1º Guerra Mundial

Description

Note on 1º Guerra Mundial, created by Dener Araújo on 23/09/2014.
Dener Araújo
Note by Dener Araújo, updated more than 1 year ago
Dener Araújo
Created by Dener Araújo over 9 years ago
61
0

Resource summary

Page 1

Situações Conflituosas no inicio do século XX Disputas econômicas entre Inglaterra, França e Alemanha, as grandes potências do século XX. Países industrializados proibiam a importação, impedindo a expansão econômica dos demais países

Movimentos Nacionalistas Tinha por objetivo agrupar povos de culturas semelhantes sob um mesmo Estado. Os Principais foram o Pan-Eslavismo e o Pangermanismo.Pan-Eslavismo: Liderados pelo governo russo, queriam unir todos os povos eslavos na Europa Oriental. Pangermanismo: Queriam anexar à Alemanha aos territórios da Europa Central. O Clima de rivalidade aumentou entre os países.

1º Grande Guerra

Paz Armada Diante as condições, cada potência iniciou uma corrida armamentista para fortalecer seus exércitos. Iniciou-se a criação de alianças politicas entre países.

Politica de Alianças Tratados feitos entre países, cujo objetivo era somar forças para combater inimigos em comum. As duas a uniões foram: Tríplice Aliança: Formada por Alemanha, Áustria e Itália. Tríplice Entente: Formada por Inglaterra, França e Rússia.

A tensão agora era grande entre os países, e qualquer conflito poderia alavancar o inicio de uma guerra.

Houve dois conflitos entre triplices que nao deram inicio a guerra, porem contribuiram para que ela acontecesse. Crise do Marrocos - 1905 á 1911 : Alemanha e França quase chegaram a guerra devido à disputa pelo território do Marrocos. Crise Balcânica - 1908: Conflito entre Sérvia(Apoiada pela Rússia) e Áustria(Apoiada pela Alemanha ) pela península Balcânica.

Estopim da Primeira Grande Guerra. Em 28 de Junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando herdeiro do trono austríaco, e sua esposa, foram assassinados. Assassino Gravillo Princip, pertencia a uma organização nacionalista que tinha apoio da Rússia. A Áustria reagiu militarmente contra a Sérvia (ligada ao governo Russo ), e diante das alianças politicas, as demais potencias entraram no conflito, dando inicio a 1º Grande Guerra ou a tambem chamada 1º Guerra Mundial

Inicio da GuerraLinha do tempo 1914

28 de Julho:Áustria declara guerra à Sérvia

29 de Julho:Em apoio a Sérvia, a Rússia direciona seus exércitos contra a Áustria e a Alemanha

1º de Agosto:A Alemanha declara guerra à Rússia e à França

4 de Agosto:Com intuito de atingir a França, os Alemães e Austríacos invadem a Bélgica

5 de Agosto:Inglaterra declara guerra à Alemanha

Primeira Grande Guerra. Ficou assim conhecida por envolver grandes potências de varias regiões do mundo. Teve duração de 4 anos Causou mudanças na Geografia do Mundo. Envolveu os dois blocos politicos: Triplice Aliança e Triplice Entente.

Alemanha, Turquia e Bulgaria

x

França, Bélgica, Sérvia, Grécia, Japão, EUA e Italia que trocou de lado na guerra.

Primeira Fase (1914-1915)

Segunda Fase (1915-1917)

Os exércitos permaneceram na defensiva, evitando aproximação inimiga. Período mais desgastante da guerra, onde os soldados ficavam nas trincheiras enfrentando condições desumanas. Periodo conhecido como Guerra das Trincheiras

Terceira Fase (1917-1918)

Alemanha detinha embarcações de países tidos como neutros, alegando que transportavam alimento aos países inimigos. No dia 6 de Abril, após perder suas embarcações, Estados unidos entra no conflito, lutando contra os Alemães. No dia 3 de março de 1918, Rússia abandona a guerra. Agora, no ápice do conflito, a economia dos países foi direcionada a produção de armamentos para a guerra. Devido esse foco na produção de armamento, a mulher ingressa no mercado industrial, já que os homens estão lutando nas guerras. Período de demasiada escassez de recursos alimentícios.

