Os Mitos

Description

NASCIMENTO DA FILOSOFIA Note on Os Mitos, created by Daniel Vieira Inácio on 28/07/2017.
Daniel Vieira Inácio
Note by Daniel Vieira Inácio, updated more than 1 year ago
Daniel Vieira Inácio
Created by Daniel Vieira Inácio almost 7 years ago
9
0

Resource summary

Page 1

OS MITOS

Quando a filosofia surge na Grécia já havia uma série de conhecimentos e entendimentos sobre muitos assuntos de interesse humano. A forma que esses conhecimentos possuíam era mítica, ou seja, era conhecimento na forma de mitos. Assista o vídeos do filósofo Celito Meier e depois continue a leitura. 

Page 2

Um mito é uma forma de se expressar um conhecimento que nos foi inspirado por um ser divino. Através do contato com um ser divino um ser humano recebe a tarefa de transmitir esse conhecimento sagrado aos outros homens para que todos conheçam a “verdade revelada”. Por isso, os mitos convivem bem com suas contradições. A realidade é divina e os acontecimentos são grandiosos, fazendo com que nosso esforço de compreender o mundo seja sempre limitado: o mundo é sempre misterioso.

Nos mitos o conhecimento ganha forma narrativa, ou seja, conta-se uma história onde elementos metafóricos propõem um ensinamento. O valor do conhecimento mítico não está na realidade dos fatos extraordinários contados, mas no ensinamento transmitido com a ajuda desses fatos. As histórias contadas são cheias de personagens sobrenaturais que realizam grandes façanhas. Podem ser heróis com grandes habilidades salvando seu povo, podem ser deuses criando o mundo e as coisas existentes. Monstros gigantes, guerras avassaladoras, demônios e outros seres nos mostram o que é o bom, o ruim, o justo, os costumes, os crimes, enfim, nos trazem lições sobre o mundo e a vida.

Show full summary Hide full summary

Similar

Filosofia: O nascimento.
Wanderson Silva
Ionic Bondic Flashcards.
anjumn10
Geography Coasts Questions
becky_e
STUDY PLANNER IGCSE
Felixus
Present Simple vs. Present Continuous
Marek Mazur
How to revise
KimberleyC
Key Biology Definitions/Terms
jane zulu
2.1.4 Data Representation
Lavington ICT
Physics: section 7 - radioactivity and particles
James Howlett
The Circulatory System
Hamza Ahmed
ASSD & PSBD QUESTION 2018 200
Dhiraj Tamang