O ROTEIRO E A MONTAGEM

Description

Fundamentos da edição cinematográfica
juliano barreto
Note by juliano barreto, updated more than 1 year ago
juliano barreto
Created by juliano barreto over 10 years ago
802
1

Resource summary

Page 1

Montagem ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado - seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc. Em geral, a montagem é realizada pelo montador, em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do diretor ou, em alguns casos, do produtor 

A Montagem é apresentada como a técnica e a característica predominante e central do cinema, pelo tratamento artístico que dá ao tempo e ao espaço, criando e determinando suas variantes.

O ROTEIRODispositivo de comunicação que deve revelar a natureza da história, quem faz parte dela, as falas, o que deveria acontecer e como  o público deve ver e ouvir o evento. Formatos básicos de roteiro- Roteiro básico de única coluna (Master Scenes)- Roteiro A/V de duas colunas- Roteiro Jornalístico- Formato de programa- Folha de fatos

ESTRUTURA DRAMÁTICAUm bom drama se processa em diversos níveis conscientes e inconscientes, e todos eles devem ser apresentados de maneira explícita pelo roteirista e pelos atores.COMPONENTES ESTRUTURAISTodos os dramas possuem quatro elementos básicos.1 - TEMA O assuntos do ENREDO.2 - TRAMA (PLOT) A forma como o enredo avança e se desenvolve.3 - PERSONAGENS A forma como cada pessoa se diferencia e reage à situação.4 - AMBIENTE Onde a ação acontece.

CONFLITO E DRAMATURGIA CLÁSSICATodo drama tira sua força do conflito. Sem conflito não há drama.DRAMATURGIA CLÁSSICA- EXPOSIÇÃO: Define o contexto no qual a ação ocorre.- PONTO DE ATAQUE: A primeira crise.- AÇÃO ASCENDENTE: Mais conflitos e problemas em evolução.- CLÍMAX: Crise principal ou ponto de reversão.- AÇÃO DESCENDENTE E RESOLUÇÃO: O herói passa por problemas e pode ganhar ou perder.

Portanto a montagem pode ser entendida como a organição dos planos de um filme em certas condições de ordem e duração.

Montagem NarrativaConsiste em reunir, numa sequência lógica ou cronológica e tendo em vista contar uma história, PLANOS que possuem individualmente um conteúdo factual, e contribuir assim pra que a ação progrida do ponto de vista dramático (o encadeamento dos elementos da ação segundo uma relação de causalidade) e psicológico. A compreensão do drama pelo espectador.

Montagem ExpressivaBaseada em justposições de planos cujo objetivo é produzir um efeito direto e preciso pelo choque de duas imagens. Busca exprimir uma idéia ou um sentimento.

MONTAGEM

O ROTEIRO

ESTRUTURA DRAMÁTICA

CONFLITO

MONTAGEM NARRATIVA VS EXPRESSIVA

Show full summary Hide full summary

Similar

Técnico Audio Visual
juliano barreto
A construção narrativa: TEMPO E ESPAÇO
juliano barreto
O CORTE: movimento, continuidade, elipses
juliano barreto
The Five Pillars of Islam
ClareArmstrong
GCSE Chemistry C1.1 - Fundamental Ideas in Chemistry
chancice.branscombe
Physics P2
Phoebe Drew
History - Germany 1918 - 1945
Grace Evans
MATTERS OF LIFE AND DEATH - UNIT 1, SECTION 2 - RELIGIOUS STUDIES GCSE EDEXCEL
Khadijah Mohammed
The Skeletal System - PE GCSE EdExcel
GeorgeHaines
The Weimar Republic, 1919-1929
shann.w
“In gaining knowledge, each area of knowledge uses a network of ways of knowing.” Discuss this statement with reference to two areas of knowledge_1
shobha nayar pan