Algorítmo Portugol

Description

aprendendo a usar o portugol
Bernardo Robaina
Note by Bernardo Robaina, updated more than 1 year ago
Bernardo Robaina
Created by Bernardo Robaina about 6 years ago
30
1

Resource summary

Page 1

programa {     funcao inicio()  {        // o comando escreva mostra alguma mensagem né rapa        escreva ("Hello World \n")                  // quando tu quer escrever mais de um marsupio,tu usa a virgula tchê        escreva ("Pergunta:", "marsupar ou não marsupar? \n")                  // pra fazer uma quebra de linha        // a gente usa o comando \n        escreva ("linha 1 \nlinha 2")                           } }

Page 2

Variáveis

o nome da variável deve seguir tais regras * o primeiro caracter deverá sempre ser uma letra (a-z) *não é permitido o uso de caracteres especiais * não podem ser iguais a palavras reservadas * não utilizar espaços É importante ressaltar que o nome de cada variável deve ser explicativo, facilitando assim a compreensão do conteúdo que está armazenado nela.

Tipos de dados  Todas as variáveis precisam ter inidicados                                                                                              Assim como toda a informação que será armazenada precisa o tipo de dado que será armazenado nelas.                                                                                           ser do tipo correspondente da variável.

Page 3

Especificando os tipos de dados Inteiro:  variável que contém qualquer número que pertença ao conjunto dos números inteiros. Podem ser positivos, negativos. Real: variável que contém qualquer número real (inteiro ou decimal) (positivo ou negativo). As casas decimais são separados por pontos e não por virgulas. Lógico: é aquela que contém um tipo de dado, usado em operações lógicas, que possui somente os valores verdadeiro e falso. Caracter:  é aquela que contém uma informação composta de apenas 1 CARACTER alfanumérico ou especial.  O conteúdo deve estar acompanhado de aspas simples. Cadeia: é uma sequência ordenada de um ou mais caracteres. O conteúdo deve estar acompanhado de aspas duplas.  

Show full summary Hide full summary

Similar

Algoritmos
Henrique Cícero
Lógica de Programação
Deivson Santos
Quiz Algoritmo e Programação
Jamile Felismina Sebastião
Definição de Algoritmos
Henrique Cícero
Projeto Estacionamento
Davidson T Ferreira
Trauma torácico penetrante
Leonidas Garcia
livro: Algoritmo estruturado com Portugol
Alex Silva
O que é algoritmo?
Galileu Santos
Lógica de programação Softblue
Marcos Gonçalves de Oliveira
Reconhecimento Facial
Marina Franciulli
Modulo 1
Hugo Gaming