Pronomes

Description

3° Grau Português (04 - Pronomes) Note on Pronomes, created by Francine Matos on 23/10/2014.
Francine Matos
Note by Francine Matos, updated more than 1 year ago
Francine Matos
Created by Francine Matos over 9 years ago
33
2

Resource summary

Page 1

Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente. As palavras EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES são pronomes pessoais. São denominados desta forma por terem a característica de substituírem os nomes, ou seja, os substantivos.Vejamos: Não sei que presente dar no aniversário da mamãe... Não sei que presente dar no aniversário dela... Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir: PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso. Os pronomes pessoais classificam-se em retos e oblíquos, de acordo com a função que desempenham na oração.RETOS: assumem na oração as funções de sujeito ou predicativo do sujeito.Ex: Eu não cansei de correr! (sujeito do verbo cansar)OBLÍQUOS: assumem as funções de complementos, como o objeto direto, o objeto indireto, o agente da passiva, o complemento nominal. Ex: Há anos ele não se move tão rápido! (complemento do verbo mover)Vejamos um quadro com os pronomes pessoais da língua portuguesa:

Vejamos as frases: Minha  bicicleta é mais velha que a sua. Observemos que na frase a palavra minha refere-se a bicicleta (bicicleta de quem fala). A palavra minha indica posse, e concorda com a coisa possuída (bicicleta, feminino singular) e também com a pessoa que fala, no caso eu, 1ª pessoa do singular.Minha é um pronome possessivo.PRONOMES POSSESSIVOS são aqueles que indicam posse em relação às três pessoas do discurso.O pronome possessivo minha acompanha o substantivo bicicleta e, por isso, é pronome possessivo adjetivo. É chamado assim por comportar-se semelhantemente a um adjetivo, acompanhando o substantivo, referindo-se a ele e concordando com ele em gênero e número.É diferente, por exemplo, quando se observa o pronome sua, na mesma frase. Quando o pronome possessivo substitui um substantivo, como no caso o pronome sua substitui o substantivo bicicleta, ele é pronome possessivo substantivo.Mais exemplos:Posso usar sua blusa? Eu manchei a minha...(sua= pr. poss. adjetivo, minha= pr. poss. substantivo)Nossas  dançarinas tiveram mais tempo para ensaio do que as suas.(nossas= pr. poss. adjetivo, suas= pr. poss. substantivo)OBS:Quando o pronome possessivo determina mais de um substantivo, ele deverá concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo.Vou lavar meu tênis e bolsa.Vejamos um quadro com os pronomes possessivos da língua portuguesa:

Pronomes demonstrativos são aqueles que situam pessoas ou coisas em relação às três pessoas do discurso. Essa localização pode se dar no tempo, no espaço ou no próprio texto.Exemplo: Você deveria ouvir este disco de vinil. O pronome este no exemplo acima, refere-se ao substantivo disco, localizando-o próximo à pessoa que fala (1ª pessoa).Vejamos um quadro com os pronomes demonstrativos da língua portuguesa:

                       PRONOMES INDEFINIDOSVejamos a frase a seguir: Alguns cães fazem festinha quando o dono chega. A palavra alguns se refere, de modo genérico, a um certo número de cães. Podemos constatar isso por se tratar de um pronome indefinido.Pronomes indefinidos são aqueles que se referem a substantivos de modo vago, impreciso ou genérico.Os pronomes indefinidos podem ser variáveis, isto é, sofrer flexão de gênero e número, ou invariáveis.Eis o quadro de pronomes indefinidos da nossa língua:

Pronomes interrogativos são os pronomes indefinidos quem, quanto(a)(s), qual(is) e que quando empregados em frases interrogativas.Os pronomes interrogativos que e quem são invariáveis, enquanto os pronomes qual e quanto são variáveis.Exemplos: Quanto tempo você ainda irá demorar para chegar?Quantos minutos você ainda irá demorar para chegar?Quais os seus planos para o final de semana?Qual o seu plano para resolver esse problema? Os pronomes interrogativos podem aparecer tanto em perguntas diretas quanto em indiretas e ser empregados como pronomes substantivos ou como pronomes adjetivos.Exemplos:pronome interrogativo adjetivo:Quantos meses faz que você não lava sua roupa?pronome interrogativo substantivo:Quem lavou minhas roupas?OBS: Perguntas diretas são aquelas iniciadas por palavra interrogativa e emprego de ponto de interrogação. Perguntas indiretas são aquelas que não são iniciadas por palavra interrogativa e terminam com ponto final. Exemplos:Interrogativa direta:Que horas são?Interrogativa indireta:Gostaria de saber quem falou na reunião.

