Como Usar ExamTime : O Guia do Professor

Description

Guia do professor para usar ExamTime na sala de aula
miminoma
Note by miminoma, updated more than 1 year ago
miminoma
Created by miminoma over 9 years ago
115
1

Resource summary

Page 1

Introdução

ExamTime ajuda milhares de estudantes  ao redor do mundo a criar os seus próprios recursos e estudar por conta própria. No entanto, as ferramentas de ExamTime também podem ser usadas por professores para criar recursos de aprendizagem e atividades divertidas para os seus alunos, tanto na sala de aula como online. ExamTime é intuitivo e muito simples de usar e não requer nenhum conhecimento prévio de computadores. No entanto, decidimos criar este guia para ajudar todos os professores a tirar o máximo proveito de ExamTime. Com este guia, o nosso objetivo é simplesmente mostrar-lhe como criar recursos de aprendizagem e recomendar maneiras de usar as nossas ferramentas na sala de aula.

ExamTime é benéfico em classes com alunos de qualquer nível ou idade, e por qualquer motivo (incluindo a aprendizagem de línguas):      Escola Primária      Escola Secundária      Universidade (Licenciatura / Mestrado / Doutorado)      Estudantes de línguas      Estudantes adultos      Qualquer um que esteja no meio de um processo de aprendizagem! Portanto, incluímos neste guia algumas ideias simples que podem ajudar o professor a tirar toda a criatividade e potencial dos seus  alunos.

Cada aba na parte superior destas notas está dedicada a uma das ferramentas TIC de  ExamTime entre os quais incluem:  Mapas Mentais  Flashcards Notas Quizzes Grupos de Estudo

Cada ferramenta tem as suas características e benefícios específicos. Por exemplo, os Flashcards podem ser mais adequados para estudar recursos linguísticos, enquanto os mapas mentais  podem ser usados como um "brainstorm". Apesar de cada ferramenta ser diferente, todos oferecem grandes benefícios para alunos e professores e funcionam melhor quando usadas em conjunto. Por isso, recomendamos tomar o tempo para aprender a usar cada um. Isso irá garantir obter o máximo proveito de ExamTime.

Para que serve ExamTime?

Resumo

Introdução

O objetivo desta página é explicar como usar Mapas Mentais na sala de aula. Também veremos como os Mapas Mentais de ExamTime são o companheiro ideal do professor moderno, porque facilitam a aprendizagem tanto na sala de aula como de maneira virtual online.

Resumo

Como criar um Mapa Mental Aprendizagem Colaborativa Brainstorming

Como criar um Mapa Mental

Ao clicar no botão "Criar" ,  seleciona Mapa Mental da lista de ferramentas disponíveis. Quando crias um Mapa Mental, este será guardado automaticamente no teu menu principal. Mas se estiveres dentro de uma disciplina especifica, quando vais criar um Mapa Mental, este se guardará automaticamente dentro dessa disciplina.Para dar um nome ao Mapa Mental, simplesmente clica no nodo principal e escreve nele. O titulo do Mapa Mental será o mesmo do que o nodo principal. Ao entrar pela primeira vez no editor de Mapas Mentais, o primeiro que veremos é o nodo central. Clica nele e uma pequena barra de ferramenta aparecerá nele com as principais opções: Arrasta o ícone "+" para fora do nodo para criar um novo nodo que estará conectado ao nodo anterior através de um ramo. O ícone "T" controla o texto do nodo. Desta Maneira podes fazê-lo maior, negrito, Itálico ou mudar a cor. O circulo de cor permite-te mudar a cor do nodo atual e todas as suas ramificações. Usa a barra para selecionar a tua cor. O ícone "x" elimina o nodo ( e qualquer nodo contactado a ele). O ícone em forma de clip te permitirá anexar outro recurso ( Flashcards, Quizzes ou Notas) ao nodo para acesso rápido. Também podes anexar uma pequena nota a cada nodo. Para criar estas notas , clica na pequena pequena folha cinzenta que aparece por detrás do nodo ( na parte superior direito).

Usando Mapas Mentais Aprendizagem Colaborativa

Os Mapas Mentais têm  duas funções fundamentais : 1) Conectar e organizar ideias 2) Colaborar com outros para fazer um "Brainstorm".Os Mapas Mentais podem ser criados individualmente ou em grupo. Como professor, podes escrever uma palavra no nodo central ou propor um tópico principal e deixar que os alunos desenvolvam as suas próprias ideais.Assim, por exemplo, podes propor aos teus alunos que " Cada um escolha uma área da Historia da Europa e que crie um Mapa Mental sobre ela". Alguns podem criar Mapas Mentais sobre os Vikings, outros sobre a inquisição e outros sobre a Segunda Guerra Mundial. Depois os alunos podem ser avaliados segundo os Mapas Mentais que criaram e podem colaborar entre eles para melhorá-los.

ExamTime oferece a possibilidade de trabalhar individualmente na hora de criar recursos. Uma vez que o nosso recursos esteja pronto, podem ser compartilhados com amigos ou grupos de maneira simples. Isso significa que podemos criar um grupo no ExamTime e convidar alunos. Os Mapas Mentais podem ser compartilhados com o grupo em versão editável  para que os seus colegas possam usá-los para estudar, avaliá-los ou melhorá-los.O mesmo é possível com todos as ferramentas. Como vês, é uma maneira excelente de criar e estimular a criação de recursos de estudo de qualidade entre os alunos.

BrainstormingApesar de ter um conceito central em que  trabalhar, a maneira tradicional de criar Mapas Mentais, estes também podem ser usados para fazer um "brainstorm".A estrutura de um Mapa Mental permite estudantes e professores compartilhar ideias rapidamente e de maneira visual. Um dos maiores desafios na sala de aula entre alunos cheios de criatividade é encontrar um método para capturar todas esssas ideias e o nosso Mapa Mental permite precisamente isso. Experimenta por ti mesmo!

Informação Adicional Sobre Mapas Mentais

Tudo sobre Mapas Mentais

Introdução

O objetivo desta página é explicar como usar Flashcards na sala de aula. A experiência de aprendizagem dos alunos pode melhorar consideravelmente usando o criador de Flashcards de ExamTime.   Os Flashcards são excelentes para aprender línguas, datas e conceitos importantes e muito mais.

Resumo Como criar Flashcards Resumir lições O aliado perfeito para aprender línguas Outras disciplinas: Conceitos e datas importantes

Como criar Flashcards

O botão para criar Flashcards se encontra no menu suspenso. Clica nele para começar a criar um novo Baralho de Flashcard.Na tela verás duas colunas. O da esquerda corresponde à  parte da frente da carta enquanto a da direita corresponde  à detrás.Podes introduzir texto ou imagens em ambos lados.

Texto: Clica no quadro para introduzir o texto desejado. Uma vez introduzido, clica em " Adicionar ao baralho" Imagens: Clica na aba " Imagem" e aparecerá o botão para buscar imagens no teu computador e adicioná-la ao teu Flashcard. Na parte inferior da tua tela verás os Flashcards que já fazem parte do teu baralho . Uma vez que estejas ai, as cartas serão guardadas automaticamente., por isso não te preocupes em perder conteúdo. Lembra-te de que podes adicionar quantas cartas quiseres ao baralho.

Usando Flashcards Resumir Lições

A maioria das pessoas pensam que Flashcards são um recursos para usar fora da sala de aula e portanto, não tem muito valor para os professores na hora da dar aulas. No entanto, isso não é verdade. Mesmo que o facto dos Flashcards serem um grande recurso para os estudantes na hora de revisar e refrescar a memoria, um professor pode dar instruções sobre as áreas em que se concentrar.  Os Flashcards podem ser de grande use para os professores que podem preparar um baralho de Flashcards sobre determinados tópicos e compartilhá-los como os seus alunos ao finalizar a aula. Este pode ser um substituto perfeito para entregar um simples resumo.

Introdução

ensinar com Mapas Mentais

Ensinar com Flashcards

Show full summary Hide full summary

Similar

New Possibilities with ExamTime's Flashcard Maker
Andrea Leyden
NEW: ExamTime's Mind Map Maker
Andrea Leyden
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Marko Salazar
How to Create A Mindmap
PatrickNoonan
ExamTime Quick Guide to Getting Started
Andrea Leyden
ExamTime's Getting Started Guide
PatrickNoonan
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Rosario Sharline Vilcarromero Saenz
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Ricardo Padilla Alcantara
Mapas mentales con ExamTime
julii.perci
Novidades: Mapas Mentais de ExamTime
miminoma
Summer Learning Loss & How To Prevent It
philip.ellis