo estará um exemplo de regra de três. O objetivo da Regra de Três é encontrar o X, como sempre! kkkEXEMPLO :

Para melhor compreenção, acesse os seguintes Jogos: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1916 http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/c/ce/Ganchos.swf

Show full summary Hide full summary

Similar

Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar