Probabilidade e Estatistica - Magalhões

Description

Livro texto empregado na disciplina de probabilidade e estatistica cederj
Jorge Borges
Note by Jorge Borges, updated more than 1 year ago
Jorge Borges
Created by Jorge Borges about 4 years ago
11
0

Resource summary

Page 1

Capítulo 1

O problema e situações que envolvem grande quantidade de informação.  A Estatística emprega técnicas sistemáticas que descrevem, interpreta e preve dados oriundos de um experimento ou situação.  Estatistica Descritiva Probabilidade Inferência Estatística A Estatística além de ser resposável pelo modo como os dados são ordenados, também é responsável pela coleta e conclusão em relação à toda população. Estatistica Descritiva uma analise simples é separar o joio do trigo, separar folha da areia, é a etapa inicial de organização dos dados a serem analisados. Auxiliando a tratar os dados fornecidos. Probabilidade é uma parte da matemática que estuda a incerteza de casos aleatórios. Teoria utilizada para quantificar o acaso. Inferência Estatísticas é estudo é o estudo de técnica que possibilita a extrapolação. Caso haja acesso a todos os elementos que deseja-se estudar não há necessidade do uso da inferência.

Como organizar os dados ? Como extrair informações de interesse? Como generalizar dados quando não possuirmos recursos?

População - É o conjunto de dados que possuem características que temos interesse. Amostra -    É uma parcela, sensivelmente menor, da população de estudo. Amostra casual simples - escolha aleatória Amostra estratificada - seleção por perfil Amostra sintemática - escolha de parcelas em 5 e 5, em 10 e 10 Mais definições: Teoria das Amostragem

Organização de Dados Dado um conjunto de dados como tratar os valores numéricos ou não, afim de extrair informações a respeito de uma mais características de interesse? Cada uma dessas características de interesse são chamadas de variáveis.  Quando tratarmos de variáveis numéricas podemos classificar como quantitativas podem ser discretas ( valores inteiros ) ou contínuas ( com vírgula ). Podemos ter também variáveis qualitativas ( não numéricas ) seus valores representam qualidade, atributo e categoria.  As variáveis qualitativas podem ser nominais, não é possível estabelecer uma ordem natural ou podem ser ordinais com uma ordenação natural ( Ex.:bom, médio ou ruim ).

Organização dos dados  Tabelas de Frequência ou gráficos.  

Page 2

Page 3

Page 4

Show full summary Hide full summary

Similar

Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar
Matemática - Probabilidades
stellalorelay
Probabilidade
nathielecosta
SIMULADO IBGE 2016 - Matemática - Probabilidade
Alex Farias
Revisão para História Medieval AP1 2017.1 CEDERJ UNIRIO.
Fernando Nunes
Exercícios de verbos pronominais em espanhol
walescabraga
Quiz Aula 03 Amostragem - Estatística para Gestores
Jéssica Meireles
Quiz Aula 02 - Probabilidade e Estatística
Jéssica Meireles
Estatística - Distribuições Discretas de Probabilidade
Natanael Lima