Bio - Teorias sobre origem da vida

Description

Apenas um resumo sobre cada teoria sobre a origem da vida, com fundamentos do Curso Enem Gratuito.
Alessandra Teles
Note by Alessandra Teles, updated more than 1 year ago
Alessandra Teles
Created by Alessandra Teles almost 5 years ago
27
0

Resource summary

Page 1

Obs: Lembrando que isso não tem o intuito de lhe indicar uma religião ou como surgiu a vida através deste. São hipóteses com intuito de ensina-lo para fazer uma boa prova.

Fixismo

Essa hipótese era mais aceita até o século XVIII para explicar a presença de seres vivos no planeta, ela diz que os seres vivos surgiram de uma forma independente sem parentesco e sem alterações evolutivas. Essa teoria é influenciada por ideias religiosas de origem da Terra e dos seres vivos.

Page 2

Cosmogenia ou Panspermia

Essa teoria diz que a vida surgiu em outro planeta e foi transferida para Terra através de meteoritos. Esta hipótese é refutada, pois a vida só mudou de planeta.

Page 3

Abiogênese

Essa teoria foi baseada no que o filósofo Aristóteles dizia: a vida possuía um princípio ativo que poderia agir sobre a matéria inanimada.Segundo ele, de componentes não vivos podiam ser vivos de maneira natural sem intervenção divina. Teve um experimento feito pelo cientista italiano Francisco Redi o qual o fez acreditar que a vida surgia de seres preexistentes. Assim ele usou esse experimento para embasar a teoria Biogênese.  A - sem  Bio - vida  Gênese - origem.

Além desse cientista, teve outro que fez um experimento que foi conhecido como "pescoço de cisne", chamado de Louis Pasteur. Ele obteve o resultado de quando há todos os requisitos para desenvolver a vida de acordo com a Abiogênese, como água, luz e nutrientes, pode surgir vida através de seres preexistentes os quais caem na abertura do frasco, assim gerando microrganismos no caldo, desenvolvendo a vida microbiana, mesmo assim, ele quebrou a teoria Abiogênese por causa que no seu experimento não houve desenvolvimento espontâneo.

Page 4

Teoria de Oparin e Haldane

Dois cientistas, trabalhando independentemente, chegaram a mesma conclusão: Avida teria surgido na Terra após de processos químicos que levaram milhões de anos. Através de tempestades elétricas que ocorriam na Terra quando antigamente a sua atmosfera era muito diferente da atual, com pouco gás oxigênio e com composição de diferentes gases, teve o processo que usou os mares para criar moléculas e depois de anos, assim surgir a vida. Outro cientista, Stanley Muller comprovou uma parte da teoria dos dois a partir de um experimento onde ele simulava as condições da Terra na época de como era antes. Este foi o motivo de esta teoria ser a mais importante para explicar a origem da vida.

Page 5

Abiogênese x Teoria de Oparin e Haldane

Assim como Aristóteles disse, que a vida podia surgir de matéria inanimada, essa fala serviu para as duas teorias, a única coisa que muda entre essas duas teorias é o tempo. Na teoria Abiogênese, a vida surgia rapidamente, na teoria dos dois cientistas, durou milhões de anos para as muitas reações químicas resultassem em vida.

https://cursoenemgratuito.com.br/origem-da-vida-biologia-enem/ Para ver o assunto completo.

Page 6

Hipótese Heterotrófica

Nesta teoria, os primeiros seres vivos que surgiram na Terra conseguiam nutrientes absorvendo moléculas orgânicas do ambiente. Isto é, a nutrição autotrófica exigia componentes que não existiam antigamente na Terra. Como antigamente tinha pouca quantidade de gás oxigênio, para obter energia dos compostos orgânicos, os seres vivos teriam que fazer processos anaeróbicos.  

Show full summary Hide full summary

Similar

Vírus
Alessandra S.
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
A Célula
Nathalia - GoConqr
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Reino Monera
nathaliaires
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça