Sistema Tegumentar

Description

Residência Médica Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor Note on Sistema Tegumentar, created by Murilo Gabriel Bernardes de Jesus on 18/09/2022.
Murilo Gabriel Bernardes de Jesus
Note by Murilo Gabriel Bernardes de Jesus, updated more than 1 year ago
Murilo Gabriel Bernardes de Jesus
Created by Murilo Gabriel Bernardes de Jesus over 1 year ago
6
0

Resource summary

Page 1

Introdução e visão geral

O sistema tegumentar é formado pela pele pelo e os seus anexos. Estes últimos são os pelos, unhas e glândulas. A pele é o maior órgão humano, ela recobre quase que todo o nosso corpo. Exceção apenas de lugares onde é coberto por mucosas, ex: interior da boca, interior do nariz e interior do ouvido. Funções do sistema tegumentar: Proteção: evita a entrada de micro-organismos; Regulação da temperatura corporal: produção de suor e fluxo sanguíneo Armazenamento de sangue (na derme) Sensibilidade cutânea: na pele se encontra diferentes tipos de receptores táteis; Excreção e absorção; Síntese de vitamina D.

O uso de medicamentos tópicos (aplicados diretamente na pele) só é possível, pois a mesma tem a função de absorção.

Page 2

Pele: componentes

Na realidade a nossa pele tem duas camadas: Epiderme; e Derme. Abaixo da derme nós vamos encontrar a hiporderme (também conhecida como tecido/tela subcutâneo (a). Esta é sempre comentada quando o assunto e pele, porém não é uma camada da pele.

Page 3

Anexos

PELO: Proteção; Controle da perda de calor; Percepção. UNHAS: Proteção; Suporte; Manipulação de objetos. GLÂNDULAS SEBÁCEA E SUDORÍFERA: Gland. sebácea: responsável pela produção do sebo (substância oleosa que reveste os pelos, evitando que os mesmos se ressequem e que se tornem quebradiços. Função de lubrificação; Evita a perda de água através da pele. Gland. sudorífera: também chamada de glândula sudorípara, é a responsável pela produção do suor, que ajuda na regulação da temperatura corporal e excreta substâncias dispensáveis para o organismo humano.

Page 4

Epiderme

Camada mais externa da pele Dividida em subcamadas, são elas: Córnea Lúcida Granulosa; Espinhosa; Basal.   Camada Basal Também chamada de camada germinativa Onde se encontra queratinócitos, melanócitos, a célula de Merkel e também terminações nervosas e também células tronco. Queratinócitos: estão presentes em todas as camadas das células se manifestando de modo diferente, produzem a queratina que vai ter a função de proteção da pele. Melanócitos: células que produzem a melanina Células de Merkel: receptores táteis que permitem a sensação de toque Terminações nervosas: permitem a sensação da dor e da temperatura. Células tronco: aqui elas têm a função de "repovoar" a camada da pele que vai se perdendo.   As camadas espinosa e granulosa são estratos formados principalmente por querantinócitos que vão participar de fases diferentes em cada uma das camadas para a produção de queratina.   Camada Lúcida Presente somente na pele grossa: palmas das mãos, pontas dos dedos e nas plantas dos pés.   Camada córnea Formada por queratinócitos mortos.

Page 5

SAIBA +

CÉLULAS DE LANGERHANS: São células derivadas de precursores da medula óssea vermelha e fazem parte do sistema fagocitário mononuclear, também chamadas de células dendríticas devido aos seus prolongamentos. Representam cerca de 4 a 4% do total de células da epiderme. Estão localizadas entre os queratinócitos, em toda a epiderme, porém, são mais frequentes na camada espinhosa.  Fazem parte do sistema imunitário, podendo processar e acumular na sua superfície os antígenos cutâneos, apresentando-os aos linfócitos T.  Participa do desencadeamento das reações de hipersensibilidade por contato cutâneo.   Ao contrário dos melanócitos, que se multiplicam após exposição repetida à luz ultravioleta, as células de Langerhans diminuem de número após uma agressão deste tipo; esta característica é, possivelmente, um fator que contribui para a carcinogênese.