Fim da Guerra

Com Estados Unidos apoiando a tríplice entente, as forças alemãs ficaram isoladas e sem condições de continuar a guerra. Em 11 de novembro de 1918, o governo alemão assina o acordo de paz e poe fim a primeira grande guerra mundial. Alemanha acaba a guerra em situação desvantajosa. Os Alemães são obrigados a retirar suas tropas dos territórios ocupados durante a guerra, devolver os materiais usados no conflito ao adversário, pagar indenização pelos territórios ocupados, entre demais punições.

Pós guerra.Tratado de Versalhes

Foi o acordo realizado no Palácio de Versalhes na França que impôs 440 artigos com duras condições a Alemanha após o fim do conflito. Alguns listados abaixo:

Art. 45 – determinava que a Alemanha cederia o território do Sarre, rico em minas de carvão, por um prazo de quinze anos à França.Art. 51 – estabelecia que a Alsácia e a Lorena voltariam à posse dos franceses.Art. 102 – determinava que a cidade de Dantzig era considerada cidade livre e administrada pela Liga das Nações.Art.119 – determinava que todas as colônias alemãs passariam às mãos dos aliados.Art. 160 – estabelecia a quantidade máxima de tropas que a Alemanha poderia manter. No geral, só poderia ter 100 mil soldados voluntários.Art. 168 – qualquer fabricação de armamentos deveria ter a aprovação dos aliados.Art. 198 – determinava que a Alemanha não poderia ter aviação nem marinha militar.Art. 231 – estabelecia o reconhecimento da culpa dos alemães pela guerra e por todas as perdas e danos dos aliados.

Os efeitos da guerra na Geografia do Mundo.Por meio de acordos entre os envolvidos no conflito, surgiu uma nova divisão territorial que mudou a estrutura geografica do mundo. Império Austro-Húngaro foi desmembrado. Surgiram novos países como a Tchecolosvaquia, Húngria, Pôlonia, Lugoslavia, Aústria, Letônia, Lituania e Estônia.

Liga das Naçoes Criada em Abril de 1919, tinha como intenção preservar a Paz Mundial. Vetou a participação dos Estados Unidos Alemanha e União Soviética se retiraram espontaneamente. Sem a participação do Estados Unidos, Alemanha e União Soviética, a liga das Nações se tornou totalmente impotente para cumprir o seu objetivo.

Ascençao do Estados Unidos. A eclosão da primeira guerra mundial estimulou o crescimento agrícola e industrial do Estados Unidos, que forneciam seus produtos e alimentos aos países envolvidos no conflito. Após entrarem na guerra, levaram o fim ao conflito, e a vitória da Tríplice Entente, e terminou a guerra como a grande potência mundial.

Situação conflituosa

Estopim da Guerra

Primeira Guerra Mundial

Alemães realizam ataques agressivos a França. Alemanha Invade a Bélgica, e logo após marcha rumo a Paris. Periodo conhecido como Guerra dos movimentos

Show full summary Hide full summary

Similar

REVOLUÇÃO RUSSA
Savio Andrade
Manifesto Comunista
deboracristine
Alianças da Primeira Guerra Mundial
Guilherme Rodrigues
Primeira Guerra Mundial.
Yasmin Padovan
O nascimento da medicina social
Bianca Rodrigues
Ensino Básico de alemão
Malu Miralha
1º Guerra Mundial
Vitória Lucena
Alianças da Primeira Guerra Mundial
Alex Silva9981
Alianças da Primeira Guerra Mundial
Gilvan Melo
Revoluções Inglesas do séc XVIII
Enzo Sampaio
Crises e Totalitarismo
Tamara Fernandes