Razão e Proporção

Description

Exercícios de razão e proporção
Professor José
Note by Professor José, updated more than 1 year ago
Professor José
Created by Professor José about 9 years ago
294
9

Resource summary

Page 1

Olá, seja bem-vind@! Eu sou o professor José e montei para você esse curso básico de matemática financeira. 1. APRESENTAÇÃO DO CURSO Iniciamos aqui nosso curso básico de matemática financeira. Essa é uma disciplina que está intimamente ligada ao nosso "dindin" e com nosso dinheiro temos que tomar bastante cuidado, pois é algo cobiçado e valioso no mercado. Para não dar mole, montei antes da parte específica, uma sequência de assuntos que podemos chamar de matemática comercial. Em outra seção do curso vamos trabalhar com a parte específica dessa matéria. Antecipo a importância de passar por todas as etapas do curso, pois existem assuntos que já esquecemos ou não foi dado a devida importância quando estudados.É isso! Vamos para o que interessa! Bons estudos e compartilhe esse material com quem você acha que está precisando de uma forcinha. Ele é totalmente gratuito.Obs: Ainda não temos a opção justificar, desculpe-me pela formatação do texto. Acredito que não irá atrapalhar!

2. COMO UTILIZAR NOSSAS FERRAMENTAS? Essa é uma ideia nova do site e ainda está passando por experiências, deixe sua sugestão e ajude o professor nas escolhas futuras. Nesse documento você vai ter anotações, exercícios e vídeos para ajudar e complementar os assuntos abordados. Espero que você goste e aproveite para curtir nossa página no face, bem como se inscrever em nosso canal no youtube. Facebook: http://www.facebook.com/matematicaporjoseYoutube: http://www.youtube.com/user/ErlanmatiasAproveito para convidar você a participar do nosso fórum de ajuda, criado pelo professor para que os alunos possam dividir suas aflições, rsrs...Participe: https://groups.google.com/d/forum/matematicacomprofjoseEspero que esse espaço seja proveitoso para você. Ajude, pergunte, critique, tudo isso irá contribuir para melhoria do nosso projeto.Obs: Ainda estamos sem a opção para justificar o texto, então desculpe pela formatação. Acho que não vai atrapalhar... :). MATEMÁTICA COMERCIAL Razão: No vídeo abaixo irei abordar essa parte da matemática tão importante para a matemática financeira. A porcentagem por exemplo é um tipo de razão e conhecer bem esse assunto pode facilitar muito a nossa vida em momentos oportunos. Assista o vídeo:

Representação de uma razão: A razão entre a e b é representada da seguinte maneira: \( \displaystyle \frac { a }{ b }, \quad onde\quad a\quad e\quad b\quad \in \quad \Re, \quad b \neq 0 \).\( \displaystyle \begin{eqnarray} a & = & antecedente \\ b & = & consequente \end{eqnarray}\)Vamos conhecer essa representação nesse vídeo, bem como resolver três problemas envolvendo razões.

Mais três problemas: Nesse vídeo vamos exemplificar com mais três exercícios. Os seguintes problemas serão resolvidos:1) Qual o valor de \(\frac{3}{4}\) de 200 reais. 2) Você gasta \(\frac{3}{5}\) do seu salário e poupa R$ 500. Qual o valor do seu salário?3) (Banco do Brasil) A razão de x para y é 0,75. A razão de y para x é:

Proporção: As proporções são simplesmente, igualdade entre razões. Muitas vezes utilizamos as proporções em problemas de matemática e nem percebemos. Lembra da multiplicação em X? Pois é, esse artifício é a plicação de umas das propriedades das proporções e essas mesmas propriedades facilitam um monte nossa vida em alguns problemas. Veja no vídeo!

Mais um problema - PROPORÇÃO Nesse vídeo vamos resolver o seguinte problema:(UERE 2012) Segundo uma reportagem, a razão entre o número total de alunos matriculados em um curso e o número de alunos não concluintes desse curso, nessa ordem, é de 9 para 7. A reportagem ainda indica que são 140 os alunos concluintes desse curso. Com base na reportagem, pode-se afirmar, corretamente, que o número total de alunos matriculados nesse curso éa) 180 b) 260 c) 490 d) 520 e) 630Tente resolver da sua maneira e logo após compare com a solução feita no vídeo. Abraços e aproveite para se inscrever no canal.

Praticando mais - PROPORÇÃO (Unicamp-SP) Dois estudantes A e B receberam Bolsas de Iniciação Científica de mesmo valor. No final do mês, o estudante A havia gasto 4/5 do total de sua Bolsa, o estudante B havia gasto 5/6 do total de sua Bolsa, sendo que o estudante A ficou com 8 reais a mais do que o estudante B.a) Qual era o Valor da Bolsa?b) Quantos reais economizou cada um dos estudantes?

Show full summary Hide full summary

Similar

Matemática Financeira - Fórmulas
Bruna Saraiva
Razões e proporções
bberaldo
Exercícios envolvendo Razão e Proporção
Professor José
Regra de três - simples e composta
Professor José
JUROS (SIMPLES E COMPOSTO)
Matheus Fagundes
Razão e Proporção
Alana B.
Divisões diretamente e inversamente proporcionais
Professor José
Proporcionalidade
Táila Katrine
Juros Simples
Brythnner Monteiro
Fundamentos da Matemática e da Física
Ana Patricia Sampaio
Conceitos Matemáticos
Vitória Farias