Carcinogênese: O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.

Page 6

Derme

A derme é formada principalmente por tecido conjuntivo. Nessa camada vai se encontrar os vasos sanguíneos, nervos, glândulas sudoríferas, glândulas sebáceas, folículos pilosos. Camadas da derme: Papilar; Reticular. Camada papilar: Tecido conjuntivo frouxo; Terminações nervosas que vão permitir as sensações de dor, calor, cócegas e plurido (coceira) são sentidas nessa camada. Camada reticular: Tecido conjuntivo denso não modelado; Essa característica de tecido  denso não modelado ajuda a pele a resistir ao estiramento, dando a pela a elasticidade.

Page 7

SAIBA +

VIAS DE APLICAÇÃO DE VACINAS: ​​​​​​​​​​​​​​Vacinas pela via de administração oral (VO); Vacinas pela via de administração intradérmica (ID); Vacinas pela via subcutânea (SC); Vacinas pela via intramuscular (IM).

Administração oral (VO): São vacinas dadas pela boca, em gotas. A vacina mais famosa administrada por essa via é a da poliomielite oral (VOP), contra paralisia infantil, também chamada Sabin. Ficaram famosas as campanhas de vacinação contra essa doença que tinham o Zé Gotinha como personagem principal. Outras vacinas feitas com vírus atenuados com administração por via oral são a rotavírus e as novas vacinas contra cólera e febre tifóide.

Administração intradérmica (ID): A aplicação intradérmica é uma técnica menos comum, em que a vacina á aplicada sob a pele, porém sem atingir a camada subcutânea ou muscular. A principal vacina com administração por essa via é a BCG. Segundo o Ministério da Saúde, a administração da vacina é feita na região do músculo deltoide, no nível da inserção inferior, na face externa superior do braço direito. O uso do braço direito tem por finalidade facilitar a identificação da cicatriz em avaliações da atividade de vacinação. A OMS diz que não é porque a vacina BCG não criou cicatriz que não tem efeito.

Administração subcutânea (SC):   A via subcutânea é a segunda via mais comum de aplicação de vacinas. Consiste na administração da vacina na camada imediatamente acima do músculo, portanto mais superficialmente do que na aplicação intramuscular. Aplica-se geralmente na face externa superior do braço (região do tríceps, em adultos) ou face anterior da coxa, em bebês ou crianças. Vacinas aplicadas por essa via incluem a febre amarela, varicela (catapora), tríplice viral (SRC) e a tetraviral (SRC-V).   A administração de insulina em pessoas com diabetes também é feita por essa via.

Administração intramuscular (IM): Esta é a via de administração mais comum de vacinas. Trata-se de uma injeção mais profunda, que atinge a camada muscular. Em crianças geralmente aplica-se no músculo lateral da coxa. Em adultos e crianças maiores aplica-se na região do deltóide ou glúteo. Vacinas aplicadas por essa via incluem a Hepatite B e A, HIB, HPV, Influenza, a poliomelite inativada (VIP), tríplice bacteriana (DTP), dupla (DT), pentavalente, pneumocócica e a meningocócica. Um ponto de atenção neste caso é que nem todas as vacinas aplicadas por via IM podem ser aplicadas no deltóide e no glúteo. Um exemplo é a vacina da gripe, a qual não se recomenda ser aplicada no glúteo, mas apenas no deltóide ou músculo lateral da coxa (crianças).

Page 8

Reparo tecidual

Dividido por fases: Fase inflamatória:

Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Tegumentar - Pele Humana
Thiago Vale
PELE - partes e funções
Allan Edver
Pele (histologia humana)
Luciana Souza
Sistema Tegumentar
Elisa Cruz
Tecido Epitelial
Ronaldhy Dantas
Anatomia, fisiologia e cicatrização da pele
Aline Sousa
Sistema tegumentar
Steffany Leal
Sistema Tegumentar/ Trabalho Uninovafapi/ Tranvanvan
Tran Pingu
SISTEMA TEGUMENTAR
Steffany Leal
PELE - partes e funções
Thais Feihrmann