                   PRONOMES RELATIVOSVejamos a seguinte frase retirada de um anúncio publicitário: Conheça as informações que movimentam o mundo! O texto poderia também ter a seguinte redação:Conheça as informações. (1ª oração)As informações movimentam o mundo. (2ª oração)Observe que, nessa redação, o texto ficaria repetitivo e menos direto. Para evitar a repetição e ser mais direto, o anunciante optou por substituir a palavra informações pela palavra que.Quando substitui uma palavra ou expressão antecedente, isto é, já mencionada, a palavra que é um pronome relativo.Pronome relativo é aquele que liga duas orações, substituindo na 2ª oração um termo já expresso na 1ª oração.Vejamos um quadro com os pronomes relativos da língua portuguesa:

São também pronomes demonstrativos- o, a, os, as, quando equivalem a isto, isso, aquele, aquela, aqueles, aquelas;Ex: Imagino o que ela já sofreu. (=aquilo)-  mesmo e próprio, quando reforçam pronomes pessoais ou fazem referência a algo expresso anteriormente;Ex: Eu mesma vi a cena repetir-se.- tal e semelhante, quando equivalem a esse, essa, aquela.Ex: Em tais ocasiões é preciso prudência. (=essas) Emprego dos pronomes demonstrativos Em relação ao espaço- Este(s), esta(s) e isto indicam o que está perto da pessoa que fala:Ex: Este relógio de bolso que eu estou usando pertenceu ao meu avô.- Esse(s), essa(s) e isso indicam o que está perto da pessoa com quem se fala:Ex: Mamãe, passe-me essa revista que está perto de você.- Aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam o que está distante tanto da pessoa que fala quanto da pessoa com quem se fala:Ex: Olhem aquela casa! Em relação ao tempo- Este(s), esta(s) e isto indicam o tempo presente em relação à pessoa que fala:Ex: Esta tarde irei ao supermercado fazer as compras do mês.- Esse(s), essa(s) e isso indicam o tempo passado próximo ao momento da fala:Ex: Essa noite dormi mal, tive pesadelos horríveis.- Aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam um afastamento no tempo, tempo remoto:Ex: Naquele tempo, os jovens de famílias ricas iam estudar na França. Quando são usados como referente- Este(s), esta(s) e isto fazem referência a algo sobre o qual ainda se vai falar:Ex: São estes os assuntos que temos a tratar: o aumento dos salários, as férias dos funcionários e as horas extras.- Esse(s), essa(s) e isso fazem referência a algo que já foi citado anteriormente:Ex: Sua participação nas Olimpíadas de Matemática, isso é o que mais desejamos agora.- Este e aquele são empregados quando se faz referência a termos já mencionados, como se exemplifica a seguir:Ex: Pedro e Paulo são alunos que se destacam na classe: este pela rapidez com que resolve os exercícios de Matemática, aquele pela criatividade na produção de textos.

Os pronomes relativos podem ser precedidos ou não por preposições.Vejamos:Eu enviei a meus amigos alguns cartões que eu mesma fiz. (sem preposição)O rapaz a quem você pediu informações trabalha aqui? (com preposição)Os pronomes relativos sempre desempenham nas orações que iniciam uma função sintática:Vejamos:O remédio custa muito caro. Eu preciso do remédio. (Objeto indireto)O remédio de que eu preciso custa muito caro. (Objeto Indireto)

Observações sobre o uso do pronome indefinido:- algum, após o substantivo a que se refere, assume valor negativo.Ex: Dinheiro algum trará sua família de volta. (= nenhum)- pronome certo(a)(s), depois do nome, passa a ser adjetivo:Ex: Certas pessoas não inspiram confiança. (pronome indefinido)Encontramos a pessoa certa  para o serviço. (adjetivo)- o pronome nada pode equivaler a um advérbio:Ex: Nós não estamos nada satisfeitos com os resultados. (=adv. Negação)

Pessoais

Possessivos

Demonstrativos

Indefinidos & Relativos

Interrogativos

Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
Substantivos
Peter Ensi
Gramática - Fonologia: Quiz II
tiago meira de almeida
COMUNICAÇÃO
dcviana25
Português 1 - Sintaxe: Frase, Oração e Período
wallace.da
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso