ONDAS

Description

AULA DO DIA 12/08/19
Lucas Lemos
Note by Lucas Lemos, updated more than 1 year ago
Lucas Lemos
Created by Lucas Lemos over 4 years ago
15
0

Resource summary

Page 1

CONCEITOS INICIAS    Onda é uma pertubação que se propaga através de um meio. a energia se propaga porém o meio não acompanha essa propagação           2. NATUREZA DAS ONDAS Mecânicas: é uma propagação de energia através de partículas de um meio material. Uma onda mecânica não se propaga no vácuo.  ex.som Eletromagnéticas: é um conjunto de dois campos, um elétrico e outro magnético que se propagam no vácuo com velocidade aproximada de 300.000 km/s. ex: luz , raio x, micro-ondas, ondas de rádio, etc.

Page 2

ONDAS LONGITUDINAIS:    São ondas mecânicas que produzem pertubações nas partículas do meio material na mesma direção em que se propagam. ex: som ONDAS TRANSVERSAIS    São ondas em que as vibrações ocorrem perpendicularmente à direção de propagação. ex:luz ONDAS MISTAS:    São ondas mecânicas constituídas de vibrações transversais e longitudinais simultâneas. ex.: ondas em superfície de líquidos.                                           AS ONDAS PODEM SER: Unidimensionais: são ondas que se propagam-se em apenas uma unica dimensão. ex: ondas nas cordas Bidimensionais:são ondas que se propagam-se em em duas dimensões. ex:ondas em meio liquidos Tridimensionais:são ondas que se propagam-se em em três dimensões. ex:ondas sonoras e eletromagnéticas ​​​​​​​                  

Page 3

GRANDEZAS FÍSICAS ASSOCIADAS ONDAS:  

λ – o comprimento de onda(m); c – velocidade da luz no vácuo (possui valor igual a 3.108m/s); f – frequência da luz(hz). A partir de λ, podemos calcular a velocidade de uma onda com a seguinte fórmula: Sendo:

v – velocidade da onda(m/s); λ – comprimento da onda(m); T – período(s). O período é definido como o espaço de tempo necessário para uma onda caminhar um comprimento de onda. A frequência é o inverso do período:

a velocidade de propagação da onda pode ser dada por:

Show full summary Hide full summary

Similar

Oscilações, ondas, óptica e radiação
Sem Parar
Ondulatória
Leatrice Barros
Física - Sobre Ondas
Helen Manzur
Ondulatória
Christyan David
Introdução à ondulatória
Ana Abreu
Ondulatória
Milene Carrara
Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas
Sarah Uchôa