RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO ECONÔMICO E INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO NEGOCIADAS NA BM&FBOVESPA

Description

VICHINHESKI, K. A., BENDLIN, L., RODRIGUES, R. D. S. A., & CLEMENTE, A. RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO ECONÔMICO E INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO NEGOCIADAS NA BM&FBOVESPA.
Josiane Giacomelli
Note by Josiane Giacomelli, updated more than 1 year ago
Josiane Giacomelli
Created by Josiane Giacomelli over 6 years ago
13
0

Resource summary

Page 1

Qual a relação entre os indicadores de ecoeficiência e o desempenho econômico das empresas listadas na BM& FBOVESPA? Os dados encontrados no estudo demonstram haver uma relação estatística inversamente proporcional entre os indicadores de emissão de gases de efeito estufa, consumo de água e energia, com o retorno sobre o patrimônio líquido. Ou seja, da mesma forma que aumenta o indicador ecoeficiente, reduz o retorno sobre o patrimônio líquido. Não foram encontradas evidências estatísticas significantes quando relacionado os indicadores de eficiência com o Q de Tobin É importante que as empresas desenvolvam ações e políticas ambientais e as divulguem nos seus relatórios, evidenciando a preocupação dos gestores e as ações tomadas com relação ao meio ambiente. Isso demonstra a preocupação não somente com o lucro, mas também com o impacto que suas atividades possam causar ao meio ambiente e, como consequência, à sociedade (PAIVA, 2003). Neste mesmo sentido Hendriksen e Van Breda (2012) salientam que se pode medir o desempenho por meio de valores monetários, geralmente com o uso de informações contábeis e financeiras e/ou por meio de informações não-financeiras Como recomendações para futuras pesquisas, realizar pesquisas qualitativas com as companhias, com a intenção de indentificar com melhor propriedade os indicadores e condutas aplicadas. Utilizar períodos maiores, e a inclusão de mais variáveis ambientais, e variáveis de controle, como segmento e nível de governança corrporativa.

Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto 2019
Leonardo Rosa Oliveira
Segmentos da B3 - Novo mercado
Josiane Giacomelli
Testes post hoc de Games-Howell
Josiane Giacomelli
Influência do board interlocking no gerenciamento de resultados
Josiane Giacomelli
Projeto 2018
Leonardo Rosa Oliveira
Like a Fish Needs a Bicycle: Public Corporations and Their Shareholders
Josiane Giacomelli
Waves
kate.siena
Circle Theorems
I Turner
Biological molecules
sadiaali363
History- Medicine through time key figures
gemma.bell
Salesforce Admin 201 Test Chunk 4 (91-125)
Brianne Wright