Trovadorismo

Description

Livro: "A literatura Portuguesa" por Massaud Moisés, 2018
Bruno  Sena
Note by Bruno Sena, updated more than 1 year ago
Bruno  Sena
Created by Bruno Sena almost 5 years ago
11
0

Resource summary

Page 1

Trovadorismos (1198 - 1418) * Preliminares - Decorrente do clima pós-guerra, a poesia medieval ganha força na segunda metade do século XIII, atingindo seu ponto mais alto. - Sua origem remota e controversa acaba pro admitir quatro teses fundamentais para sua origem:  Arábica:  Cultura arábica com sua velha raiz. Folclórica:  Criada pelo povo. Médio-Latinista: Originado na literatura latina. Litúrgica: Fruto da poesia litúrgica-cristã. - Nenhuma delas é suficiente para resolver o problema quanto a sua origem! 

* A Poesia Trovadoresca - Na provença o poeta era chamado de "Troubadour" -  correspondente no português a Trovador. - Os poetas deviam ser capazes de compor, achar os versos e atribuir uma melodia. - A poesia trovadoresca se apresenta em dois grupos:  Lírico-amorosa: que dividi-se em cantiga de amor e cantiga de amigo; Satírica: que dividi-se em cantiga de escárnio e cantiga de maldizer;

Page 2

CANTIGA DE AMOR - De acordo com a arte de trovar, defini-se esse tipo de cantiga pela circunstância que se fala na primeira cobra (estrofe). Nela o trovador confessa seu amor, doloroso e sua angustiante experiência frente a uma dama indiferente; um amor idealizado, impossível (jamais alcançado seja pelos mais diversos motivos) formado em uma atmosfera de suplica. O impulso erótico se esconde sob o véu das convenções sociais, as quais o trovador segue com obediência.  - Quem faz uso da palavra é o próprio trovador, que manifesta sempre grande respeito e subserviência a dama e seus cuidados (mia senhor ou mia dona). - O trovador segue as risca a regras do amor cortês;  - O mesmo devia ocultar o nome da dama afim de não causar desagrado; - Prestar vassalagem em quatro fases Fenhedor: de quem se consome suspiros; Precador: de quem ousa declarar seus sentimentos e pedir; Entendedor: é o namorado; Drut: o amante; - O lirismo trovadoresco português apenas conheceu as duas últimas fases. - O drut se encontrava exclusivamente na cantiga de escárnio e maldizer. Tipos de cancões: - Cantiga de refrão (quando a presença do recurso). - Cantiga de maestria (quando não há presença do recurso de repetição de uma ideia fixa).  

CANTIGA DE AMIGO - Defini-se pela voz que fala na primeira cobra, uma voz feminina, mas que também foi escrita pelo trovador. - Esse tipo de cantiga focaliza no outro lado da relação amorosa: o sofrimento amoroso da mulher.  

Show full summary Hide full summary

Similar

Características do Trovadorismo
gvitoriaaraujp12
Literatura ocidental
Selma Porto
MODERNISMO EM PORTUGAL
Carlos Moreira
TROVADORISMO
Denise Teófilo
LITERATURA - RENASCIMENTO - AVENTURAS MARÍTIMAS
neusamiotto
Trovadorismo - Introdução -
Ramses Arion Velho Junior
Trovadorismo
Júlia Brito
Literatura ocidental
Izabelacsmota@gmail.com Mota
"Famílias Desavindas" (incompleto)
Carmo Silva
Trovadorismo
Neves07
IDADE MÉDIA
Sônia Andrade