O Regresso às aulas - Guia para começar o semestre com o pé direito!

Description

Guia para ajudar com o regresso às aulas. Como começar o semestre com o pé direito. Aqui estão algumas dicas.
Luiz Fernando
Note by Luiz Fernando, updated more than 1 year ago More Less
miminoma
Created by miminoma over 9 years ago
Luiz Fernando
Copied by Luiz Fernando over 9 years ago
631
7

Resource summary

Page 1

Comece o semestre com o pé direito!

É importante ter em conta que este guia não te dará nenhuma fórmula mágica para não perder tempo ou te preparares para testes em apenas 24 horas. O nosso objetivo é simplesmente compartilhar algumas técnicas que podem ajudar-te a melhorar a tua aprendizagem e pesquisa.

A cada ano, ao voltar à escola ou à universidade depois das férias ou ao começar um novo curso, sempre tinha a ilusão de que, desta vez, me manteria atualizado em todas as áreas dos meus estudos. No entanto, depois de alguns dias, essa ilusão logo desaparecia. Com o tempo, aprendi como mantê-la ao longo do ano e como estudar tirando o máximo das minhas habilidades.Este guia é para aqueles que, como eu, também têm a ilusão (ou aspiram a tê-la), mas querem saber como ser proactivos e estar atualizado nos estudos.

Page 2

A mentalidade correta

“Bem feito é melhor que bem dito.” Benjamin Franklin.

Benjamin Franklin era um político, cientista, inventor, músico, diplomata, escritor e ativista americano. Vendo tal atividade extensiva em áreas diferentes, não seria muito arriscado dizer que era um homem inteligente. No entanto, o seu sucesso não veio de genes superiores, mas da sua mentalidade. O segredo do sucesso de Benjamin Franklin é que era incrivelmente curioso e trabalhador. Uma pessoa com uma atitude muito direta, que se quisesse fazer algo, o fazia. Nada o retinha.Ter essa mentalidade quando se estuda pode ajudar tremendamente. Isso não significa que não deves planear as coisas antes com antecedência (ver página seguinte). Mas, muitas vezes, os alunos gastam muito tempo e energia criando o calendário perfeito ou arrumando as suas coisas, em vez de estudar.A melhor maneira de estudar é, curiosamente, se dedicar ao estudo! Aceita-o como é. Se assimilares esse facto e incorporares isso no teu pensamento diário, estudar se tornará algo que queres fazer e não algo que tens que fazer.Pensa nos estudos desta forma e tudo fará mais sentido e será muito mais fácil. Além disso, ter esta mentalidade desde o primeiro dia do teu curso te ajudará a manter a motivação durante todo o ano.Isso não quer dizer de que a partir de agora não terás dias em que a ideia de abrir um livro ou estudar um tópico para o próximo exame não te vai agitar o estômago. Isso vai continuar a acontecer! No entanto, tens que tomar essas ocasiões como apenas um momento de fraqueza temporária.O que acontece com muita gente é que quando não têm um bom dia, não estudam e depois utilizam isso como uma desculpa para continuar a não estudar.Ter a mentalidade correta desde o início te dará a força para superar os momentos de fraqueza e continuar a estudar ao longo do ano.

Page 3

Planejamento

Começar o curso com um bom plano de estudos fará a sua vida de estudante muito mais fácil. Por isso, recomendamos que siga estes simples passos para criar um calendário de estudo:1) Planeje as primeiras semanas Ao criar um calendário, não há problema nenhum em planejar as primeiras semanas em detalhe. No entanto, não gaste muito tempo planejando vários meses em profundidade. Concentra-se nas 4 primeiras semanas e deixe o resto como uma ideia geral. Quando esses meses se aproximarem, terás uma melhor visão das suas prioridades e hábitos. Isso vai ajudar com a criação do seu calendário.2) Defina metas com data estabelecidaMarque as datas de exames, projetos e basicamente qualquer data importante no seu calendário. Isso te ajudará a colocar o seu estudo em contexto e a decidir como priorizar. Além disso, é recomendável que também crie objetivos pessoais. Estes objetivos podem ser qualquer coisa como, por exemplo, acabar um determinado projeto ou estabelecer uma data em que deve ter uma serie de temas estudados.3) Ser realista Se o seu calendário de estudo só te permite ter 3 horas de descanso e 4 minutos para chegar à aula, então está claramente muito apertado. Pare um momento e pense com calma. Ter um calendário tão rigoroso não é realista e não faz sentido. Lembra-se de que, ao criar o teu calendário de estudo, tens de certificar de que podes cumprir o planejado. 4) Ser flexível Você também precisa de um certo nível de flexibilidade ao criar um calendário de estudo. Se o seu plano de estudos não dá certo porque perdeste um dia de estudo, então não é um bom plano. Um bom plano de estudo é aquele que te permite ocasionalmente perder um dia seja qual for a razão e poder compensá-lo com mais esforço em outro dia. Tenha isto em mente antes de planejar o seu calendário de estudo.5) Não se esqueça da sua família e amigos! A maioria dos estudantes pensam que só devem considerar os seus estudos na hora de criar um calendário, mas também é muito benéfico alocar tempo para a família, amigos e qualquer hobby ou atividade extracurricular. Todos estes aspetos não devem ser negligenciados, pois eles são essenciais para uma vida saudável e feliz. Além disso, essas atividades podem funcionar como um incentivo extra para seguir o plano de estudos, como uma recompensa.

Show full summary Hide full summary

Similar

Resolução de problemas
Raimundo Paulino
4 Passos para Aplicar o Método da ABP
GoConqr suporte .
Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
10 dicas para você lidar melhor com o seu tempo
vivi sousa
Vestibular - Guia de Estudos
Alessandra S.
Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa