IFES OQUE VAI CAIR PORTG + MAT ///// CIÊNCIA/////// HIST + GEO

Description

godi
Guilherme Carlos
Note by Guilherme Carlos, updated more than 1 year ago
Guilherme Carlos
Created by Guilherme Carlos over 6 years ago
17
0

Resource summary

Page 1

 LÍNGUA PORTUGUESA I. Compreensão de textos diversos de diferentes gêneros; II. Sintaxe (período simples e composto, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, emprego do acento indicador de crase); III. Morfologia (classes, flexões, estrutura e formação de palavras); IV. Níveis de Linguagem; V. Figuras de Linguagem; VI. Semântica (significação das palavras – antonímia, sinonímia, homonímia, paronímia, denotação, conotação, ambiguidade)  MATEMÁTICA I. Conjuntos: Noção intuitiva de conjuntos; Igualdade; Inclusão; Reunião; Intercessão; Diferença; Produto cartesiano; Representação por diagramas; Aplicações à resolução de problemas. II. Aritmética e Álgebra: Números naturais; Números inteiros; Números racionais e reais; Fatores primos; MMC e MDC; Expressões literais e algébricas; Produtos notáveis; Equações; Problemas e inequações do 1º e 2º graus; Sistemas de equações do 1º e 2º graus; Equações e problemas do 1º e 2º graus; Equações biquadradas; Equações irracionais; Sistema métrico decimal; Razão; Proporção; Divisão em partes proporcionais; Regra de três; Porcentagem; Juros e Polinômios. III. Geometria e Trigonometria: Ângulos; Retas paralelas; Triângulos; Polígonos convexos; principais quadriláteros convexos; Circunferência e círculo; Segmentos proporcionais; Semelhança; Relações métricas no triângulo retângulo; Relações métricas na circunferência; Polígonos regulares; Áreas de figuras planas; Inscrição e circunscrição de figuras planas; Relações trigonométricas no triângulo retângulo. IV. Estatística: Cálculo da Média, Mediana, Moda e demais separatrizes; Construção de tabelas de frequência e gráficos de uma distribuição de frequência. Gráficos de setores. V. Funções: Estudo completo das funções do 1º e 2º graus. Intervalos e operações com intervalos.

Page 2

CIÊNCIAS I. Cinemática: Conceitos de Cinemática; Ponto material e corpo extenso; Posição escalar; Deslocamento e caminho percorrido; Repouso, Movimento e Referencial; Sistema Internacional de Unidades; Velocidade escalar média; Movimento Uniforme (MU); Equação horária da posição no (MU); Movimento Uniformemente Variado (MUV); Aceleração escalar média; Equação horária da posição no (MUV); Equação horária da velocidade; Equação de Torricelli; Queda livre; II. Dinâmica: Estudo das forças; O que é força; Elementos de uma força; Como medir a intensidade de uma força; Resultante de um sistema de forças; Forças com mesma direção e mesmo sentido; Forças com mesma direção e sentidos diferentes; Forças concorrentes; Conceitos da Dinâmica; Força; Massa; Peso; 1ª Lei de Newton (Inércia); 2ª Lei de Newton (F = ma); 3ª Lei de Newton (ação e reação); III. Trabalho: Trabalho de uma força constante; IV. Energia: Energia Cinética; Energia potencial gravitacional; Energia potencial elástica; Princípio da Conservação da Energia Mecânica; V. Calor: Equilíbrio térmico e temperatura; Medidas de temperatura; Escalas termométricas; Quantidade de calor sensível; Calor específico; Propagação do calor; VI. Aplicação dos conceitos fundamentais: matéria, corpo, objeto, energia, temperatura; VII. Propriedades da matéria: estados físicos, mudanças de estado, classificação de sistemas químicos (substâncias puras, misturas, substâncias simples e compostas, fase), métodos de separação de misturas, fenômenos físicos e químicos; VIII. Átomo: estrutura atômica, número atômico e número de massa, semelhanças atômicas, distribuição eletrônica e modelos atômicos; IX. Elementos químicos: conceito, símbolos e representação convencional, classificação periódica dos elementos químicos; X. Água, Sais Minerais, Vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas – propriedades e importância para os seres vivos; XI. Célula – Procariótica e Eucariótica; Animal e Vegetal; Partes fundamentais; Principais orgânulos citoplasmáticos e suas funções; XII. Seres vivos – Características gerais, Classificação e Níveis de organização; Vírus e Reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animmalia: representantes, características gerais, importância econômica e ecológica; Principais doenças causadas por Vírus, Bactérias, Protozoários, Fungos e Vermes; Reprodução em vegetais e animais; XIII. Sistemas do corpo humano – órgãos componentes e funções dos Sistemas digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, sensorial, endócrino e reprodutor. Soros e vacinas; XIV. Ecologia – Conceitos básicos; Cadeia e Teia alimentar; Relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos; Ciclo da água e do carbono; Poluição do ar, da água e do solo: problemas decorrentes e ações preventivas/corretivas.

