Ásia - Natureza

Description

Note on Ásia - Natureza, created by Clara Martins on 04/09/2014.
Clara Martins
Note by Clara Martins, updated more than 1 year ago
Clara Martins
Created by Clara Martins over 9 years ago
126
1

Resource summary

Page 1

A Ásia limita-se com a Europa pelos montes Urais, pelo mar Cáspio, pela cadeia do Cáucaso e pelo mar Negro; com a África pelo canal de Suez e pelo Mar vermelho.

O continente é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Índico e Pacífico.

Há diversos mares e golfos no interior e na costa asiática. Dentre eles destacam-se o mar Vermelho, o mar Cáspio, o mar Negro, o mar da China e o do Japão.

No Oriente Médio existem dois golfos de intensa navegação comercial: o golfo Pérsico e o golfo de Omã. O limite entre eles é o estreito de Ormuz. Através de suas águas, a produção de petróleo dessa região é escoada para o resto do mundo.

O contorno irregular da Ásia forma penínsulas de grande importância: as penínsulas Arábica, do Decã, Malaia, Indochinesa, da Coréia, Kamtchatka e da Anatólia.

Na Ásia são encontradas as mais elevadas montanhas e as depressões mais profundas da Terra. Entre Israel e Jordânia, na região do Oriente Médio, situa-se o mar Morto, cujas águas estão a 412 metros abaixo do nível do mar. Na cordilheira do Himalaia, localiza-se o ponto culminante do relevo terrestre, o monte Everest, com 8848 metros de altitude, na fronteira entre Nepal e a China.

O Himalaia é uma cadeia montanhosa de formação geológica recente. Sua formação é resultado de uma colisão continental entre os limites convergentes entre as placas indo-australiana e euro-asiática. A colisão iniciou-se há cerca de 40-50 milhões de anos, quando a placa indo-australiana se moveu rumo ao norte e colidiu com a placa euro-asiática. Mesmo após a junção das placas, a placa indo-australiana continuou a movimentar-se horizontalmente para baixo do planalto do Tibete, forçado a ascendência do planalto.A placa Indo-australiana ainda se move cerca de 2 centímetros por ano, o que leva o Himalaia a elevar-se cerca de 5 milímetros por ano.

Em dezembro de 2004, um abalo sísmico de magnitude 9,3 na escala Richter (o segundo maior da história), originado no fundo do oceano Índico, provocou um tsunami (onda gigante) que acarretou a morte de aproximadamente 300 mil pessoas e deixou cerca de 1 milhão de desabrigado. Esse fenômeno ocorreu em razão do choque das placas tectônicas indo-australiana e euro-asiática. Nesse choque, uma delas é projetada para o alto e desloca a massa de água do oceano que está sobre ela, formando as ondas gigantescas.

http://www.terra.com.br/noticias/tsunami5anos/index.htm

Os principais planaltos são: o Planalto do Pamir (a noroeste do planalto do Tibete, no Tadjiquistão), o Planalto do Tibete (ao norte do Himalaia), da Mongólia (a noroeste do Tibete), do Decã (na Índia, correspondente à parte central da Península do Decã), o Planalto da Anatólia (na Turquia), da Arábia (situado na porção oeste da península Arábica), do Irã (localizado totalmente em território iraniano), de Aldan (na Rússia) e o Planalto Central Siberiano (extremo leste da Rússia).

A planície Indo-gangética tem uma grande importância econômica pelo fato de ser atravessada pelos rios Indo e Ganges. Através do atrito das águas destes rios, ocorreu uma erosão de montanhas, cujos sedimentos foram acumulados e formaram tal planície. É uma região fértil.A planície Siberiana situa-se entre o planalto central Siberiano e os montes Urais, na Rússia e é a planície mais, extensa do continente.A planície da Indochina, a sudeste do Himalaia, é uma região muito fértil, apresentando uma grande vala econômica.A planície Chinesa e da Manchúria destacam-se no Leste asiático, por permitirem o desenvolvimento agrícola em larga escala, através de um solo de grande fertilidade. A planície da Mesopotâmia é situada entre o Rio Tigre e o Rio Eufrates. É uma região que apresenta enormes atividades agrícolas, por isso é chamada de crescente fértil.

As depressões são outros tipos de relevo existentes no continente. A maior delas é o mar Morto, Situado a 392m abaixo do nível do mar. O mar Cáspio também é uma depressão.

A cordilheira do Himalaia e o planalto do Tibete são os dois grandes centros dispersores de água do continente. Um dos seus rios mais importantes é o Ganges, que nasce no Himalaia e deságua no golfo de Bengala, onde forma o maior delta do mundo. Esse rio é de grande importância econômica: na época das cheias, suas águas fertilizam as terras por onde passa. Também é conhecido pelo seu significado religioso, onde os Hinduístas, para se purificar banham-se em suas águas. Há também o rio Yang- tse- kiang (ou rio Azul), o mais extenso do continente com 5500km de extensão. Nasce no planalto do Tibete e desemboca no mar da China. Também nasce no Tibete o rio Huang-Ho (ou rio Amarelo), com 5200 km. Outro rio importante é o Indo, que assim como rio Azul e o rio Amarelo, nasce no Tibete, mas deságua no mar Arábico. Sua canalização possibilitou a prática da agricultura nas terras secas atravessadas pelo seu curso. Na planície da Mesopotâmia correm os rios históricos Tigre e Eufrates, que deságuam no golfo Pérsico.  No norte da Ásia, os rios mais importantes são os que atravessam o centro da Sibéria. Entre eles destacam-se o Ienissei e o Ob ( águas congeladas no inverno, causam grandes inundações na época do desgelo.

O Mar de Aral corresponde a um imenso lago constituído de água salgada que se encontra no centro do continente asiático, esse é considerado um mar interior que se estabelece entre o Cazaquistão (norte) e o Uzbequistão (sul). Até 1960 ocupava uma área de 68 mil quilômetros quadrados, extensão essa que o colocava como o quarto maior lago do mundo. Atualmente, o Mar de Aral conta com aproximadamente metade de seu volume original, ao passo que o percentual de salinidade obteve uma grande elevação em seus níveis, reduzindo de forma significativa a quantidade de vida silvestre (fauna e flora). As 178 espécies de animais diminuíram drasticamente para 38, além disso, a atividade pesqueira que produzia cerca de 25.000 toneladas anuais atualmente não existe mais, por causa da grande intensidade de sal que não favorece o povoamento de peixes. O ponto de partida para a destruição do Mar de Aral ocorreu a partir da implantação do governo da ex-União Soviética, do cultivo de extensas áreas de algodão, com aplicação de agrotóxico e substâncias para desfolhar as plantas. O uso desenfreado de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas, inseticidas entre outros) promoveu um elevado volume de mortalidade infantil proveniente de doenças que foram passadas de forma hereditária, sem contar a perda de vidas selvagens, como peixes e outros animais.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_345576.shtml

Intensa atividade tectônicaCírculo de fogo (contorna o oceano pacífico e apresenta intensa atividade vulcânica): Ilhas do Japão e Indonésia.

Clima frio → próximo ao oceano glacial Ártico e nos planaltos e montanhas → no norte da Ásia → Frio ártico → tundra                                                                                                                                                                                           → Frio continental → floresta de taiga (pinheiro)Clima desértico → extensas áreas na Mongólia, China e no Oriente Médio → Oriente Médio → desertos quentes → oásis (sobressaindo-se a tamareira)                                                                                                                                                  → Parte Central → desertos frios → vegetação: estepes e desérticaClima equatorial → aparece em quase todas as ilhas que compõem a Indonésia, no extremo sudeste do continente → floresta equatorialClima subtropical → na Ásia Menor, na planície da China, no Japão e em outras ilhas do Pacífico → Ásia Menor e planície da China → floresta subtropical                                                                                                                                                                                            → península da Coreia do Sul e no Japão → floresta temperadaClima de monções → região sul e sudeste da Ásia →  clima condicionado por massas de ar → monção continental → viajam do interior do continente para a costa → seca (inverno)                                                                                                                                                                                     →monção marítima → da costa para o continente → chuvas (verão)

Nova página

Show full summary Hide full summary

Similar

GENDER OF SPANISH NOUNS
differentiated4u
English Techniques
shenaii matlock
Language techniques: Macbeth
arnya_lewis
C2.1 Structure and Bonding
elzzie
The Brain and the Nervous System
feelingthepayne
Edexcel Additional Science Chemistry Topics 1+2
El Smith
Physics P1
themomentisover
Atomic Structure
dpr898
Intake7 BIM L1
Stanley Chia
ALL module 5 vocab
Pamela Dentler
1_PSBD New Edition
Ps Test