Sexualidade como questão política

Description

SIMÕES, Júlio Assis. Sexualidade como questão política.
Victória  Nascimento
Note by Victória Nascimento, updated more than 1 year ago
Victória  Nascimento
Created by Victória Nascimento over 5 years ago
10
0

Resource summary

Page 1

Sexualidade como questão social e política

Agir sexualmente supõe coordenar o que se passa em nossa mente com o que se passa em nosso corpo. Tal coordenação não brota em nós espontaneamente. As representações sobre a sexualidade nos revelam o que ela é e o que ela deveria ser. 

Page 2

Instituições, convenções e políticas sexuais

Casamentos, namoro, família e procriação são instituições que funcionam segundo um contrato social. São produtos sociais e sofrem transformações ao longo do tempo. A linguagem da sexualidade é poderosa para expressar hierarquias sociais. (viadinho!) Em várias convenções do que é ser homem ou ser mulher está implícita a condenação à homossexualidade.  

Page 3

Saúde sexual e reprodutiva: a gravidez na adolescência

Puberdade Quem pode e quem não pode ter vida sexual ativa, ser pai e mãe. Antigamente era comum e esperado que meninas adolescentes fossem mães, hoje, é um drama social.      

Page 4

Saúde sexual e reprodutiva: aborto e controle da natalidade

-Defesa da esterilização das pessoas pobres, da década de 60 até os dias atuais.   MÉTODOS CONTRACEPTIVOS NO BRASIL Laqueadura e AC são mais comuns, mostrando que a contracepção é uma preocupação exclusivamente feminina.

Page 5

Saúde sexual e reprodutiva: a pandemia da AIDS

Peste gay A pandemia no brasil foi gerida como problema de saúde pública, respeitando as escolhas individuais de cada um. Direitos sexuais e reprodutivos das pessoas soropositivas.

Page 6

Os limites do apelo à natureza

Porque tanto esforço é investido para conceituar, discutir e regular o que supostamente seria resultado de um impulso natural? "Natureza" depende do ponto de vista.  

Page 7

A sexualidade nas ciências sociais

Sexualidade, natureza e pessoa: a visão da sexologia clássica

Sexologia: sec. 19 - sexo é natural Renascentistas disccutiram a sexualidade humana, iluministas tbm, na era vitoriana o sexo era discutido (proibido) A novidade da sexologia foi criar uma nova area do conhecimento referente ao sexo patologização da sexualidade desenvolvimento de novas formas de controle sexuais No brasil do século 19 a visão médica combina as patologias sexuais com a inferioridade racial, loucura e crime.

Page 8

Freud, o inconsciente e a sexualidade

psicanalise: teoria sobre a organização e funcionamento da mente humana que, ao mesmo tempo, possibilitasse desenvolver uma terapia para ajudar as pessoas a lidarem com seu sofrimento psicologico. teoria do desenvolvimento psicossexual inconsciente: imagens e ideais sexuais reprimidos  sexualidade infantil: caracterizado por diversos estímulos eróticos e por indefinição do objeto de desejo (perversidade polimorfa e bissexualidade originária) "perversões sexuais" seriam experiencias vividas por todos na infancia e reprimidas na fase adulta em prol da "sexualidade saudável" Relação entre corpo, mente e meio social.

Page 9

Sexualidade, casamento e família, segundo a antropologia evolucionista

Antropologia estava interessada no "evolucionismo vitoriano" estabelecer as origens do desenvolvimento social, intelectual e material da humanidade Cultura e civilização estudo das familias e do parentesco, a humanidade foi capaz de controlar os impulsos sexuais e construir tais instituições rumo ao progresso. Lewis Henry Morgan:  esquema de desenvolvimento do casamento e da familia

Page 10

Sexualidade, cultura e comportamento - Bronislaw Malinowski

No século XX antropologia passou a se preocupar mais com a diversidade das formas de vida humana Passa-se a falar em "culturaS" cada cultura é uma realidade singular suficiente em si própria Bronislaw foi um dos primeiros  a aplicar a antropologia à sexualidade Modelo de influencia cultural A sexualidade é um principio inato como a fome, porém os principios inatos são maleaveis e tranformados pela cultura.

Page 11

Sexualidade, cultura e comportamento - Margaret Mead

Escola norte americana de antropologia cultural  forte recusa para associações entre o cultural e o biologico (critica as teorias eugenistas) Mead argumentou que culturas diferentes promovem modos diferente de ser homem e mulher

Page 12

Desvio, divergencia e diversidade sexual

A cultura nem sempre atua de forma eficaz, produzindo os "inadaptados" e "anormais". resultados dos significados culturais A perspectiva interacionista propunha desviar o foco do "desviante" para o "desvio" praticas sexuais nem sempre apontam para identidades sexuais homens e bichas, gays e entendidos

Page 13

Conduta sexual e performance de gênero

A representação da sexualidade é uma performance teatral

Page 14

Sexualidade e poder

Foucault sexologos e psicanalistas preocupados em classificar as sexualidades normais e as desviantes acabaram moldando novos personagens sociais, como por exemplo, a figura do homossexual. Em contraposição, surge a figura do heterossexual, encarnação da norma sexual. Estudar as sexualidades viantes eram uma maneira de vigiar e disciplinar a sexualidade na europa do sec. XIX.

Page 15

Conclusão

A sexualidade é um tema público e deve ser discutida como construção politica e social.

Show full summary Hide full summary

Similar

Spanish Vocabulary- Beginner
PatrickNoonan
Chemistry General Quiz - 2
lauren_johncock
Enzymes and Respiration
I Turner
GCSE AQA Physics - Unit 2
James Jolliffe
AQA GCSE Physics Unit 2
Gabi Germain
Characters in "An Inspector Calls"
Esme Gillen
GCSE Computing: Hardware
Yasmin F
New English Literature GCSE
Sarah Egan
Navegacion
Adriana Forero
General Pathoanatomy Final MCQs (1-110)- 3rd Year- PMU
Med Student
General Pathoanatomy Final MCQs (111-200)- 3rd Year- PMU
Med Student