Page 3

HISTÓRIA I. O surgimento da Idade Moderna; II. Reforma, Contrarreforma e Renascimento Cultural; III. O mercantilismo e o surgimento do pré-capitalismo; IV. O Absolutismo dos reis e o Estado Moderno; V. As grandes navegações e a construção das Américas inglesa, hispânica e portuguesa; VI. Os povos nativos da América; VII. Confronto entre o mundo europeu e as populações autóctones; VIII. O mundo africano e a construção do espaço negro nas Américas; IX. As revoluções inglesas do século XVII; X. O Iluminismo e a Revolução Francesa; XI. A crise do sistema colonial nas Américas; XII. Da manufatura às máquinas: etapas da Revolução Industrial; XIII. A formação das nações latino-americanas no século XIX; XIV. O Brasil no século XIX; XV. Os Estados Unidos no século XIX; XVI. A Europa no século XIX; XVII. O imperialismo dos séculos XIX/XX e a partilha da África e Ásia; XVIII. Os nacionalismos e as guerras mundiais do século XX; XIX. O período entre-guerras e o contexto mundial; XX. A hegemonia dos EUA na América Latina e no mundo: de Monroe a Obama; XXI. A Revolução russa de 1917 e o movimento socialista mundial nos séculos XX e XXI; XXII. A Guerra-Fria e a Queda do muro de Berlim; XXIII. A América Latina nos séculos XX e XXI; XXIV. As transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil nos séculos XX e XXI; XXV. O século XXI e as perspectivas do futuro. GEOGRAFIA I. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico; II. A localização dos espaços na superfície terrestre; III. As relações da natureza e sociedade; IV. A importância de conhecer e preservar a natureza; V. O ser humano no espaço geográfico; VI. A inserção do homem no meio físico, suas alterações e construção do espaço atual; VII. A construção cultural nos diversos espaços geográficos; VIII. Os conflitos originados das relações da humanidade; IX. A evolução tecnológica da humanidade e suas consequências; X. A Organização do espaço brasileiro; XI. Região e regionalização; XII. As atividades econômicas rurais e urbanas no Brasil e no mundo. XIII. A construção do espaço globalizado; XIV. Subdesenvolvimento: origem e diversidade; XV. O espaço geográfico – América, África, Ásia, Oceania, Europa, Antártida. XVI. Território, poder e fronteiras políticas.

Show full summary Hide full summary

Similar

Macbeth Scene Summaries
Ebony1023
SAT Math Sample Questions
SAT Prep Group
SAT Sample Essay - Failure/ Success
nedtuohy
GCSE AQA Biology 1 Cloning & Genetic Engineering
Lilac Potato
GoConqr Getting Started Guide
Norman McBrien
GCSE Revision Tips
miminoma
Regular Verbs Spanish
Oliver Hall
Using GoConqr to teach Maths
Sarah Egan
PSBD TEST 1
amrik.sachdeva
DEV I Part II
d owen
I wish I..
Cristina Cabal