Política na Grécia Antiga

Description

Os estudos de filosofia política possuem suas primeiras referências na vida política da Grécia Antiga.
Daniel Vieira Inácio
Note by Daniel Vieira Inácio, updated more than 1 year ago
Daniel Vieira Inácio
Created by Daniel Vieira Inácio almost 6 years ago
8
1

Resource summary

Page 1

A referência política da Grécia Antiga

A palavra política vem do grego Pólis, a cidade-estado da Grécia antiga. Foi na Pólis que a política tornou-se uma forma de governar, dividindo o poder entre as pessoas. Porém, nem todos participavam nessa divisão do poder, apenas àquelas reconhecidas como cidadãos pela lei. Ser um cidadão permitia à pessoa interagir em uma nova dinâmica, onde ela fica protegida da violência física e deve ser tratada como igual pelos outros cidadãos. As disputas passam a ter solução em assembleias onde os cidadãos debaterão pontos da vida comum. O surgimento da Pólis foi o grande pano de fundo para o aparecimento da política. Cada uma tinha sua organização própria, criada entre membros da comunidade, os cidadãos. A Pólis não teve uma forma rígida, mas alguns elementos foram marcantes.

Page 2

Três condições para a vida política

Primeira condição é a nova importância dada a palavra. Ela ganhou um uso novo como instrumento de conflito e determinação do poder. Antes a palavra era obediente, usada nos rituais religiosos e servia para mostrar que todos estavam subordinados ao Rei tirano. Este poder da palavra supõe um público que precisa decidir algo, e esta decisão será o resultado do debate. A linguagem deixou o campo da obediência irrefletida e do mando, para se tornar algo novo, instrumento eficiente de pessoas conscientes de seus interesses, de suas possibilidades e de regras. Obviamente, o direito de se expressar era garantido na lei e se chamava isegoria, o direito dado aos cidadãos de falar em uma assembleia.

A segunda condição abre o espaço para a palavra. É o espaço de publicidade plena, a Ágora (a praça pública). Ele indica uma oposição entre o privado e individual com o interesse comum. Esse campo de interesse marcou a percepção do vínculo entre os membros; primeiro porque resguardavam as decisões pessoais como algo fora do campo da discussão política, ou seja, o pessoal ou privado era assunto apenas do próprio indivíduo, segundo, porque todas as decisões e ações que atingiam aos outros cidadãos deixavam de ser assunto privado, passando a assunto comum. Uma mudança na lei ou a decisão de entrar em uma guerra são exemplos claros de como o público é atingido. As normas deixam de ser indiscutíveis, e não podem mais se manter se não forem adequadas ao interesse público, porque a palavra que antes lhe servia obediente, pode voltar-se contra ela.

Por fim, havia dentro da Pólis um elemento de união que envolvia todo o espírito da cidade, a philia, palavra traduzida por amizade. Este sentimento de associação só pode ser assegurado no mundo pela percepção, entre os membros, de suas semelhanças e igualdades. Indica o vínculo e o sentimento compartilhado de participação. Cada cidadão é a unidade do sistema político, que é guiado pelo equilíbrio. Assim, ganhou uma forma conceitual com palavra isonomia, “igual participação de todos os cidadãos no exercício do poder”.

Page 3

Política contra o Despotismo

A política surgiu entre os gregos como alternativa para evitar a concentração do poder do Estado (a lei e a ordem sobre a terra, a produção, as armas, a religião...) nas mãos de um Rei, para não dar a ele chances de fazer prevalecer os seus interesses, decidindo tudo ao seu modo e usando seu poder contra todos os que não concordarem com ele ou lhe parecessem ameaçadores. A política é uma forma de fugir da tirania, portanto, mantendo o poder do Estado dividido e sendo disputado pelos membros da cidade. Antes de uma estrutura política para comandar, o mais comum era o desenvolvimento de um despotismo. O déspota é o comandante e a encarnação de todos os poderes de um grupo social. Tudo está submetido a ele, seja a economia, a religião ou a liderança militar, em todo caso o déspota é a referência para todas as decisões sociais. A sua vontade é a lei e todos os outros estão submetidos a ela. 

Assim, a administração política apresenta-se como legítima disputa pelo poder, pois ela é preferida à entrega de todo o poder nas mãos de um único homem que exige de todos a submissão. Os três elementos citados (uso da palavra para convencer, o espaço público onde a disputa acontece e a igualdade de direitos) servem para colocar a disputa em níveis aceitáveis por todos, exigindo dos participantes o acatamento prévio de qualquer resultado futuro, pois ele é fruto da escolha da cidade. As disputas internas da Pólis deixam de ter características de guerra armada; este tipo de ação fica para a defesa das ameaças externas.

Show full summary Hide full summary

Similar

Música
Philosophus Rex
Ciência Política
Talita Francisco
Aborto.
Meg Andrade
Aspectos humanos da China
Vitor Gomes
Geografia Geral e do Brasil
Magno Goulart
Relações Internacionais
Natani Perotto Borges
Filosofia Política (Platão e Aristóteles)
Daniel Vieira Inácio
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Matheus Darós Fe
Política
carolinalosada
POLÍTICA, PODER E ESTADO
Alexandre Ramos
História da Arte
Ana Beatriz